Gestão de riscos no setor público brasileiro: uma nova lógica de accountability?
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Revista de contabilidade e organizações |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rco/article/view/163964 |
Resumo: | Diferentes governos têm adotado a gestão de riscos como parte de um novo padrão de excelência para o controle interno. O modelo de regulação baseado no risco, no entanto, requer a rearticulação do controle em torno de uma nova lógica de accountability, por meio da qual órgãos de controle devem redefinir os limites da ação e responsabilidade pública. As consequências dessa agenda no contexto brasileiro, entretanto, carecem de estudos. Este artigo examina os desafios de implementação da gestão de riscos em um governo estadual, em termos do impacto dessa inovação nas formas de prestação de contas e enforcement de agentes públicos. Com base em 13 rodadas de entrevistas e observação participante, os resultados demonstram que, apesar da gestão de riscos servir para legitimar a expansão do controle interno, a assimilação dessa inovação encontra barreiras na identidade profissional de auditores, na baixa relevância de controles internos e na dificuldade de disclosure de riscos estratégicos. O artigo contribui ao propor que, desacoplada de uma reformulação dos incentivos para a transparência de problemas estruturais, a gestão de riscos tem alcance limitado no enfrentamento de riscos sistêmicos no setor público. |
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Gestão de riscos no setor público brasileiro: uma nova lógica de accountability?Risk management in the Brazilian public sector: a new logic of accountability?Gestão de riscosAccountabilityControle internoAuditoria internaSetor públicoRisk managementAccountabilityInternal controlsInternal auditPublic sectorDiferentes governos têm adotado a gestão de riscos como parte de um novo padrão de excelência para o controle interno. O modelo de regulação baseado no risco, no entanto, requer a rearticulação do controle em torno de uma nova lógica de accountability, por meio da qual órgãos de controle devem redefinir os limites da ação e responsabilidade pública. As consequências dessa agenda no contexto brasileiro, entretanto, carecem de estudos. Este artigo examina os desafios de implementação da gestão de riscos em um governo estadual, em termos do impacto dessa inovação nas formas de prestação de contas e enforcement de agentes públicos. Com base em 13 rodadas de entrevistas e observação participante, os resultados demonstram que, apesar da gestão de riscos servir para legitimar a expansão do controle interno, a assimilação dessa inovação encontra barreiras na identidade profissional de auditores, na baixa relevância de controles internos e na dificuldade de disclosure de riscos estratégicos. O artigo contribui ao propor que, desacoplada de uma reformulação dos incentivos para a transparência de problemas estruturais, a gestão de riscos tem alcance limitado no enfrentamento de riscos sistêmicos no setor público.Different governments have adopted risk management as part of a new standard of excellence for internal controls. Risk-based regulation, however, implies on the articulation of a new logic of accountability, one where control bodies have to redefine the limits of public action and responsibility. The consequences of this agenda in the Brazilian context, however, remain underexplored. This paper examines the challenges of implementing risk management in a state government, in terms of its impact on the forms of answerability and enforcement of public agents. Based on 13 rounds of interviews and participant observation, findings show that, while risk management served to legitimate the expansion of internal controls, the assimilation of this innovation faces limitations regarding the professional identity of auditors, the low relevance of internal controls, and conflicts of disclosure of strategic risks. The paper contributes by proposing that risk management has limited capacity to address systemic risks in the public sector, when decoupled from a reformulation of incentives for making structural problems transparent.Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto2020-06-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/rco/article/view/16396410.11606/issn.1982-6486.rco.2020.163964Revista de Contabilidade e Organizações; Vol. 14 (2020); e163964Revista de Contabilidade e Organizações; Vol. 14 (2020); e163964Revista de Contabilidade e Organizações; v. 14 (2020); e1639641982-6486reponame:Revista de contabilidade e organizaçõesinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/rco/article/view/163964/161587https://www.revistas.usp.br/rco/article/view/163964/177605https://www.revistas.usp.br/rco/article/view/163964/163885Copyright (c) 2020 Revista de Contabilidade e Organizaçõeshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessKlein Junior, Vitor Hugo2020-07-06T12:07:17Zoai:revistas.usp.br:article/163964Revistahttps://www.revistas.usp.br/rcoPUBhttps://www.revistas.usp.br/rco/oairco@usp.br1982-64861982-6486opendoar:2020-07-06T12:07:17Revista de contabilidade e organizações - Universidade de São Paulo (USP)false |
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