Fatores que influenciam a adoção de artefatos de controle gerencial nas empresas brasileiras: um estudo exploratório sob a ótica da teoria institucional
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Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de contabilidade e organizações |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rco/article/view/34705 |
Resumo: | O presente estudo tem um caráter exploratório e seu objetivo é entender, à luz da Teoria Neo-Institucional, a adoção de artefatos de contabilidade gerencial no ambiente empresarial brasileiro. Para tanto, foi utilizada uma amostra não probabilística de 27 empresas de médio e grande porte, para as quais se enviou um questionário estruturado com questões fechadas, construído a partir da Teoria Neo-Institucional e de pesquisas anteriores em Contabilidade Gerencial. Os dados obtidos foram analisados com base em técnicas de estatística descritiva e os resultados obtidos permitem concluir que: (1) há uma adoção do tipo cerimonial na implementação dos artefatos; (2) o mecanismo mimético é o mais importante na adoção desses artefatos; (3) a obtenção do conhecimento sobre novos artefatos ocorre, preponderantemente, pela forma de socialização do conhecimento; (4) as consultorias têm um papel importante na adoção dos artefatos; (5) a imposição dos acionistas é pequena, sendo, portanto, minimizado o mecanismo coercitivo; (6) a decisão da escolha dos artefatos é prerrogativa do corpo diretivo e gerencial da empresa. Deve-se considerar a limitação deste estudo em relação ao tamanho da amostra e às técnicas de análise dos dados. Para pesquisas futuras, sugere-se a ampliação da amostra, viabilizando o uso de técnicas multi-variadas. |
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Fatores que influenciam a adoção de artefatos de controle gerencial nas empresas brasileiras: um estudo exploratório sob a ótica da teoria institucional Institutional Theorymanagerial accountingisomorphismTeoria Institucionalcontabilidade gerencialisomorfismo O presente estudo tem um caráter exploratório e seu objetivo é entender, à luz da Teoria Neo-Institucional, a adoção de artefatos de contabilidade gerencial no ambiente empresarial brasileiro. Para tanto, foi utilizada uma amostra não probabilística de 27 empresas de médio e grande porte, para as quais se enviou um questionário estruturado com questões fechadas, construído a partir da Teoria Neo-Institucional e de pesquisas anteriores em Contabilidade Gerencial. Os dados obtidos foram analisados com base em técnicas de estatística descritiva e os resultados obtidos permitem concluir que: (1) há uma adoção do tipo cerimonial na implementação dos artefatos; (2) o mecanismo mimético é o mais importante na adoção desses artefatos; (3) a obtenção do conhecimento sobre novos artefatos ocorre, preponderantemente, pela forma de socialização do conhecimento; (4) as consultorias têm um papel importante na adoção dos artefatos; (5) a imposição dos acionistas é pequena, sendo, portanto, minimizado o mecanismo coercitivo; (6) a decisão da escolha dos artefatos é prerrogativa do corpo diretivo e gerencial da empresa. Deve-se considerar a limitação deste estudo em relação ao tamanho da amostra e às técnicas de análise dos dados. Para pesquisas futuras, sugere-se a ampliação da amostra, viabilizando o uso de técnicas multi-variadas. The present study has an exploratory characteristic and seeks to understand, based on neo-institutional theory, the adoption of managerial accounting artifacts in Brazilian business environment. To do so, a non-probability sample of 27 medium and large companies was used, which received a questionnaire with closed-ended questions, grounded on Neo-Institutional theory and on previous researches on managerial accounting. The data obtained were analyzed through descriptive statistics and the achieved results allow the following conclusions: (1) there is a usage of the ceremonial type when it comes to the artifact implementation; (2) the mimetic mechanism is the most important when these artifacts are adopted; (3) the knowledge obtained from new artifacts happens mainly through knowledge sharing; (4) the consultant plays a very important role on the artifacts adoption; (5) because shareholders imposing is low, the coercive mechanism is also lowered; (6) artifacts choice decision is a prerogative of the board of directors and of the companies manager. The limitation of this study should be taken into consideration when it comes to the sample size and the techniques used to analyze the data. The usage of a larger sample and multivariate techniques is recommended for future researching. Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto2008-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/xmlhttps://www.revistas.usp.br/rco/article/view/3470510.11606/rco.v2i2.34705Revista de Contabilidade e Organizações; Vol. 2 No. 2 (2008); 55-70Revista de Contabilidade e Organizações; Vol. 2 Núm. 2 (2008); 55-70Revista de Contabilidade e Organizações; v. 2 n. 2 (2008); 55-701982-6486reponame:Revista de contabilidade e organizaçõesinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rco/article/view/34705/37443https://www.revistas.usp.br/rco/article/view/34705/147479Oyadomari, José CarlosMendonça Neto, Octávio Ribeiro deCardoso, Ricardo LopesLima, Marianda Ponciano deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-08-28T14:42:38Zoai:revistas.usp.br:article/34705Revistahttps://www.revistas.usp.br/rcoPUBhttps://www.revistas.usp.br/rco/oairco@usp.br1982-64861982-6486opendoar:2018-08-28T14:42:38Revista de contabilidade e organizações - Universidade de São Paulo (USP)false |
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