Narcissism: are accounting students using their personality traits to perform better?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Gerlando Augusto Sampaio Franco de
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Avelino, Bruna Camargos, Cunha, Jacqueline Veneroso Alves da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
por
Título da fonte: Revista de contabilidade e organizações
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rco/article/view/137775
Resumo: O objetivo dessa pesquisa foi identificar se traços não patológicos de personalidade narcisista em estudantes de graduação de um curso de Ciências Contábeis estariam relacionados com o desempenho desses alunos. Estudantes que superestimam seu desempenho, uma característica de indivíduos narcisistas, vivem uma expectativa não realista que irão ter melhor desempenho que outros em diferentes atividades. Esse comportamento pode ser prejudicial no longo prazo, além de resultar em um constante esforço para que esta expectativa se torne realidade. Os dados foram coletados de uma amostra de 106 alunos de graduação em contabilidade que responderam um questionário contendo questões sobre traços de personalidade narcisista. Os resultados sugerem que quanto maior a presença desses traços narcisitas maiores as chances do desempenho atribuído pelo próprio estudante ser maior. Ao mesmo tempo, o nascisismo não influencia o desempenho real do aluno,o que sugere que esses traços de personalidade incluenciam apenas as expectativas, mas não o processo de aprendizado.
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spelling Narcissism: are accounting students using their personality traits to perform better?Narcisismo: estudantes de contabilidade estão usando seu narcisimo para melhorar o desempenho?Narcissism. Academic Performance. Accounting Education. Narcissistic Personality Inventory.Narcisismo. Desempenho acadêmico. Educação em Contabilidade. Inventário de Personalidade Narcisista.O objetivo dessa pesquisa foi identificar se traços não patológicos de personalidade narcisista em estudantes de graduação de um curso de Ciências Contábeis estariam relacionados com o desempenho desses alunos. Estudantes que superestimam seu desempenho, uma característica de indivíduos narcisistas, vivem uma expectativa não realista que irão ter melhor desempenho que outros em diferentes atividades. Esse comportamento pode ser prejudicial no longo prazo, além de resultar em um constante esforço para que esta expectativa se torne realidade. Os dados foram coletados de uma amostra de 106 alunos de graduação em contabilidade que responderam um questionário contendo questões sobre traços de personalidade narcisista. Os resultados sugerem que quanto maior a presença desses traços narcisitas maiores as chances do desempenho atribuído pelo próprio estudante ser maior. Ao mesmo tempo, o nascisismo não influencia o desempenho real do aluno,o que sugere que esses traços de personalidade incluenciam apenas as expectativas, mas não o processo de aprendizado.The purpose of this research was to identify if non-athological narcissistic personality traits in accounting students are related to their performance. Students who overestimate their performance, a characteristic present in narcissistic individuals, live in the unrealistic belief that they do better than others in different activities. Such tendency can be detrimental in the long term. In addition to resulting in a constant effort so that such expectations become reality. The data were collected from a sample of 106 Brazilian accounting students who responded to a survey that included the Narcissistic Personality Inventory (NPI). The results suggest that the higher the presence of narcissistic traits, the greater his/her self-perceived academic performance. At the same time, narcissism does not influence the student’s real performance, which suggest that narcissistic personality traits just influence expectations, reather than the learning process.Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto2018-01-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfapplication/xmlhttps://www.revistas.usp.br/rco/article/view/13777510.11606/rco.v11i31.137775Revista de Contabilidade e Organizações; Vol. 11 No. 31 (2017); 58-74Revista de Contabilidade e Organizações; Vol. 11 Núm. 31 (2017); 58-74Revista de Contabilidade e Organizações; v. 11 n. 31 (2017); 58-741982-6486reponame:Revista de contabilidade e organizaçõesinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporhttps://www.revistas.usp.br/rco/article/view/137775/137767https://www.revistas.usp.br/rco/article/view/137775/147343https://www.revistas.usp.br/rco/article/view/137775/150853Copyright (c) 2018 Revista de Contabilidade e Organizaçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessLima, Gerlando Augusto Sampaio Franco deAvelino, Bruna CamargosCunha, Jacqueline Veneroso Alves da2020-06-25T13:36:18Zoai:revistas.usp.br:article/137775Revistahttps://www.revistas.usp.br/rcoPUBhttps://www.revistas.usp.br/rco/oairco@usp.br1982-64861982-6486opendoar:2020-06-25T13:36:18Revista de contabilidade e organizações - Universidade de São Paulo (USP)false
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