Perception on the attitude of teachers interdisciplinary course of sciences accounting: a study in Norte Rio-Grandense

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moraes Júnior, Valdério Freire de
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Araujo, Aneide Oliveira, Araujo, Maria Inês oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de contabilidade e organizações
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rco/article/view/34754
Resumo: A interdisciplinaridade é responsável por um movimento que redimensiona a teoria das ciências, revisando os hábitos de pesquisa, constituindo em um meio de defesa para caminhos novos na área educacional. Para tanto, as ciências se apóiam na interdisciplinaridade para superar a fragmentação do ensino causada pelo desmembramento entre as disciplinas, como também nas atitudes interdisciplinares com relação ao professor do ensino superior. A presente pesquisa teve como objetivo identificar, nas universidades do Rio Grande do Norte, a percepção sobre a atitude interdisciplinar dos professores do curso de contabilidade. A metodologia utilizada compreende a análise de conteúdo das respostas obtidas, a partir da aplacação de questionário (perguntas abertas e fechadas). A amostra foi composta por 65 docentes de Contabilidade, que atuaram em 2008. Constatou-se que os professores das universidades do norte rio-grandenses demonstraram-se atitude interdisciplinar de forma parcial, baseado nos seguintes elementos respondidos: 38,85% focam há possibilidade de realização de trabalhos integrados com outros docentes; 80% afirmam que o curso deveria focar as demandas do mercado de trabalho; 47,69% relatam a necessidade da inserção de novos conhecimentos no currículo do curso; 67,69% optaram em ordenar as disciplinas, para definir as áreas priorizadas no curso e 33,85% assinaram que somente a prática pode consolidação de conhecimentos adquiridos.
id USP-65_8df8a9759c114185b50ed7cab8de4bc9
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/34754
network_acronym_str USP-65
network_name_str Revista de contabilidade e organizações
repository_id_str
spelling Perception on the attitude of teachers interdisciplinary course of sciences accounting: a study in Norte Rio-Grandense Percepção sobre a atitude interdisciplinar dos professores no curso de ciências contábeis: um estudo nas universidades Norte Rio-Grandenses Atitudes Interdisciplinaresprofessores universitários e Rio Grande do NorteAttitudes interdisciplinaryuniversity professors and Rio Grande do Norte A interdisciplinaridade é responsável por um movimento que redimensiona a teoria das ciências, revisando os hábitos de pesquisa, constituindo em um meio de defesa para caminhos novos na área educacional. Para tanto, as ciências se apóiam na interdisciplinaridade para superar a fragmentação do ensino causada pelo desmembramento entre as disciplinas, como também nas atitudes interdisciplinares com relação ao professor do ensino superior. A presente pesquisa teve como objetivo identificar, nas universidades do Rio Grande do Norte, a percepção sobre a atitude interdisciplinar dos professores do curso de contabilidade. A metodologia utilizada compreende a análise de conteúdo das respostas obtidas, a partir da aplacação de questionário (perguntas abertas e fechadas). A amostra foi composta por 65 docentes de Contabilidade, que atuaram em 2008. Constatou-se que os professores das universidades do norte rio-grandenses demonstraram-se atitude interdisciplinar de forma parcial, baseado nos seguintes elementos respondidos: 38,85% focam há possibilidade de realização de trabalhos integrados com outros docentes; 80% afirmam que o curso deveria focar as demandas do mercado de trabalho; 47,69% relatam a necessidade da inserção de novos conhecimentos no currículo do curso; 67,69% optaram em ordenar as disciplinas, para definir as áreas priorizadas no curso e 33,85% assinaram que somente a prática pode consolidação de conhecimentos adquiridos. The interdisciplinary is responsible for a movement that re-calculates the size of the theory of the sciences, revising the habits of inquiry, as it also constitutes a means of defense for new ways in the education area. To do so, the literature is supported by interdisciplinary to surpass the fragmentation of teaching caused by the dismemberment among the subjects, and in the interdisciplinary attitudes regarding the teacher of Accounting Sciences. The present inquiry has as an objective to identify, in the universities of the State of Rio Grande do Norte, in Brazil, the perception on the interdisciplinary attitude of the professors in the course of Accounting Sciences. The used methodology takes a questionnaire with open and multiple choice questions, so that through the analysis of its content one manage to reach the terms most quoted by the respondent. The work of field had been carried out with 65 teachers of Accountancy of the universities of Rio Grande do Norte, who acted effectively in the second semester of the year of 2008, through answering the questionnaire, working in three distinct areas: financial covering 34.14% of the population, management with 45.12% and audit with 26.15%. It is possible to affirm that Rio Grande do Norte's university professors have an interdisciplinary attitude in a partial form, based on the following answered elements: 38.85% commented that there are opportunities for achievement with other teachers integrated job, 80% said the course should be specific to meet the labor market, 47.69% emphasized the search for new knowledge to strengthen the grid; 67.69% chose the subjects in order to define the areas prioritized in the course and 33.85% chose to practice in real conditions for the consolidation of knowledge. Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto2009-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/xmlhttps://www.revistas.usp.br/rco/article/view/3475410.11606/rco.v3i7.34754Revista de Contabilidade e Organizações; Vol. 3 No. 7 (2009); 127-144Revista de Contabilidade e Organizações; Vol. 3 Núm. 7 (2009); 127-144Revista de Contabilidade e Organizações; v. 3 n. 7 (2009); 127-1441982-6486reponame:Revista de contabilidade e organizaçõesinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rco/article/view/34754/37492https://www.revistas.usp.br/rco/article/view/34754/147527Moraes Júnior, Valdério Freire deAraujo, Aneide OliveiraAraujo, Maria Inês oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-08-28T14:42:32Zoai:revistas.usp.br:article/34754Revistahttps://www.revistas.usp.br/rcoPUBhttps://www.revistas.usp.br/rco/oairco@usp.br1982-64861982-6486opendoar:2018-08-28T14:42:32Revista de contabilidade e organizações - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Perception on the attitude of teachers interdisciplinary course of sciences accounting: a study in Norte Rio-Grandense
Percepção sobre a atitude interdisciplinar dos professores no curso de ciências contábeis: um estudo nas universidades Norte Rio-Grandenses
title Perception on the attitude of teachers interdisciplinary course of sciences accounting: a study in Norte Rio-Grandense
spellingShingle Perception on the attitude of teachers interdisciplinary course of sciences accounting: a study in Norte Rio-Grandense
Moraes Júnior, Valdério Freire de
Atitudes Interdisciplinares
professores universitários e Rio Grande do Norte
Attitudes interdisciplinary
university professors and Rio Grande do Norte
title_short Perception on the attitude of teachers interdisciplinary course of sciences accounting: a study in Norte Rio-Grandense
title_full Perception on the attitude of teachers interdisciplinary course of sciences accounting: a study in Norte Rio-Grandense
title_fullStr Perception on the attitude of teachers interdisciplinary course of sciences accounting: a study in Norte Rio-Grandense
title_full_unstemmed Perception on the attitude of teachers interdisciplinary course of sciences accounting: a study in Norte Rio-Grandense
title_sort Perception on the attitude of teachers interdisciplinary course of sciences accounting: a study in Norte Rio-Grandense
author Moraes Júnior, Valdério Freire de
author_facet Moraes Júnior, Valdério Freire de
Araujo, Aneide Oliveira
Araujo, Maria Inês oliveira
author_role author
author2 Araujo, Aneide Oliveira
Araujo, Maria Inês oliveira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moraes Júnior, Valdério Freire de
Araujo, Aneide Oliveira
Araujo, Maria Inês oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Atitudes Interdisciplinares
professores universitários e Rio Grande do Norte
Attitudes interdisciplinary
university professors and Rio Grande do Norte
topic Atitudes Interdisciplinares
professores universitários e Rio Grande do Norte
Attitudes interdisciplinary
university professors and Rio Grande do Norte
description A interdisciplinaridade é responsável por um movimento que redimensiona a teoria das ciências, revisando os hábitos de pesquisa, constituindo em um meio de defesa para caminhos novos na área educacional. Para tanto, as ciências se apóiam na interdisciplinaridade para superar a fragmentação do ensino causada pelo desmembramento entre as disciplinas, como também nas atitudes interdisciplinares com relação ao professor do ensino superior. A presente pesquisa teve como objetivo identificar, nas universidades do Rio Grande do Norte, a percepção sobre a atitude interdisciplinar dos professores do curso de contabilidade. A metodologia utilizada compreende a análise de conteúdo das respostas obtidas, a partir da aplacação de questionário (perguntas abertas e fechadas). A amostra foi composta por 65 docentes de Contabilidade, que atuaram em 2008. Constatou-se que os professores das universidades do norte rio-grandenses demonstraram-se atitude interdisciplinar de forma parcial, baseado nos seguintes elementos respondidos: 38,85% focam há possibilidade de realização de trabalhos integrados com outros docentes; 80% afirmam que o curso deveria focar as demandas do mercado de trabalho; 47,69% relatam a necessidade da inserção de novos conhecimentos no currículo do curso; 67,69% optaram em ordenar as disciplinas, para definir as áreas priorizadas no curso e 33,85% assinaram que somente a prática pode consolidação de conhecimentos adquiridos.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rco/article/view/34754
10.11606/rco.v3i7.34754
url https://www.revistas.usp.br/rco/article/view/34754
identifier_str_mv 10.11606/rco.v3i7.34754
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rco/article/view/34754/37492
https://www.revistas.usp.br/rco/article/view/34754/147527
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Contabilidade e Organizações; Vol. 3 No. 7 (2009); 127-144
Revista de Contabilidade e Organizações; Vol. 3 Núm. 7 (2009); 127-144
Revista de Contabilidade e Organizações; v. 3 n. 7 (2009); 127-144
1982-6486
reponame:Revista de contabilidade e organizações
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista de contabilidade e organizações
collection Revista de contabilidade e organizações
repository.name.fl_str_mv Revista de contabilidade e organizações - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv rco@usp.br
_version_ 1797054144116162560