Earnings management in Brazil: estrategic groups as a new explanatory variable

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, José Elias Feres de
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Faria, Luiz Henrique Lima, Costa, Fábio Moraes da, Brandão, Marcelo Moll
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de contabilidade e organizações
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rco/article/view/34742
Resumo: Estudos acerca dos incentivos, práticas e formas de detecção de earnings management têm sido desenvolvidos e têm tido maior destaque desde a década de 80. Neste sentido, este trabalho avalia a possibilidade de introdução dos "grupos estratégicos" como variável explicativa para a detecção de gerenciamento de resultados. A amostra é composta por companhias abertas listadas na Bolsa de Valores de São Paulo, entre os anos de 2000 e 2003, período que possibilitou a formação do maior número de Grupos Estratégicos (FARIA et al, 2006). Foi possível a identificação de 21 grupos estratégicos entre dez setores da economia brasileira perfazendo um total de 348 observações. Foram aplicados os modelos Jones Modificado (1995) e KS (1995) para detecção de earnings management inserindo-se a variável "grupo estratégico". Foi possível identificar práticas diferenciadas de gerenciamento em sete grupos estratégicos conforme o modelo de Jones modificado (1995) e em nove grupos estratégicos de acordo com modelo KS (1995). Dessa forma, os resultados indicam que é possível a existência de práticas heterogêneas de gerenciamento de resultados contábeis entre companhias de um mesmo setor, sugerindo-se a análise por meio de grupos estratégicos. Este artigo contribui para a literatura por sugerir a utilização de uma nova variável de controle em estudos futuros.
id USP-65_a460d661c7905d344304be15de1464bb
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/34742
network_acronym_str USP-65
network_name_str Revista de contabilidade e organizações
repository_id_str
spelling Earnings management in Brazil: estrategic groups as a new explanatory variable Earnings management no Brasil: grupos estratégicos como nova variável explanatória grupos estratégicosearnings manegementaccrualsestratégiagerenciamento de resultadosstrategic groupsearnings managementaccrualsstrategy Estudos acerca dos incentivos, práticas e formas de detecção de earnings management têm sido desenvolvidos e têm tido maior destaque desde a década de 80. Neste sentido, este trabalho avalia a possibilidade de introdução dos "grupos estratégicos" como variável explicativa para a detecção de gerenciamento de resultados. A amostra é composta por companhias abertas listadas na Bolsa de Valores de São Paulo, entre os anos de 2000 e 2003, período que possibilitou a formação do maior número de Grupos Estratégicos (FARIA et al, 2006). Foi possível a identificação de 21 grupos estratégicos entre dez setores da economia brasileira perfazendo um total de 348 observações. Foram aplicados os modelos Jones Modificado (1995) e KS (1995) para detecção de earnings management inserindo-se a variável "grupo estratégico". Foi possível identificar práticas diferenciadas de gerenciamento em sete grupos estratégicos conforme o modelo de Jones modificado (1995) e em nove grupos estratégicos de acordo com modelo KS (1995). Dessa forma, os resultados indicam que é possível a existência de práticas heterogêneas de gerenciamento de resultados contábeis entre companhias de um mesmo setor, sugerindo-se a análise por meio de grupos estratégicos. Este artigo contribui para a literatura por sugerir a utilização de uma nova variável de controle em estudos futuros. Studies regarding incentives, practices and ways to detect earnings management have been developed and grew up over the eighties. In this way, this paper verifies the possibility to introduce "strategic groups" as an explanatory variable to detect earnings management. The sample consists of public companies listed on São Paulo Stock Exchange (BOVESPA) in the period from 2000 to 2003, this period allow us to develop more number of Strategic Groups (FARIA et al, 2005). It was possible to identify 21 strategic groups among 10 industries in the Brazilian economy, totalizing 348 firm-year observations. Two models were applied to detect earnings management - the Jones Modified Model (1995) and KS Model (1995). The results indicate that earnings management occurs in seven strategic groups according to Jones Modified Model (1995) and in nine strategic groups according to KS model (1995). Furthermore, the results indicate the existence of heterogeneous earnings management practices among firms within the same industry, suggesting the usefulness of strategic groups. This paper contributes to the emerging discussion about earnings management practices, suggesting the introduction of this new explanatory variable for future studies. Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto2009-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rco/article/view/3474210.11606/rco.v3i6.34742Revista de Contabilidade e Organizações; Vol. 3 No. 6 (2009); 81-95Revista de Contabilidade e Organizações; Vol. 3 Núm. 6 (2009); 81-95Revista de Contabilidade e Organizações; v. 3 n. 6 (2009); 81-951982-6486reponame:Revista de contabilidade e organizaçõesinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rco/article/view/34742/37480Almeida, José Elias Feres deFaria, Luiz Henrique LimaCosta, Fábio Moraes daBrandão, Marcelo Mollinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-08-28T14:42:33Zoai:revistas.usp.br:article/34742Revistahttps://www.revistas.usp.br/rcoPUBhttps://www.revistas.usp.br/rco/oairco@usp.br1982-64861982-6486opendoar:2018-08-28T14:42:33Revista de contabilidade e organizações - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Earnings management in Brazil: estrategic groups as a new explanatory variable
Earnings management no Brasil: grupos estratégicos como nova variável explanatória
title Earnings management in Brazil: estrategic groups as a new explanatory variable
spellingShingle Earnings management in Brazil: estrategic groups as a new explanatory variable
Almeida, José Elias Feres de
grupos estratégicos
earnings manegement
accruals
estratégia
gerenciamento de resultados
strategic groups
earnings management
accruals
strategy
title_short Earnings management in Brazil: estrategic groups as a new explanatory variable
title_full Earnings management in Brazil: estrategic groups as a new explanatory variable
title_fullStr Earnings management in Brazil: estrategic groups as a new explanatory variable
title_full_unstemmed Earnings management in Brazil: estrategic groups as a new explanatory variable
title_sort Earnings management in Brazil: estrategic groups as a new explanatory variable
author Almeida, José Elias Feres de
author_facet Almeida, José Elias Feres de
Faria, Luiz Henrique Lima
Costa, Fábio Moraes da
Brandão, Marcelo Moll
author_role author
author2 Faria, Luiz Henrique Lima
Costa, Fábio Moraes da
Brandão, Marcelo Moll
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, José Elias Feres de
Faria, Luiz Henrique Lima
Costa, Fábio Moraes da
Brandão, Marcelo Moll
dc.subject.por.fl_str_mv grupos estratégicos
earnings manegement
accruals
estratégia
gerenciamento de resultados
strategic groups
earnings management
accruals
strategy
topic grupos estratégicos
earnings manegement
accruals
estratégia
gerenciamento de resultados
strategic groups
earnings management
accruals
strategy
description Estudos acerca dos incentivos, práticas e formas de detecção de earnings management têm sido desenvolvidos e têm tido maior destaque desde a década de 80. Neste sentido, este trabalho avalia a possibilidade de introdução dos "grupos estratégicos" como variável explicativa para a detecção de gerenciamento de resultados. A amostra é composta por companhias abertas listadas na Bolsa de Valores de São Paulo, entre os anos de 2000 e 2003, período que possibilitou a formação do maior número de Grupos Estratégicos (FARIA et al, 2006). Foi possível a identificação de 21 grupos estratégicos entre dez setores da economia brasileira perfazendo um total de 348 observações. Foram aplicados os modelos Jones Modificado (1995) e KS (1995) para detecção de earnings management inserindo-se a variável "grupo estratégico". Foi possível identificar práticas diferenciadas de gerenciamento em sete grupos estratégicos conforme o modelo de Jones modificado (1995) e em nove grupos estratégicos de acordo com modelo KS (1995). Dessa forma, os resultados indicam que é possível a existência de práticas heterogêneas de gerenciamento de resultados contábeis entre companhias de um mesmo setor, sugerindo-se a análise por meio de grupos estratégicos. Este artigo contribui para a literatura por sugerir a utilização de uma nova variável de controle em estudos futuros.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rco/article/view/34742
10.11606/rco.v3i6.34742
url https://www.revistas.usp.br/rco/article/view/34742
identifier_str_mv 10.11606/rco.v3i6.34742
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rco/article/view/34742/37480
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Contabilidade e Organizações; Vol. 3 No. 6 (2009); 81-95
Revista de Contabilidade e Organizações; Vol. 3 Núm. 6 (2009); 81-95
Revista de Contabilidade e Organizações; v. 3 n. 6 (2009); 81-95
1982-6486
reponame:Revista de contabilidade e organizações
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista de contabilidade e organizações
collection Revista de contabilidade e organizações
repository.name.fl_str_mv Revista de contabilidade e organizações - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv rco@usp.br
_version_ 1797054144090996736