Student perception about reasons behind attrition in accounting graduate programs

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Victor Hugo
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Cunha, Jacqueline Veneroso Alves da, Avelino, Bruna Camargos, Cornacchione Junior, Edgard Bruno
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Revista de contabilidade e organizações
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rco/article/view/182882
Resumo: Este estudo teve como objetivo principal identificar a percepção de pós-graduandos sobre os motivos que contribuiriam para a evasão de estudantes dos cursos de pós-graduação stricto sensu em Contabilidade. Participaram da pesquisa 619 pós-graduandos que responderam ao questionário disponibilizado online. Os resultados evidenciaram que, para os discentes matriculados nos cursos de Mestrado em Contabilidade, as dificuldades para acompanhar o curso devido ao tempo necessário para os estudos foi indicado como o motivo que mais contribuiria para a evasão. Os estudantes matriculados nos cursos de Doutorado não indicaram motivos que representassem uma contribuição de alto grau na propensão para a evasão. De um modo geral, destacaram que um motivo que contribuiria fortemente para a evasão seria as dificuldades para acompanhar o curso devido ao tempo necessário para os estudos. Isto reforça a necessidade de discussões sobre o tema, com o intuito de apoiar os estudantes ao longo da realização de suas atividades acadêmicas. Ao reconhecerem possíveis dificuldades relatadas pelos discentes, os membros das instituições de ensino têm a oportunidade de buscar alternativas para auxiliar o estudante a lidar com situações de desconforto na universidade.
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spelling Student perception about reasons behind attrition in accounting graduate programsPercepção de pós-graduandos sobre os motivos que contribuiriam para a evasão de estudantes dos cursos stricto sensu em ContabilidadeAttritionMaster’s DegreeDoctoral DegreeAccountingEvasãoMestradoDoutoradoCiências ContábeisEste estudo teve como objetivo principal identificar a percepção de pós-graduandos sobre os motivos que contribuiriam para a evasão de estudantes dos cursos de pós-graduação stricto sensu em Contabilidade. Participaram da pesquisa 619 pós-graduandos que responderam ao questionário disponibilizado online. Os resultados evidenciaram que, para os discentes matriculados nos cursos de Mestrado em Contabilidade, as dificuldades para acompanhar o curso devido ao tempo necessário para os estudos foi indicado como o motivo que mais contribuiria para a evasão. Os estudantes matriculados nos cursos de Doutorado não indicaram motivos que representassem uma contribuição de alto grau na propensão para a evasão. De um modo geral, destacaram que um motivo que contribuiria fortemente para a evasão seria as dificuldades para acompanhar o curso devido ao tempo necessário para os estudos. Isto reforça a necessidade de discussões sobre o tema, com o intuito de apoiar os estudantes ao longo da realização de suas atividades acadêmicas. Ao reconhecerem possíveis dificuldades relatadas pelos discentes, os membros das instituições de ensino têm a oportunidade de buscar alternativas para auxiliar o estudante a lidar com situações de desconforto na universidade.Este estudio tuvo como objetivo principal identificar la percepción de los estudiantes de posgrado sobre las razones que contribuirían a la evasión de los estudiantes en los cursos de posgrado stricto sensu en Contabilidad. 619 estudiantes graduados participaron en la encuesta y respondieron el cuestionario disponible en línea. Para cumplir con el objetivo, se pidió a los encuestados que asignaran calificaciones del 1 al 10, enumerando las razones que más contribuirían a la deserción de los estudiantes de los cursos stricto sensu en Contabilidad. Los resultados mostraron que los medios de acuerdo en relación a las dificultades para seguir el curso por el tiempo requerido para los estudios y las dificultades para conciliar la actividad académica con la actividad profesional son razones de alto grado que contribuirían a la evasión de los estudiantes. Esto refuerza la necesidad de discusiones sobre el tema, con el fin de apoyar a los estudiantes en sus actividades académicas. Al reconocer las posibles dificultades reportadas por los estudiantes, los integrantes de la institución tienen la oportunidad de buscar alternativas que ayuden al estudiante a enfrentar situaciones de malestar en la universidad.This study had as main objective to identify a perception of graduation students about the reasons that would contribute to the evasion of students from stricto sensu courses in Accounting. 619 graduate students participated in the survey and answered the questionnaire available online. The results showed that, for students enrolled in the Master’s Degree in Accounting, the difficulties to follow the course due to the time needed for studies was indicated as the reason that most contributed to the dropout. Students enrolled in Doctoral Degree did not indicate reasons that would represent a high degree of contribution to the propensity for dropout. In general, highlighted that a reason that would strongly contribute to the dropout would be the difficulties in keeping up with the course due to the time needed for studies. This reinforces the need to exercise on the subject, in order to support studies throughout the performance of their academic activities. When recognizing possible difficulties reported by the students, the members of the educational institution have the opportunity to seek alternatives to help the student to deal with discomfort situations at the university.Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto2021-10-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/rco/article/view/18288210.11606/issn.1982-6486.rco.2021.182882Revista de Contabilidade e Organizações; Vol. 15 (2021); e182882Revista de Contabilidade e Organizações; Vol. 15 (2021); e182882Revista de Contabilidade e Organizações; v. 15 (2021); e1828821982-6486reponame:Revista de contabilidade e organizaçõesinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/rco/article/view/182882/176577https://www.revistas.usp.br/rco/article/view/182882/176578https://www.revistas.usp.br/rco/article/view/182882/179739Copyright (c) 2021 Victor Hugo Pereira, Jacqueline Veneroso Alves da Cunha, Bruna Camargos Avelino, Edgard Bruno Cornacchione Juniorhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Victor HugoCunha, Jacqueline Veneroso Alves da Avelino, Bruna CamargosCornacchione Junior, Edgard Bruno2022-02-16T17:43:54Zoai:revistas.usp.br:article/182882Revistahttps://www.revistas.usp.br/rcoPUBhttps://www.revistas.usp.br/rco/oairco@usp.br1982-64861982-6486opendoar:2022-02-16T17:43:54Revista de contabilidade e organizações - Universidade de São Paulo (USP)false
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