Interdisciplinarity in management accounting and cost accounting in masters programs: perceptions of teachers and students
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Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Revista de contabilidade e organizações |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rco/article/view/45422 |
Resumo: | O presente artigo tem como objetivo analisar a percepção de docentes e discentes sobre a prática de interdisciplinaridade nas disciplinas de contabilidade gerencial e contabilidade de custos ministradas em programas de mestrado em contabilidade. A amostra da pesquisa é composta por 5 instituições de ensino superior localizadas nos estados de Minas Gerais, Santa Catarina, Amazonas, Paraná e Rio Grande do Sul. Trata-se de uma pesquisa exploratória que utilizou perguntas fechadas como instrumento e contou com 77 respondentes de um total de 148. Para análise quantitativa de dados, utilizou-se Análise Fatorial Exploratória (AFE) visando estimar os fatores subjacentes às variáveis relacionadas aos elementos promotores de interdisciplinaridade. Os resultados indicam que a percepção de presença de interdisciplinaridade nos programas de mestrado ocorre para 51% dos respondentes, enquanto que 49% afirmaram não haver ou desconhecer a presença de práticas de interdisciplinaridade nos projetos pedagógicos dos cursos. Assim, os resultados sugerem haver a apreciação isolada do conteúdo destas duas disciplinas e reforça a concepção de que a interdisciplinaridade, no ensino da contabilidade, nem sempre é observada de forma explícita nas matrizes curriculares e nas ementas dos cursos. |
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Interdisciplinarity in management accounting and cost accounting in masters programs: perceptions of teachers and studentsInterdisciplinaridade em contabilidade gerencial e contabilidade de custos em programas de mestrado: Percepções de docentes e discentesInterdisciplinaritymanagerial accountingcost accounting.InterdisciplinaridadeContabilidade gerencialContabilidade de custos.O presente artigo tem como objetivo analisar a percepção de docentes e discentes sobre a prática de interdisciplinaridade nas disciplinas de contabilidade gerencial e contabilidade de custos ministradas em programas de mestrado em contabilidade. A amostra da pesquisa é composta por 5 instituições de ensino superior localizadas nos estados de Minas Gerais, Santa Catarina, Amazonas, Paraná e Rio Grande do Sul. Trata-se de uma pesquisa exploratória que utilizou perguntas fechadas como instrumento e contou com 77 respondentes de um total de 148. Para análise quantitativa de dados, utilizou-se Análise Fatorial Exploratória (AFE) visando estimar os fatores subjacentes às variáveis relacionadas aos elementos promotores de interdisciplinaridade. Os resultados indicam que a percepção de presença de interdisciplinaridade nos programas de mestrado ocorre para 51% dos respondentes, enquanto que 49% afirmaram não haver ou desconhecer a presença de práticas de interdisciplinaridade nos projetos pedagógicos dos cursos. Assim, os resultados sugerem haver a apreciação isolada do conteúdo destas duas disciplinas e reforça a concepção de que a interdisciplinaridade, no ensino da contabilidade, nem sempre é observada de forma explícita nas matrizes curriculares e nas ementas dos cursos.This paper is aimed at analyzing the perception of teachers and students about the interdisciplinarity among the disciplines of management accounting and cost accounting, taught in Masters programs. The survey sample consisted of five educational institutions in the states of Minas Gerais, Santa Catarina, Amazonas, Parana and Rio Grande do Sul. This is an exploratory study that used closed questions as a research tool and had 77 respondents out of a total of 148. For the quantitative analysis of data, it was applied the Exploratory Factorial Analysis (EFA) to estimate the factors surrounding the variables related to the promoter’s elements of interdisciplinary. The results indicate that the perception of the presence of interdisciplinary in Masters programs occurs for 51% of respondents, while 49% said that there was no interdisciplinary or ignore the presence of interdisciplinary practices in the pedagogical courses. Therefore, the results suggests the isolated appreciation of the content of these two disciplines and reinforces the conception that the interdisciplinary, on the teaching of accounting, is not always observed on its explicit form on its curricular matrixes and on the courses emends.Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto2012-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/xmlhttps://www.revistas.usp.br/rco/article/view/4542210.11606/rco.v6i14.45422Revista de Contabilidade e Organizações; Vol. 6 No. 14 (2012); 163-181Revista de Contabilidade e Organizações; Vol. 6 Núm. 14 (2012); 163-181Revista de Contabilidade e Organizações; v. 6 n. 14 (2012); 163-1811982-6486reponame:Revista de contabilidade e organizaçõesinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rco/article/view/45422/49034https://www.revistas.usp.br/rco/article/view/45422/153202Barros, Claudio Marcelo EdwardsJúnior, Luiz Carlos LemosColauto, Romualdo DouglasVoese, Simone Bernardesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-08-28T16:39:30Zoai:revistas.usp.br:article/45422Revistahttps://www.revistas.usp.br/rcoPUBhttps://www.revistas.usp.br/rco/oairco@usp.br1982-64861982-6486opendoar:2018-08-28T16:39:30Revista de contabilidade e organizações - Universidade de São Paulo (USP)false |
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