STUDENTS’ PERCEPTION ON INTRODUCTORY ACCOUNTING DISCIPLINE: AN ANALYSIS THROUGH INFORMATIONAL ENTROPY IN DIFFERENT UNDERGRADUATE COURSES
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de contabilidade e organizações |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rco/article/view/62890 |
Resumo: | O objetivo deste estudo é verificar qual a percepção dos alunos da disciplina de contabilidade introdutória em diferentes cursos de graduação, aplicando-se a entropia informacional, uma medida de dispersão dos dados. Pesquisa descritiva, com abordagem quantitativa, foi realizada por meio de survey, com um questionário fundamentado em Paswan e Young (2002), contendo informações sobre o envolvimento do professor em sala de aula, interesse do aluno, interação professor/aluno, demanda da disciplina e organização da disciplina. A população compreende sete turmas e 172 respondentes. Trata-se de alunos que cursaram a disciplina de contabilidade introdutória ou equivalente nos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Tecnólogo em Comércio Exterior, Turismo e Sistemas de Informação de uma Instituição de Ensino Superior de Santa Catarina. Com a utilização da técnica de entropia informacional foi possível identificar as questões que apresentaram menor entropia, e, portanto, maior dispersão nas respostas obtidas. Com a utilização de estatística descritiva foi possível identificar o curso que mais contribuiu para as dispersões de dados que se mostraram mais elevados. Conclui-se que o uso da entropia informacional contribuiu para identificar oportunidades de investigação de forma pontual, bem como melhorias na disciplina de contabilidade introdutória nos diferentes cursos de graduação da IES investigada |
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STUDENTS’ PERCEPTION ON INTRODUCTORY ACCOUNTING DISCIPLINE: AN ANALYSIS THROUGH INFORMATIONAL ENTROPY IN DIFFERENT UNDERGRADUATE COURSESPERCEPÇÃO DOS DISCENTES DA DISCIPLINA DE CONTABILIDADE INTRODUTÓRIA: UMA ANÁLISE POR MEIO DA ENTROPIA INFORMACIONAL EM DIFERENTES CURSOS DE GRADUAÇÃOPercepção dos discentes. Disciplina de Contabilidade Introdutória. Cursos de graduação. Entropia Informacional.Students’ Perception. Introductory Accounting Discipline. Undergraduate courses. Informational EntropyO objetivo deste estudo é verificar qual a percepção dos alunos da disciplina de contabilidade introdutória em diferentes cursos de graduação, aplicando-se a entropia informacional, uma medida de dispersão dos dados. Pesquisa descritiva, com abordagem quantitativa, foi realizada por meio de survey, com um questionário fundamentado em Paswan e Young (2002), contendo informações sobre o envolvimento do professor em sala de aula, interesse do aluno, interação professor/aluno, demanda da disciplina e organização da disciplina. A população compreende sete turmas e 172 respondentes. Trata-se de alunos que cursaram a disciplina de contabilidade introdutória ou equivalente nos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Tecnólogo em Comércio Exterior, Turismo e Sistemas de Informação de uma Instituição de Ensino Superior de Santa Catarina. Com a utilização da técnica de entropia informacional foi possível identificar as questões que apresentaram menor entropia, e, portanto, maior dispersão nas respostas obtidas. Com a utilização de estatística descritiva foi possível identificar o curso que mais contribuiu para as dispersões de dados que se mostraram mais elevados. Conclui-se que o uso da entropia informacional contribuiu para identificar oportunidades de investigação de forma pontual, bem como melhorias na disciplina de contabilidade introdutória nos diferentes cursos de graduação da IES investigadaThe goal of this study is to assess what is the perception of students of introductory accounting discipline in different undergraduate courses, applying the informational entropy. A descriptive research with quantitative approach was performed through a survey with a questionnaire based on Paswan and Young (2002), containing information on the involvement of the teacher in the classroom, student interest, teacher / student interaction, discipline’s demand and organization. The population intentionally set includes seven classes and 172 respondents. These are students who attended the introductory accounting course or equivalent courses in Administration, Accounting, Economics, Foreign Trade Technologist, Tourism and Information Systems in a Higher Education Institution of Santa Catarina. With the use of the information entropy technique it was possible to identify the issues that had higher entropy and, thus, greater dispersion in the answers. With the use of scatter plot it was possible to identify the course that contributed most to the higher entropy. It was concluded that the use of informational entropy contributed to identify research opportunities in a specific manner, as well as improvements in the introductory accounting discipline in different undergraduate courses of HEI investigated.Universidade de São Paulo. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto2013-12-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/xmlhttps://www.revistas.usp.br/rco/article/view/6289010.11606/rco.v7i19.62890Revista de Contabilidade e Organizações; Vol. 7 No. 19 (2013); 70-85Revista de Contabilidade e Organizações; Vol. 7 Núm. 19 (2013); 70-85Revista de Contabilidade e Organizações; v. 7 n. 19 (2013); 70-851982-6486reponame:Revista de contabilidade e organizaçõesinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rco/article/view/62890/72255https://www.revistas.usp.br/rco/article/view/62890/147575Beuren, Ilse MariaCunha, Paulo Roberto daTheiss, VivianeCordeiro, Adilsoninfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-25T13:36:57Zoai:revistas.usp.br:article/62890Revistahttps://www.revistas.usp.br/rcoPUBhttps://www.revistas.usp.br/rco/oairco@usp.br1982-64861982-6486opendoar:2020-06-25T13:36:57Revista de contabilidade e organizações - Universidade de São Paulo (USP)false |
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O objetivo deste estudo é verificar qual a percepção dos alunos da disciplina de contabilidade introdutória em diferentes cursos de graduação, aplicando-se a entropia informacional, uma medida de dispersão dos dados. Pesquisa descritiva, com abordagem quantitativa, foi realizada por meio de survey, com um questionário fundamentado em Paswan e Young (2002), contendo informações sobre o envolvimento do professor em sala de aula, interesse do aluno, interação professor/aluno, demanda da disciplina e organização da disciplina. A população compreende sete turmas e 172 respondentes. Trata-se de alunos que cursaram a disciplina de contabilidade introdutória ou equivalente nos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Tecnólogo em Comércio Exterior, Turismo e Sistemas de Informação de uma Instituição de Ensino Superior de Santa Catarina. Com a utilização da técnica de entropia informacional foi possível identificar as questões que apresentaram menor entropia, e, portanto, maior dispersão nas respostas obtidas. Com a utilização de estatística descritiva foi possível identificar o curso que mais contribuiu para as dispersões de dados que se mostraram mais elevados. Conclui-se que o uso da entropia informacional contribuiu para identificar oportunidades de investigação de forma pontual, bem como melhorias na disciplina de contabilidade introdutória nos diferentes cursos de graduação da IES investigada |
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