Deficiêcias:Um novo olhar. Contribuições a partir da psicanálise winnicottiana
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Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estilos da Clínica (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/117923 |
Resumo: | A deficiência é uma problemática que tem levado cada vez mais psicólogos a se interessar pela área e contribuído para importantes debates em relação ao tema. Compreender o desenvolvimento dessas pessoas a partir dos pressupostos winnicottianos tem propiciado importantes modificações em seu atendimento. Trabalhos realizados sob esse enfoque mostram elementos fundamentais a serem considerados: a) a compreensão da constituição do ser humano como uma interação recíproca entre um organismo biológico e o ambiente que o sustenta, b) o entendimento da deficiência como uma condição fundamental na constituição dos indivíduos que a têm, e não um acessório a ser corrigido, c) a percepção das vicissitudes a que estão expostas essas pessoas |
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Deficiêcias:Um novo olhar. Contribuições a partir da psicanálise winnicottiana Disability: A new vision. Contributions of the winnicottian psychoanalysis A deficiência é uma problemática que tem levado cada vez mais psicólogos a se interessar pela área e contribuído para importantes debates em relação ao tema. Compreender o desenvolvimento dessas pessoas a partir dos pressupostos winnicottianos tem propiciado importantes modificações em seu atendimento. Trabalhos realizados sob esse enfoque mostram elementos fundamentais a serem considerados: a) a compreensão da constituição do ser humano como uma interação recíproca entre um organismo biológico e o ambiente que o sustenta, b) o entendimento da deficiência como uma condição fundamental na constituição dos indivíduos que a têm, e não um acessório a ser corrigido, c) a percepção das vicissitudes a que estão expostas essas pessoas Disability is a problematic issue and has induced many psychologists to be involved in this area and has promoted important debates on this subject. Understanding the development of these persons from the point of view of Winnicottian concepts has brought out important modifications in their attendance. Works already made based on those concepts show fundamental aspects to be carefully considered: a) the understanding of the constitution of human being as a mutual interation between the biological organism and the environment that supports him, b) the understanding of the disability as a basic condition, not a corrigible accessory, c) the understanding of the risk (dangers, or alterations) to which these persons are exposed. Universidade de São Paulo2003-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/estic/article/view/11792310.11606/issn.1981-1624.v8i15p94-111Estilos da Clinica; v. 8 n. 15 (2003): Dossiê: a primeira infância e as instituições; 94-111Estilos da Clinica; ##issue.vol## 8 ##issue.no## 15 (2003): Dossiê: a primeira infância e as instituições; 94-111Stili della clinica. Rivista sui destini dell'infanzia; V. 8 N. 15 (2003): Dossiê: a primeira infância e as instituições; 94-111Clinical Styles. The Journal on the vicissitudes of childhood; Vol. 8 No. 15 (2003): Dossiê: a primeira infância e as instituições; 94-111Styles de la Clinique. Revue sur les vicissitudes de l'enfance; Vol. 8 No 15 (2003): Dossiê: a primeira infância e as instituições; 94-111Estilos de la Clínica. Revista sobre las vicisitudes de la infancia; Vol. 8 Núm. 15 (2003): Dossiê: a primeira infância e as instituições; 94-1111981-16241415-7128reponame:Estilos da Clínica (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/estic/article/view/117923/115568Amiralian, Maria Lucia de Toledo Moraesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-02T04:03:21Zoai:revistas.usp.br:article/117923Revistahttps://www.revistas.usp.br/estic/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/estic/oairevistaestilosdaclinica@usp.br1981-16241415-7128opendoar:2020-09-02T04:03:21Estilos da Clínica (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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