Love and severity or what can to say the psychoanalysis about the movie Être et Avoir
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estilos da Clínica (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/45989 |
Resumo: | O documentário Ser e Ter (Être et Avoir), de Nicolas Philibert, 2002, parece ir na contramão de outros tantos filmes que abusam da licença pedagógica, ao se inspirarem numa pedagogia sacrifical. Por que esses filmes são repetidamente reproduzidos nas instâncias de formação docente? E por que professores necessitam, de maneira disciplinar, mostrarem-se abnegados ou graciosamente polidos como são seus pares no cinema? Esse texto retorna a duas das assertivas da dialética freudiana _ desejo e poder _ para entender a visada maior do discurso pedagógico moderno em sua missão agostiniana e jesuítica. |
id |
USP-67_18965df29f7b2d6f90883757bf3641c2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/45989 |
network_acronym_str |
USP-67 |
network_name_str |
Estilos da Clínica (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Love and severity or what can to say the psychoanalysis about the movie Être et AvoirAmor e rigor ou o que pode dizer a psicanálise sobre o documentário Ser e TerDialética do desejoDialética do poderSacerdócio pedagógicoPsicanáliseEducaçãoDialectic of the desireDialectic of the powerTeaching sacrificePsychoanalysisEducationO documentário Ser e Ter (Être et Avoir), de Nicolas Philibert, 2002, parece ir na contramão de outros tantos filmes que abusam da licença pedagógica, ao se inspirarem numa pedagogia sacrifical. Por que esses filmes são repetidamente reproduzidos nas instâncias de formação docente? E por que professores necessitam, de maneira disciplinar, mostrarem-se abnegados ou graciosamente polidos como são seus pares no cinema? Esse texto retorna a duas das assertivas da dialética freudiana _ desejo e poder _ para entender a visada maior do discurso pedagógico moderno em sua missão agostiniana e jesuítica.The document movie Être et Avoir, by Nicolas Philibert, 2002, go on the contrary of others movies which abuse of teaching licence. Why those movies are reproduced in the instances of teaching formation? Why the teachers want to present disciplined, very genteel how the teachers from movies? That text approach two principles of the dialectic Freudian - power and desire - for to understand the major objective of the discourse of the modern pedagogy whose influence are from saint Augustine and from Jesuits.Universidade de São Paulo2005-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/estic/article/view/4598910.11606/issn.1981-1624.v10i18p12-23Estilos da Clinica; v. 10 n. 18 (2005); 12-23Estilos da Clinica; ##issue.vol## 10 ##issue.no## 18 (2005); 12-23Stili della clinica. Rivista sui destini dell'infanzia; V. 10 N. 18 (2005); 12-23Clinical Styles. The Journal on the vicissitudes of childhood; Vol. 10 No. 18 (2005); 12-23Styles de la Clinique. Revue sur les vicissitudes de l'enfance; Vol. 10 No 18 (2005); 12-23Estilos de la Clínica. Revista sobre las vicisitudes de la infancia; Vol. 10 Núm. 18 (2005); 12-231981-16241415-7128reponame:Estilos da Clínica (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/estic/article/view/45989/49614Pereira, Marcelo Ricardoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-02T04:02:55Zoai:revistas.usp.br:article/45989Revistahttps://www.revistas.usp.br/estic/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/estic/oairevistaestilosdaclinica@usp.br1981-16241415-7128opendoar:2020-09-02T04:02:55Estilos da Clínica (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Love and severity or what can to say the psychoanalysis about the movie Être et Avoir Amor e rigor ou o que pode dizer a psicanálise sobre o documentário Ser e Ter |
title |
Love and severity or what can to say the psychoanalysis about the movie Être et Avoir |
spellingShingle |
Love and severity or what can to say the psychoanalysis about the movie Être et Avoir Pereira, Marcelo Ricardo Dialética do desejo Dialética do poder Sacerdócio pedagógico Psicanálise Educação Dialectic of the desire Dialectic of the power Teaching sacrifice Psychoanalysis Education |
title_short |
Love and severity or what can to say the psychoanalysis about the movie Être et Avoir |
title_full |
Love and severity or what can to say the psychoanalysis about the movie Être et Avoir |
title_fullStr |
Love and severity or what can to say the psychoanalysis about the movie Être et Avoir |
title_full_unstemmed |
Love and severity or what can to say the psychoanalysis about the movie Être et Avoir |
title_sort |
Love and severity or what can to say the psychoanalysis about the movie Être et Avoir |
author |
Pereira, Marcelo Ricardo |
author_facet |
Pereira, Marcelo Ricardo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Marcelo Ricardo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Dialética do desejo Dialética do poder Sacerdócio pedagógico Psicanálise Educação Dialectic of the desire Dialectic of the power Teaching sacrifice Psychoanalysis Education |
topic |
Dialética do desejo Dialética do poder Sacerdócio pedagógico Psicanálise Educação Dialectic of the desire Dialectic of the power Teaching sacrifice Psychoanalysis Education |
description |
O documentário Ser e Ter (Être et Avoir), de Nicolas Philibert, 2002, parece ir na contramão de outros tantos filmes que abusam da licença pedagógica, ao se inspirarem numa pedagogia sacrifical. Por que esses filmes são repetidamente reproduzidos nas instâncias de formação docente? E por que professores necessitam, de maneira disciplinar, mostrarem-se abnegados ou graciosamente polidos como são seus pares no cinema? Esse texto retorna a duas das assertivas da dialética freudiana _ desejo e poder _ para entender a visada maior do discurso pedagógico moderno em sua missão agostiniana e jesuítica. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/45989 10.11606/issn.1981-1624.v10i18p12-23 |
url |
https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/45989 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.1981-1624.v10i18p12-23 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/45989/49614 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Estilos da Clinica; v. 10 n. 18 (2005); 12-23 Estilos da Clinica; ##issue.vol## 10 ##issue.no## 18 (2005); 12-23 Stili della clinica. Rivista sui destini dell'infanzia; V. 10 N. 18 (2005); 12-23 Clinical Styles. The Journal on the vicissitudes of childhood; Vol. 10 No. 18 (2005); 12-23 Styles de la Clinique. Revue sur les vicissitudes de l'enfance; Vol. 10 No 18 (2005); 12-23 Estilos de la Clínica. Revista sobre las vicisitudes de la infancia; Vol. 10 Núm. 18 (2005); 12-23 1981-1624 1415-7128 reponame:Estilos da Clínica (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Estilos da Clínica (Online) |
collection |
Estilos da Clínica (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Estilos da Clínica (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaestilosdaclinica@usp.br |
_version_ |
1797067492395319296 |