Love and severity or what can to say the psychoanalysis about the movie Être et Avoir

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Marcelo Ricardo
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estilos da Clínica (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/45989
Resumo: O documentário Ser e Ter (Être et Avoir), de Nicolas Philibert, 2002, parece ir na contramão de outros tantos filmes que abusam da licença pedagógica, ao se inspirarem numa pedagogia sacrifical. Por que esses filmes são repetidamente reproduzidos nas instâncias de formação docente? E por que professores necessitam, de maneira disciplinar, mostrarem-se abnegados ou graciosamente polidos como são seus pares no cinema? Esse texto retorna a duas das assertivas da dialética freudiana _ desejo e poder _ para entender a visada maior do discurso pedagógico moderno em sua missão agostiniana e jesuítica.
id USP-67_18965df29f7b2d6f90883757bf3641c2
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/45989
network_acronym_str USP-67
network_name_str Estilos da Clínica (Online)
repository_id_str
spelling Love and severity or what can to say the psychoanalysis about the movie Être et AvoirAmor e rigor ou o que pode dizer a psicanálise sobre o documentário Ser e TerDialética do desejoDialética do poderSacerdócio pedagógicoPsicanáliseEducaçãoDialectic of the desireDialectic of the powerTeaching sacrificePsychoanalysisEducationO documentário Ser e Ter (Être et Avoir), de Nicolas Philibert, 2002, parece ir na contramão de outros tantos filmes que abusam da licença pedagógica, ao se inspirarem numa pedagogia sacrifical. Por que esses filmes são repetidamente reproduzidos nas instâncias de formação docente? E por que professores necessitam, de maneira disciplinar, mostrarem-se abnegados ou graciosamente polidos como são seus pares no cinema? Esse texto retorna a duas das assertivas da dialética freudiana _ desejo e poder _ para entender a visada maior do discurso pedagógico moderno em sua missão agostiniana e jesuítica.The document movie Être et Avoir, by Nicolas Philibert, 2002, go on the contrary of others movies which abuse of teaching licence. Why those movies are reproduced in the instances of teaching formation? Why the teachers want to present disciplined, very genteel how the teachers from movies? That text approach two principles of the dialectic Freudian - power and desire - for to understand the major objective of the discourse of the modern pedagogy whose influence are from saint Augustine and from Jesuits.Universidade de São Paulo2005-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/estic/article/view/4598910.11606/issn.1981-1624.v10i18p12-23Estilos da Clinica; v. 10 n. 18 (2005); 12-23Estilos da Clinica; ##issue.vol## 10 ##issue.no## 18 (2005); 12-23Stili della clinica. Rivista sui destini dell'infanzia; V. 10 N. 18 (2005); 12-23Clinical Styles. The Journal on the vicissitudes of childhood; Vol. 10 No. 18 (2005); 12-23Styles de la Clinique. Revue sur les vicissitudes de l'enfance; Vol. 10 No 18 (2005); 12-23Estilos de la Clínica. Revista sobre las vicisitudes de la infancia; Vol. 10 Núm. 18 (2005); 12-231981-16241415-7128reponame:Estilos da Clínica (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/estic/article/view/45989/49614Pereira, Marcelo Ricardoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-02T04:02:55Zoai:revistas.usp.br:article/45989Revistahttps://www.revistas.usp.br/estic/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/estic/oairevistaestilosdaclinica@usp.br1981-16241415-7128opendoar:2020-09-02T04:02:55Estilos da Clínica (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Love and severity or what can to say the psychoanalysis about the movie Être et Avoir
Amor e rigor ou o que pode dizer a psicanálise sobre o documentário Ser e Ter
title Love and severity or what can to say the psychoanalysis about the movie Être et Avoir
spellingShingle Love and severity or what can to say the psychoanalysis about the movie Être et Avoir
Pereira, Marcelo Ricardo
Dialética do desejo
Dialética do poder
Sacerdócio pedagógico
Psicanálise
Educação
Dialectic of the desire
Dialectic of the power
Teaching sacrifice
Psychoanalysis
Education
title_short Love and severity or what can to say the psychoanalysis about the movie Être et Avoir
title_full Love and severity or what can to say the psychoanalysis about the movie Être et Avoir
title_fullStr Love and severity or what can to say the psychoanalysis about the movie Être et Avoir
title_full_unstemmed Love and severity or what can to say the psychoanalysis about the movie Être et Avoir
title_sort Love and severity or what can to say the psychoanalysis about the movie Être et Avoir
author Pereira, Marcelo Ricardo
author_facet Pereira, Marcelo Ricardo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Marcelo Ricardo
dc.subject.por.fl_str_mv Dialética do desejo
Dialética do poder
Sacerdócio pedagógico
Psicanálise
Educação
Dialectic of the desire
Dialectic of the power
Teaching sacrifice
Psychoanalysis
Education
topic Dialética do desejo
Dialética do poder
Sacerdócio pedagógico
Psicanálise
Educação
Dialectic of the desire
Dialectic of the power
Teaching sacrifice
Psychoanalysis
Education
description O documentário Ser e Ter (Être et Avoir), de Nicolas Philibert, 2002, parece ir na contramão de outros tantos filmes que abusam da licença pedagógica, ao se inspirarem numa pedagogia sacrifical. Por que esses filmes são repetidamente reproduzidos nas instâncias de formação docente? E por que professores necessitam, de maneira disciplinar, mostrarem-se abnegados ou graciosamente polidos como são seus pares no cinema? Esse texto retorna a duas das assertivas da dialética freudiana _ desejo e poder _ para entender a visada maior do discurso pedagógico moderno em sua missão agostiniana e jesuítica.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/45989
10.11606/issn.1981-1624.v10i18p12-23
url https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/45989
identifier_str_mv 10.11606/issn.1981-1624.v10i18p12-23
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/45989/49614
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Estilos da Clinica; v. 10 n. 18 (2005); 12-23
Estilos da Clinica; ##issue.vol## 10 ##issue.no## 18 (2005); 12-23
Stili della clinica. Rivista sui destini dell'infanzia; V. 10 N. 18 (2005); 12-23
Clinical Styles. The Journal on the vicissitudes of childhood; Vol. 10 No. 18 (2005); 12-23
Styles de la Clinique. Revue sur les vicissitudes de l'enfance; Vol. 10 No 18 (2005); 12-23
Estilos de la Clínica. Revista sobre las vicisitudes de la infancia; Vol. 10 Núm. 18 (2005); 12-23
1981-1624
1415-7128
reponame:Estilos da Clínica (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Estilos da Clínica (Online)
collection Estilos da Clínica (Online)
repository.name.fl_str_mv Estilos da Clínica (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revistaestilosdaclinica@usp.br
_version_ 1797067492395319296