Considerações acerca da constituição psicanalítica de uma instituição de atendimento, inserção social e educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lerner, Rogério
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estilos da Clínica (Online)
DOI: 10.11606/issn.1981-1624.v12i22p68-79
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/46018
Resumo: What is required for an attendance carried through in an institution to be considered psychoanalytical? To answer to this question, this article uses theoretic and methodological elements of the institucional analysis of discourse. It is pointed the heterogeneity of the speeches (psychoanalysis, education and social inclusion) that compose an attendance institution for autistic children, the Lugar de Vida. Oppositions inside the institution, effects of the mentioned heterogeneity, are distinguished, despite the psychoanalytical constitution of the institution, as leading to impasses to the maintenance of conditions of continuation of a psychoanalytical work. It concludes that the best way to watch over for such conditions is to take in account the existence of such oppositions - and its effects - in clinical meetings.
id USP-67_1897c4297aa083eae85f44a6a448d627
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/46018
network_acronym_str USP-67
network_name_str Estilos da Clínica (Online)
spelling Considerações acerca da constituição psicanalítica de uma instituição de atendimento, inserção social e educaçãoConsiderations concerning the psychoanalytical constitution of an attendance, social insertion and education institutionConsideraciones referentes a la constitución psicoanalítica de una institución de atención, de inserción social y de educaciónPsicanáliseAnálise institucional de discursoSaúde mentalEducaçãoPsicoanálisisAnálisis institucional del discursoSalud mentalEducaciónPsychoanalysisInstitutional analysis of discourseMental healthEducationWhat is required for an attendance carried through in an institution to be considered psychoanalytical? To answer to this question, this article uses theoretic and methodological elements of the institucional analysis of discourse. It is pointed the heterogeneity of the speeches (psychoanalysis, education and social inclusion) that compose an attendance institution for autistic children, the Lugar de Vida. Oppositions inside the institution, effects of the mentioned heterogeneity, are distinguished, despite the psychoanalytical constitution of the institution, as leading to impasses to the maintenance of conditions of continuation of a psychoanalytical work. It concludes that the best way to watch over for such conditions is to take in account the existence of such oppositions - and its effects - in clinical meetings.¿Qué se requiere para una atención ejecutada en una institución que se considerará psicoanalítica? Para contestar a esta pregunta, este artículo utiliza los elementos teóricos y metodológicos del análisis institucional del discurso. Se señala la heterogeneidad de los discursos (psicoanálisis, educación e inclusión social) que componen a una institución de atención para niños autísticos, Lugar de Vida. Oposiciones dentro de la institución, efectos de la heterogeneidad mencionada, se distinguen como llevando a, a pesar de la constitución psicoanalítica de la institución, callejones sin salida al mantenimiento de condiciones de la continuación de un trabajo psicoanalítico. Concluye que la mejor manera de preservar tales condiciones es cuenta la existencia de las oposiciones - y sus efectos - en reuniones clínicas.Em que medida um atendimento realizado em uma institui ção pode ser considerado psicanal ítico? Para responder a essa pergunta, este artigo utiliza elementos teórico-metodoló- gicos da análise institucional de discurso. Aponta-se a heterogeneidade dos discursos (psican álise, educação e inclusão social) que compõem uma institui ção de atendimento a crian ças autistas, o Lugar de Vida. Destacam-se embates institucionais, efeitos da heterogeneidade mencionada, que fazem com que, apesar da constitui ção psicanalítica da institui ção, haja impasses quanto à manutenção de condições de prosseguimento de um trabalho psicanalítico. Conclui-se que a melhor maneira de zelar por tais condições é levar em conta a existência de tais embates - e seus efeitos - em reuni ões clínicas.Universidade de São Paulo2007-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/estic/article/view/4601810.11606/issn.1981-1624.v12i22p68-79Estilos da Clinica; v. 12 n. 22 (2007): Dossiê: A psicanálise entre o tratar e o educar; 68-79Estilos da Clinica; ##issue.vol## 12 ##issue.no## 22 (2007): Dossiê: A psicanálise entre o tratar e o educar; 68-79Stili della clinica. Rivista sui destini dell'infanzia; V. 12 N. 22 (2007): Dossiê: A psicanálise entre o tratar e o educar; 68-79Clinical Styles. The Journal on the vicissitudes of childhood; Vol. 12 No. 22 (2007): Dossiê: A psicanálise entre o tratar e o educar; 68-79Styles de la Clinique. Revue sur les vicissitudes de l'enfance; Vol. 12 No 22 (2007): Dossiê: A psicanálise entre o tratar e o educar; 68-79Estilos de la Clínica. Revista sobre las vicisitudes de la infancia; Vol. 12 Núm. 22 (2007): Dossiê: A psicanálise entre o tratar e o educar; 68-791981-16241415-7128reponame:Estilos da Clínica (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/estic/article/view/46018/49643Lerner, Rogérioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-02T04:02:19Zoai:revistas.usp.br:article/46018Revistahttps://www.revistas.usp.br/estic/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/estic/oairevistaestilosdaclinica@usp.br1981-16241415-7128opendoar:2020-09-02T04:02:19Estilos da Clínica (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Considerações acerca da constituição psicanalítica de uma instituição de atendimento, inserção social e educação
Considerations concerning the psychoanalytical constitution of an attendance, social insertion and education institution
Consideraciones referentes a la constitución psicoanalítica de una institución de atención, de inserción social y de educación
title Considerações acerca da constituição psicanalítica de uma instituição de atendimento, inserção social e educação
spellingShingle Considerações acerca da constituição psicanalítica de uma instituição de atendimento, inserção social e educação
Considerações acerca da constituição psicanalítica de uma instituição de atendimento, inserção social e educação
Lerner, Rogério
Psicanálise
Análise institucional de discurso
Saúde mental
Educação
Psicoanálisis
Análisis institucional del discurso
Salud mental
Educación
Psychoanalysis
Institutional analysis of discourse
Mental health
Education
Lerner, Rogério
Psicanálise
Análise institucional de discurso
Saúde mental
Educação
Psicoanálisis
Análisis institucional del discurso
Salud mental
Educación
Psychoanalysis
Institutional analysis of discourse
Mental health
Education
title_short Considerações acerca da constituição psicanalítica de uma instituição de atendimento, inserção social e educação
title_full Considerações acerca da constituição psicanalítica de uma instituição de atendimento, inserção social e educação
title_fullStr Considerações acerca da constituição psicanalítica de uma instituição de atendimento, inserção social e educação
Considerações acerca da constituição psicanalítica de uma instituição de atendimento, inserção social e educação
title_full_unstemmed Considerações acerca da constituição psicanalítica de uma instituição de atendimento, inserção social e educação
Considerações acerca da constituição psicanalítica de uma instituição de atendimento, inserção social e educação
title_sort Considerações acerca da constituição psicanalítica de uma instituição de atendimento, inserção social e educação
author Lerner, Rogério
author_facet Lerner, Rogério
Lerner, Rogério
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lerner, Rogério
dc.subject.por.fl_str_mv Psicanálise
Análise institucional de discurso
Saúde mental
Educação
Psicoanálisis
Análisis institucional del discurso
Salud mental
Educación
Psychoanalysis
Institutional analysis of discourse
Mental health
Education
topic Psicanálise
Análise institucional de discurso
Saúde mental
Educação
Psicoanálisis
Análisis institucional del discurso
Salud mental
Educación
Psychoanalysis
Institutional analysis of discourse
Mental health
Education
description What is required for an attendance carried through in an institution to be considered psychoanalytical? To answer to this question, this article uses theoretic and methodological elements of the institucional analysis of discourse. It is pointed the heterogeneity of the speeches (psychoanalysis, education and social inclusion) that compose an attendance institution for autistic children, the Lugar de Vida. Oppositions inside the institution, effects of the mentioned heterogeneity, are distinguished, despite the psychoanalytical constitution of the institution, as leading to impasses to the maintenance of conditions of continuation of a psychoanalytical work. It concludes that the best way to watch over for such conditions is to take in account the existence of such oppositions - and its effects - in clinical meetings.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/46018
10.11606/issn.1981-1624.v12i22p68-79
url https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/46018
identifier_str_mv 10.11606/issn.1981-1624.v12i22p68-79
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/46018/49643
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Estilos da Clinica; v. 12 n. 22 (2007): Dossiê: A psicanálise entre o tratar e o educar; 68-79
Estilos da Clinica; ##issue.vol## 12 ##issue.no## 22 (2007): Dossiê: A psicanálise entre o tratar e o educar; 68-79
Stili della clinica. Rivista sui destini dell'infanzia; V. 12 N. 22 (2007): Dossiê: A psicanálise entre o tratar e o educar; 68-79
Clinical Styles. The Journal on the vicissitudes of childhood; Vol. 12 No. 22 (2007): Dossiê: A psicanálise entre o tratar e o educar; 68-79
Styles de la Clinique. Revue sur les vicissitudes de l'enfance; Vol. 12 No 22 (2007): Dossiê: A psicanálise entre o tratar e o educar; 68-79
Estilos de la Clínica. Revista sobre las vicisitudes de la infancia; Vol. 12 Núm. 22 (2007): Dossiê: A psicanálise entre o tratar e o educar; 68-79
1981-1624
1415-7128
reponame:Estilos da Clínica (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Estilos da Clínica (Online)
collection Estilos da Clínica (Online)
repository.name.fl_str_mv Estilos da Clínica (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revistaestilosdaclinica@usp.br
_version_ 1822178833084710912
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.11606/issn.1981-1624.v12i22p68-79