Une autre clinique, une autre école: psychanalyse et éducation en période de pandémie - Partie II

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Kelly Cristina Brandão da
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estilos da Clínica (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/189220
Resumo: O ineditismo imposto pela pandemia não impossibilita que uma análise aconteça, contudo impõe uma reflexão acerca da tática e da estratégia, orientadas pela política da Psicanálise, a qual, como bem indica Lacan, coincide com a sua ética. Este segundo número do Dossiê “Outra clínica, outra escola: psicanálise e educação em tempos de pandemia” reúne textos a respeito da clínica. Os autores problematizam os limites e as possibilidades de flexibilização do setting e da técnica, ao discutir o caráter inventivo das experiências com a clínica online, assim como a dimensão sociopolítica do sofrimento, sobretudo em contextos de vulnerabilidade social. Destacam-se vivências singulares que analisam o dispositivo institucional, o atendimento de crianças com impasses graves na constituição psíquica, assim como as vicissitudes do trabalho com adolescentes. Apesar dos inúmeros desafios, os psicanalistas parecem não ter recuado em tempos de pandemia e atendimentos virtuais. Esse é o testemunho dos autores que compõem esse dossiê.
id USP-67_18e133567b0188731b301f29942b6fa6
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/189220
network_acronym_str USP-67
network_name_str Estilos da Clínica (Online)
repository_id_str
spelling Une autre clinique, une autre école: psychanalyse et éducation en période de pandémie - Partie IIOutra clínica, outra escola: psicanálise e educação em tempos de pandemia – Parte II: psychanalyse et éducation en période de pandémie - Partie IIpandemiaO ineditismo imposto pela pandemia não impossibilita que uma análise aconteça, contudo impõe uma reflexão acerca da tática e da estratégia, orientadas pela política da Psicanálise, a qual, como bem indica Lacan, coincide com a sua ética. Este segundo número do Dossiê “Outra clínica, outra escola: psicanálise e educação em tempos de pandemia” reúne textos a respeito da clínica. Os autores problematizam os limites e as possibilidades de flexibilização do setting e da técnica, ao discutir o caráter inventivo das experiências com a clínica online, assim como a dimensão sociopolítica do sofrimento, sobretudo em contextos de vulnerabilidade social. Destacam-se vivências singulares que analisam o dispositivo institucional, o atendimento de crianças com impasses graves na constituição psíquica, assim como as vicissitudes do trabalho com adolescentes. Apesar dos inúmeros desafios, os psicanalistas parecem não ter recuado em tempos de pandemia e atendimentos virtuais. Esse é o testemunho dos autores que compõem esse dossiê.Universidade de São Paulo2021-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/estic/article/view/18922010.11606/issn.1981-1624.v26i2p189-191Estilos da Clinica; v. 26 n. 2 (2021): Outra clínica, outra escola: psicanálise e educação em tempos de pandemia - Parte II; 189-191Estilos da Clinica; ##issue.vol## 26 ##issue.no## 2 (2021): Outra clínica, outra escola: psicanálise e educação em tempos de pandemia - Parte II; 189-191Stili della clinica. Rivista sui destini dell'infanzia; V. 26 N. 2 (2021): Outra clínica, outra escola: psicanálise e educação em tempos de pandemia - Parte II; 189-191Clinical Styles. The Journal on the vicissitudes of childhood; Vol. 26 No. 2 (2021): Other clinic, another school: psychoanalysis and education in times of pandemic - Part II; 189-191Styles de la Clinique. Revue sur les vicissitudes de l'enfance; Vol. 26 No 2 (2021): Une autre clinique, une autre école: psychanalyse et éducation en période de pandémie - Partie II; 189-191Estilos de la Clínica. Revista sobre las vicisitudes de la infancia; Vol. 26 Núm. 2 (2021): Otra clínica, otra escuela: psicoanálisis y educación en tiempos de pandemia - Parte II; 189-1911981-16241415-7128reponame:Estilos da Clínica (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/estic/article/view/189220/175488Copyright (c) 2021 Kelly Cristina Brandão da Silvahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Kelly Cristina Brandão da 2021-08-30T15:41:18Zoai:revistas.usp.br:article/189220Revistahttps://www.revistas.usp.br/estic/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/estic/oairevistaestilosdaclinica@usp.br1981-16241415-7128opendoar:2021-08-30T15:41:18Estilos da Clínica (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Une autre clinique, une autre école: psychanalyse et éducation en période de pandémie - Partie II
Outra clínica, outra escola: psicanálise e educação em tempos de pandemia – Parte II: psychanalyse et éducation en période de pandémie - Partie II
title Une autre clinique, une autre école: psychanalyse et éducation en période de pandémie - Partie II
spellingShingle Une autre clinique, une autre école: psychanalyse et éducation en période de pandémie - Partie II
Silva, Kelly Cristina Brandão da
pandemia
title_short Une autre clinique, une autre école: psychanalyse et éducation en période de pandémie - Partie II
title_full Une autre clinique, une autre école: psychanalyse et éducation en période de pandémie - Partie II
title_fullStr Une autre clinique, une autre école: psychanalyse et éducation en période de pandémie - Partie II
title_full_unstemmed Une autre clinique, une autre école: psychanalyse et éducation en période de pandémie - Partie II
title_sort Une autre clinique, une autre école: psychanalyse et éducation en période de pandémie - Partie II
author Silva, Kelly Cristina Brandão da
author_facet Silva, Kelly Cristina Brandão da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Kelly Cristina Brandão da
dc.subject.por.fl_str_mv pandemia
topic pandemia
description O ineditismo imposto pela pandemia não impossibilita que uma análise aconteça, contudo impõe uma reflexão acerca da tática e da estratégia, orientadas pela política da Psicanálise, a qual, como bem indica Lacan, coincide com a sua ética. Este segundo número do Dossiê “Outra clínica, outra escola: psicanálise e educação em tempos de pandemia” reúne textos a respeito da clínica. Os autores problematizam os limites e as possibilidades de flexibilização do setting e da técnica, ao discutir o caráter inventivo das experiências com a clínica online, assim como a dimensão sociopolítica do sofrimento, sobretudo em contextos de vulnerabilidade social. Destacam-se vivências singulares que analisam o dispositivo institucional, o atendimento de crianças com impasses graves na constituição psíquica, assim como as vicissitudes do trabalho com adolescentes. Apesar dos inúmeros desafios, os psicanalistas parecem não ter recuado em tempos de pandemia e atendimentos virtuais. Esse é o testemunho dos autores que compõem esse dossiê.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/189220
10.11606/issn.1981-1624.v26i2p189-191
url https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/189220
identifier_str_mv 10.11606/issn.1981-1624.v26i2p189-191
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/189220/175488
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Kelly Cristina Brandão da Silva
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Kelly Cristina Brandão da Silva
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Estilos da Clinica; v. 26 n. 2 (2021): Outra clínica, outra escola: psicanálise e educação em tempos de pandemia - Parte II; 189-191
Estilos da Clinica; ##issue.vol## 26 ##issue.no## 2 (2021): Outra clínica, outra escola: psicanálise e educação em tempos de pandemia - Parte II; 189-191
Stili della clinica. Rivista sui destini dell'infanzia; V. 26 N. 2 (2021): Outra clínica, outra escola: psicanálise e educação em tempos de pandemia - Parte II; 189-191
Clinical Styles. The Journal on the vicissitudes of childhood; Vol. 26 No. 2 (2021): Other clinic, another school: psychoanalysis and education in times of pandemic - Part II; 189-191
Styles de la Clinique. Revue sur les vicissitudes de l'enfance; Vol. 26 No 2 (2021): Une autre clinique, une autre école: psychanalyse et éducation en période de pandémie - Partie II; 189-191
Estilos de la Clínica. Revista sobre las vicisitudes de la infancia; Vol. 26 Núm. 2 (2021): Otra clínica, otra escuela: psicoanálisis y educación en tiempos de pandemia - Parte II; 189-191
1981-1624
1415-7128
reponame:Estilos da Clínica (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Estilos da Clínica (Online)
collection Estilos da Clínica (Online)
repository.name.fl_str_mv Estilos da Clínica (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revistaestilosdaclinica@usp.br
_version_ 1797067497160048640