Plantão institucional: uma modalidade de intervenção face ao mal-estar contemporâneo na educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lerner, Ana Beatriz Coutinho
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Fonseca, Paula Fontana, Sayão, Yara, Machado, Adriana Marcondes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estilos da Clínica (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/81010
Resumo: The Institutional Duty is a service provided by the Service of School Psychology of IPUSP for groups of professionals working at the interface of Psychology with the fields of Education, Mental Health and Social Welfare. Our working hypothesis is that providing a space for talks and dialogue for these professionals promotes the mobilization of the desire involved in the educational action, a repositioning of the subject towards the issues raised by work and the expansion of the repertoire of strategies created to cope with the difficulties that emerge in the educational field.
id USP-67_23f72e564dbcaf554820f041cdb4a0f3
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/81010
network_acronym_str USP-67
network_name_str Estilos da Clínica (Online)
repository_id_str
spelling Plantão institucional: uma modalidade de intervenção face ao mal-estar contemporâneo na educaçãopsicanáliseeducaçãomal-estarinstituição.psychoanalysiseducationdiscontentinstitution.psicoanálisiseducaciónmal-estarinstitución.The Institutional Duty is a service provided by the Service of School Psychology of IPUSP for groups of professionals working at the interface of Psychology with the fields of Education, Mental Health and Social Welfare. Our working hypothesis is that providing a space for talks and dialogue for these professionals promotes the mobilization of the desire involved in the educational action, a repositioning of the subject towards the issues raised by work and the expansion of the repertoire of strategies created to cope with the difficulties that emerge in the educational field.El atendimiento institucional es un servicio proporcionado por el Servicio de Psicología Escolar del IPUSP para grupos de profesionales que trabajan en la interfase de la psicología con las áreas de Educación, Salud Mental y el Bienestar Social. Nuestra hipótesis de trabajo es que proporcionar un espacio de habla y diálogo para estos profesionales favorece la movilización del deseo hacia las actividades educativas, un reposicionamiento del sujeto sobre las cuestiones planteadas por el trabajo y la ampliación del repertorio de estrategias diseñadas para hacer frente a las dificultades que surgen en el campo educativo.O Plantão Institucional é um serviço oferecido pelo Serviço de Psicologia Escolar do Instituto de Psicologia (USP) para grupos de profissionais que trabalham na interface da Psicologia com os campos da Educação, Saúde Mental e Assistência Social. Nossa hipótese de trabalho é de que a oferta de um espaço de fala e de interlocução para esses profissionais promove a mobilização do desejo implicado na ação educativa, um reposicionamento do sujeito diante das questões suscitadas pelo trabalho e a ampliação do repertório de estratégias criadas para o enfrentamento das dificuldades que emergem no campo educativo.Universidade de São Paulo2014-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/estic/article/view/8101010.11606/issn.1981-1624.v19i1p199-208Estilos da Clinica; v. 19 n. 1 (2014): Dossiê: A criança, sua mãe e os outros; 199-208Estilos da Clinica; ##issue.vol## 19 ##issue.no## 1 (2014): Dossiê: A criança, sua mãe e os outros; 199-208Stili della clinica. Rivista sui destini dell'infanzia; V. 19 N. 1 (2014): Dossiê: A criança, sua mãe e os outros; 199-208Clinical Styles. The Journal on the vicissitudes of childhood; Vol. 19 No. 1 (2014): Dossiê: A criança, sua mãe e os outros; 199-208Styles de la Clinique. Revue sur les vicissitudes de l'enfance; Vol. 19 No 1 (2014): Dossiê: A criança, sua mãe e os outros; 199-208Estilos de la Clínica. Revista sobre las vicisitudes de la infancia; Vol. 19 Núm. 1 (2014): Dossiê: A criança, sua mãe e os outros; 199-2081981-16241415-7128reponame:Estilos da Clínica (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/estic/article/view/81010/84656Lerner, Ana Beatriz CoutinhoFonseca, Paula FontanaSayão, YaraMachado, Adriana Marcondesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-02T03:58:35Zoai:revistas.usp.br:article/81010Revistahttps://www.revistas.usp.br/estic/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/estic/oairevistaestilosdaclinica@usp.br1981-16241415-7128opendoar:2020-09-02T03:58:35Estilos da Clínica (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Plantão institucional: uma modalidade de intervenção face ao mal-estar contemporâneo na educação
title Plantão institucional: uma modalidade de intervenção face ao mal-estar contemporâneo na educação
spellingShingle Plantão institucional: uma modalidade de intervenção face ao mal-estar contemporâneo na educação
Lerner, Ana Beatriz Coutinho
psicanálise
educação
mal-estar
instituição.
psychoanalysis
education
discontent
institution.
psicoanálisis
educación
mal-estar
institución.
title_short Plantão institucional: uma modalidade de intervenção face ao mal-estar contemporâneo na educação
title_full Plantão institucional: uma modalidade de intervenção face ao mal-estar contemporâneo na educação
title_fullStr Plantão institucional: uma modalidade de intervenção face ao mal-estar contemporâneo na educação
title_full_unstemmed Plantão institucional: uma modalidade de intervenção face ao mal-estar contemporâneo na educação
title_sort Plantão institucional: uma modalidade de intervenção face ao mal-estar contemporâneo na educação
author Lerner, Ana Beatriz Coutinho
author_facet Lerner, Ana Beatriz Coutinho
Fonseca, Paula Fontana
Sayão, Yara
Machado, Adriana Marcondes
author_role author
author2 Fonseca, Paula Fontana
Sayão, Yara
Machado, Adriana Marcondes
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lerner, Ana Beatriz Coutinho
Fonseca, Paula Fontana
Sayão, Yara
Machado, Adriana Marcondes
dc.subject.por.fl_str_mv psicanálise
educação
mal-estar
instituição.
psychoanalysis
education
discontent
institution.
psicoanálisis
educación
mal-estar
institución.
topic psicanálise
educação
mal-estar
instituição.
psychoanalysis
education
discontent
institution.
psicoanálisis
educación
mal-estar
institución.
description The Institutional Duty is a service provided by the Service of School Psychology of IPUSP for groups of professionals working at the interface of Psychology with the fields of Education, Mental Health and Social Welfare. Our working hypothesis is that providing a space for talks and dialogue for these professionals promotes the mobilization of the desire involved in the educational action, a repositioning of the subject towards the issues raised by work and the expansion of the repertoire of strategies created to cope with the difficulties that emerge in the educational field.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/81010
10.11606/issn.1981-1624.v19i1p199-208
url https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/81010
identifier_str_mv 10.11606/issn.1981-1624.v19i1p199-208
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/81010/84656
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Estilos da Clinica; v. 19 n. 1 (2014): Dossiê: A criança, sua mãe e os outros; 199-208
Estilos da Clinica; ##issue.vol## 19 ##issue.no## 1 (2014): Dossiê: A criança, sua mãe e os outros; 199-208
Stili della clinica. Rivista sui destini dell'infanzia; V. 19 N. 1 (2014): Dossiê: A criança, sua mãe e os outros; 199-208
Clinical Styles. The Journal on the vicissitudes of childhood; Vol. 19 No. 1 (2014): Dossiê: A criança, sua mãe e os outros; 199-208
Styles de la Clinique. Revue sur les vicissitudes de l'enfance; Vol. 19 No 1 (2014): Dossiê: A criança, sua mãe e os outros; 199-208
Estilos de la Clínica. Revista sobre las vicisitudes de la infancia; Vol. 19 Núm. 1 (2014): Dossiê: A criança, sua mãe e os outros; 199-208
1981-1624
1415-7128
reponame:Estilos da Clínica (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Estilos da Clínica (Online)
collection Estilos da Clínica (Online)
repository.name.fl_str_mv Estilos da Clínica (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revistaestilosdaclinica@usp.br
_version_ 1797067495163559936