Plantão institucional: uma modalidade de intervenção face ao mal-estar contemporâneo na educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estilos da Clínica (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/81010 |
Resumo: | The Institutional Duty is a service provided by the Service of School Psychology of IPUSP for groups of professionals working at the interface of Psychology with the fields of Education, Mental Health and Social Welfare. Our working hypothesis is that providing a space for talks and dialogue for these professionals promotes the mobilization of the desire involved in the educational action, a repositioning of the subject towards the issues raised by work and the expansion of the repertoire of strategies created to cope with the difficulties that emerge in the educational field. |
id |
USP-67_23f72e564dbcaf554820f041cdb4a0f3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/81010 |
network_acronym_str |
USP-67 |
network_name_str |
Estilos da Clínica (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Plantão institucional: uma modalidade de intervenção face ao mal-estar contemporâneo na educaçãopsicanáliseeducaçãomal-estarinstituição.psychoanalysiseducationdiscontentinstitution.psicoanálisiseducaciónmal-estarinstitución.The Institutional Duty is a service provided by the Service of School Psychology of IPUSP for groups of professionals working at the interface of Psychology with the fields of Education, Mental Health and Social Welfare. Our working hypothesis is that providing a space for talks and dialogue for these professionals promotes the mobilization of the desire involved in the educational action, a repositioning of the subject towards the issues raised by work and the expansion of the repertoire of strategies created to cope with the difficulties that emerge in the educational field.El atendimiento institucional es un servicio proporcionado por el Servicio de Psicología Escolar del IPUSP para grupos de profesionales que trabajan en la interfase de la psicología con las áreas de Educación, Salud Mental y el Bienestar Social. Nuestra hipótesis de trabajo es que proporcionar un espacio de habla y diálogo para estos profesionales favorece la movilización del deseo hacia las actividades educativas, un reposicionamiento del sujeto sobre las cuestiones planteadas por el trabajo y la ampliación del repertorio de estrategias diseñadas para hacer frente a las dificultades que surgen en el campo educativo.O Plantão Institucional é um serviço oferecido pelo Serviço de Psicologia Escolar do Instituto de Psicologia (USP) para grupos de profissionais que trabalham na interface da Psicologia com os campos da Educação, Saúde Mental e Assistência Social. Nossa hipótese de trabalho é de que a oferta de um espaço de fala e de interlocução para esses profissionais promove a mobilização do desejo implicado na ação educativa, um reposicionamento do sujeito diante das questões suscitadas pelo trabalho e a ampliação do repertório de estratégias criadas para o enfrentamento das dificuldades que emergem no campo educativo.Universidade de São Paulo2014-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/estic/article/view/8101010.11606/issn.1981-1624.v19i1p199-208Estilos da Clinica; v. 19 n. 1 (2014): Dossiê: A criança, sua mãe e os outros; 199-208Estilos da Clinica; ##issue.vol## 19 ##issue.no## 1 (2014): Dossiê: A criança, sua mãe e os outros; 199-208Stili della clinica. Rivista sui destini dell'infanzia; V. 19 N. 1 (2014): Dossiê: A criança, sua mãe e os outros; 199-208Clinical Styles. The Journal on the vicissitudes of childhood; Vol. 19 No. 1 (2014): Dossiê: A criança, sua mãe e os outros; 199-208Styles de la Clinique. Revue sur les vicissitudes de l'enfance; Vol. 19 No 1 (2014): Dossiê: A criança, sua mãe e os outros; 199-208Estilos de la Clínica. Revista sobre las vicisitudes de la infancia; Vol. 19 Núm. 1 (2014): Dossiê: A criança, sua mãe e os outros; 199-2081981-16241415-7128reponame:Estilos da Clínica (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/estic/article/view/81010/84656Lerner, Ana Beatriz CoutinhoFonseca, Paula FontanaSayão, YaraMachado, Adriana Marcondesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-02T03:58:35Zoai:revistas.usp.br:article/81010Revistahttps://www.revistas.usp.br/estic/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/estic/oairevistaestilosdaclinica@usp.br1981-16241415-7128opendoar:2020-09-02T03:58:35Estilos da Clínica (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Plantão institucional: uma modalidade de intervenção face ao mal-estar contemporâneo na educação |
title |
Plantão institucional: uma modalidade de intervenção face ao mal-estar contemporâneo na educação |
spellingShingle |
Plantão institucional: uma modalidade de intervenção face ao mal-estar contemporâneo na educação Lerner, Ana Beatriz Coutinho psicanálise educação mal-estar instituição. psychoanalysis education discontent institution. psicoanálisis educación mal-estar institución. |
title_short |
Plantão institucional: uma modalidade de intervenção face ao mal-estar contemporâneo na educação |
title_full |
Plantão institucional: uma modalidade de intervenção face ao mal-estar contemporâneo na educação |
title_fullStr |
Plantão institucional: uma modalidade de intervenção face ao mal-estar contemporâneo na educação |
title_full_unstemmed |
Plantão institucional: uma modalidade de intervenção face ao mal-estar contemporâneo na educação |
title_sort |
Plantão institucional: uma modalidade de intervenção face ao mal-estar contemporâneo na educação |
author |
Lerner, Ana Beatriz Coutinho |
author_facet |
Lerner, Ana Beatriz Coutinho Fonseca, Paula Fontana Sayão, Yara Machado, Adriana Marcondes |
author_role |
author |
author2 |
Fonseca, Paula Fontana Sayão, Yara Machado, Adriana Marcondes |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lerner, Ana Beatriz Coutinho Fonseca, Paula Fontana Sayão, Yara Machado, Adriana Marcondes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
psicanálise educação mal-estar instituição. psychoanalysis education discontent institution. psicoanálisis educación mal-estar institución. |
topic |
psicanálise educação mal-estar instituição. psychoanalysis education discontent institution. psicoanálisis educación mal-estar institución. |
description |
The Institutional Duty is a service provided by the Service of School Psychology of IPUSP for groups of professionals working at the interface of Psychology with the fields of Education, Mental Health and Social Welfare. Our working hypothesis is that providing a space for talks and dialogue for these professionals promotes the mobilization of the desire involved in the educational action, a repositioning of the subject towards the issues raised by work and the expansion of the repertoire of strategies created to cope with the difficulties that emerge in the educational field. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-04-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/81010 10.11606/issn.1981-1624.v19i1p199-208 |
url |
https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/81010 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.1981-1624.v19i1p199-208 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/81010/84656 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Estilos da Clinica; v. 19 n. 1 (2014): Dossiê: A criança, sua mãe e os outros; 199-208 Estilos da Clinica; ##issue.vol## 19 ##issue.no## 1 (2014): Dossiê: A criança, sua mãe e os outros; 199-208 Stili della clinica. Rivista sui destini dell'infanzia; V. 19 N. 1 (2014): Dossiê: A criança, sua mãe e os outros; 199-208 Clinical Styles. The Journal on the vicissitudes of childhood; Vol. 19 No. 1 (2014): Dossiê: A criança, sua mãe e os outros; 199-208 Styles de la Clinique. Revue sur les vicissitudes de l'enfance; Vol. 19 No 1 (2014): Dossiê: A criança, sua mãe e os outros; 199-208 Estilos de la Clínica. Revista sobre las vicisitudes de la infancia; Vol. 19 Núm. 1 (2014): Dossiê: A criança, sua mãe e os outros; 199-208 1981-1624 1415-7128 reponame:Estilos da Clínica (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Estilos da Clínica (Online) |
collection |
Estilos da Clínica (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Estilos da Clínica (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaestilosdaclinica@usp.br |
_version_ |
1797067495163559936 |