Psicanálise, educação e redes sociais virtuais: escurando os adolescentes na escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Nádia Laguárdia de
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Barcelos, Nayara Serrano, Berni, Juliana Tassara, Casula, Karina de Almeida, Ferreira, Luiza Pinheiro Mendes, Figueiredo, Ellen Rose Fernandes, Maciel, Karina Nihari, Nunes, Mirella César Ferraz, Otoni, Marina Soares
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estilos da Clínica (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/117763
Resumo: O interesse e a preocupação em relação ao uso de dispositivos tecnológicos pelos adolescentes têm se acentuado a cada dia. As redes sociais da internet têm sido utilizadas pelos jovens não só para a comunicação, mas também para a segregação social. Este trabalho apresenta uma reflexão sobre uma pesquisa e intervenção realizadas em uma escola pública que teve como tema o uso das redes sociais pelos jovens. Para tanto, utilizou-se a metodologia de conversação de orientação psicanalítica com quatro grupos de adolescentes. Depreendeu-se um processo próprio a cada grupo, além de efeitos das conversações sobre cada sujeito.
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spelling Psicanálise, educação e redes sociais virtuais: escurando os adolescentes na escola El psicoanálisis, la educación y las redes sociales virtuales: escuchar los adolescentes en la escula Psychoanalysis, education and virtual social networds: listen adolescents in school O interesse e a preocupação em relação ao uso de dispositivos tecnológicos pelos adolescentes têm se acentuado a cada dia. As redes sociais da internet têm sido utilizadas pelos jovens não só para a comunicação, mas também para a segregação social. Este trabalho apresenta uma reflexão sobre uma pesquisa e intervenção realizadas em uma escola pública que teve como tema o uso das redes sociais pelos jovens. Para tanto, utilizou-se a metodologia de conversação de orientação psicanalítica com quatro grupos de adolescentes. Depreendeu-se um processo próprio a cada grupo, além de efeitos das conversações sobre cada sujeito. The interest and concern regarding the use of technological devices by adolescents is growing every day. The social networks of the internet have been used by adolescents not only for communication, but also for social segregation. This study analyzes the results of a research intervention carried out in a public school whose subject was the use of social networks by adolescents. For this, it was used a psychoanalytic conversational methodology with four groups of adolescents. It was observed a specific process for each group and the effects of conversations on each subject. El interés y la preocupación por el uso que los adolescentes hacen de los dispositivos tecnológicos son más visibles cada día. Las redes sociales de Internet son utilizadas por los jóvenes no solo para la comunicación, sino también para la segregación social. En este estudio se analizan los resultados de la investigación y la intervención llevada a cabo en una escuela pública cuyo tema fue el uso de las redes sociales por los jóvenes. Para ello, se utilizó la metodología de conversación psicoanalítica con cuatro grupos de adolescentes. Deducimos un proceso específico para cada grupo, además de los efectos de las conversaciones sobre cada sujeto. Universidade de São Paulo2015-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/estic/article/view/11776310.11606/issn.1981-1624.v20i3p421-440Estilos da Clinica; v. 20 n. 3 (2015); 421-440Estilos da Clinica; ##issue.vol## 20 ##issue.no## 3 (2015); 421-440Stili della clinica. Rivista sui destini dell'infanzia; V. 20 N. 3 (2015); 421-440Clinical Styles. The Journal on the vicissitudes of childhood; Vol. 20 No. 3 (2015); 421-440Styles de la Clinique. Revue sur les vicissitudes de l'enfance; Vol. 20 No 3 (2015); 421-440Estilos de la Clínica. Revista sobre las vicisitudes de la infancia; Vol. 20 Núm. 3 (2015); 421-4401981-16241415-7128reponame:Estilos da Clínica (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/estic/article/view/117763/115409Lima, Nádia Laguárdia deBarcelos, Nayara SerranoBerni, Juliana TassaraCasula, Karina de AlmeidaFerreira, Luiza Pinheiro MendesFigueiredo, Ellen Rose FernandesMaciel, Karina NihariNunes, Mirella César FerrazOtoni, Marina Soaresinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-02T03:57:59Zoai:revistas.usp.br:article/117763Revistahttps://www.revistas.usp.br/estic/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/estic/oairevistaestilosdaclinica@usp.br1981-16241415-7128opendoar:2020-09-02T03:57:59Estilos da Clínica (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
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