Acompanhamento para educadoras de bebês com deficiência em creche: relato de experiência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estilos da Clínica (Online) |
DOI: | 10.11606/issn.1981-1624.v24i2p358-370 |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/160739 |
Resumo: | The present study aims to describe the Monitoring Program for Day Care Teachers in an Inclusive Context - PROAECI and present details of its implementation. The application of PROACI to 3 nursery teachers in which they had a baby (24 months) with physical disability included is reported. The purpose of the program was to offer a sensitive and reflexive listening on the relationship of the teachers toward the infant with disability, accepting their feelings, demands and difficulties. The program was conducted over six meetings, applied weekly and individually, lasting 50 minutes. Each meeting had a specific issue guided by Winnicott´s concepts related to the tasks of the teacher (holding, handling and object-presenting) and competences of the teacher (predictability, respect to maternal knowledge and educational diagnosis). It highlights the potential of PROAECI, by sensitizing the teachers to develop a reflexive, welcoming, active and responsible attitude toward the infant with disability. |
id |
USP-67_35050d7e36515260618874ca3a17b6f8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/160739 |
network_acronym_str |
USP-67 |
network_name_str |
Estilos da Clínica (Online) |
spelling |
Acompanhamento para educadoras de bebês com deficiência em creche: relato de experiênciaEducación inclusivaEducación de la primera infanciaPrograma de acompañamiento para educadoraWinnicotteducação inclusivaeducação infantilprograma de acompanhamento para educadorasWinnicottThe present study aims to describe the Monitoring Program for Day Care Teachers in an Inclusive Context - PROAECI and present details of its implementation. The application of PROACI to 3 nursery teachers in which they had a baby (24 months) with physical disability included is reported. The purpose of the program was to offer a sensitive and reflexive listening on the relationship of the teachers toward the infant with disability, accepting their feelings, demands and difficulties. The program was conducted over six meetings, applied weekly and individually, lasting 50 minutes. Each meeting had a specific issue guided by Winnicott´s concepts related to the tasks of the teacher (holding, handling and object-presenting) and competences of the teacher (predictability, respect to maternal knowledge and educational diagnosis). It highlights the potential of PROAECI, by sensitizing the teachers to develop a reflexive, welcoming, active and responsible attitude toward the infant with disability.O presente estudo tem por objetivo descrever o Programa de Acompanhamento para Educadoras de Creche em Contexto Inclusivo – PROAECI e apresentar detalhes de sua implementação. Relata-se a aplicação do PROAECI a 3 educadoras de berçário em que tinha um bebê (24 meses) com deficiência física incluído nesta turma. O programa teve por objetivo oferecer uma escuta sensível e reflexiva sobre a relação das educadoras com o bebê com deficiência, acolhendo seus sentimentos, demandas e dificuldades. O PROAECI foi realizado em seis encontros, aplicados com periodicidade semanal e de forma individual, com duração de 50 minutos. Cada encontro tinha um tema específico norteado por conceitos da teoria winnicottiana, referentes às tarefas da educadora (holding, manuseio e apresentação de objetos) e competências da educadora (previsibilidade, adaptação ao saber materno e diagnóstico pedagógico). Destaca-se o potencial do PROAECI, ao sensibilizar as educadoras para desenvolver uma atitude reflexiva, acolhedora, ativa e responsável com o bebê com deficiência.El presente estudio tiene por objetivo describir el Programa de Acompañamiento para Educadoras de Jardín Infantil en Contexto Inclusivo - PROAECI y presentar detalles de su implementación. Se relata la aplicación del PROACI a 3 educadoras de jardín infantil en que tenía un bebé (24 meses) con discapacidad física incluida. El programa tuvo por objetivo ofrecer una escucha sensible y reflexiva sobre la relación de las educadoras con el bebé con discapacidad, acogiendo sus sentimientos, demandas y dificultades. El programa se realizó a lo largo de seis encuentros, aplicados con periodicidad semanal y de forma individual, con una duración de 50 minutos. Cada encuentro tenía un tema específico orientado por conceptos de la teoría winnicottiana referentes a las tareas de la educadora (holding, manejo y presentación de objetos) y competencias de la educadora (previsibilidad, adaptación al saber materno y diagnóstico pedagógico). Se destaca el potencial del PROAECI, al sensibilizar a las educadoras para desarrollar una actitud reflexiva, acogedora, activa y responsable con el bebé con discapacidad.Universidade de São Paulo2019-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/estic/article/view/16073910.11606/issn.1981-1624.v24i2p358-370Estilos da Clinica; v. 24 n. 2 (2019): Sándor Ferenczi e a criança nos adultos; 358-370Estilos da Clinica; ##issue.vol## 24 ##issue.no## 2 (2019): Sándor Ferenczi e a criança nos adultos; 358-370Stili della clinica. Rivista sui destini dell'infanzia; V. 24 N. 2 (2019): Sándor Ferenczi e a criança nos adultos; 358-370Clinical Styles. The Journal on the vicissitudes of childhood; Vol. 24 No. 2 (2019): Sándor Ferenczi e a criança nos adultos; 358-370Styles de la Clinique. Revue sur les vicissitudes de l'enfance; Vol. 24 No 2 (2019): Sándor Ferenczi et l'enfant chez les adultes; 358-370Estilos de la Clínica. Revista sobre las vicisitudes de la infancia; Vol. 24 Núm. 2 (2019): Sándor Ferenczi y el niño en los adultos; 358-3701981-16241415-7128reponame:Estilos da Clínica (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/estic/article/view/160739/156575Bossi, Tatiele JacquesPiccinini, Cesar Augustoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-02T03:56:17Zoai:revistas.usp.br:article/160739Revistahttps://www.revistas.usp.br/estic/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/estic/oairevistaestilosdaclinica@usp.br1981-16241415-7128opendoar:2020-09-02T03:56:17Estilos da Clínica (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Acompanhamento para educadoras de bebês com deficiência em creche: relato de experiência |
title |
Acompanhamento para educadoras de bebês com deficiência em creche: relato de experiência |
spellingShingle |
Acompanhamento para educadoras de bebês com deficiência em creche: relato de experiência Acompanhamento para educadoras de bebês com deficiência em creche: relato de experiência Bossi, Tatiele Jacques Educación inclusiva Educación de la primera infancia Programa de acompañamiento para educadora Winnicott educação inclusiva educação infantil programa de acompanhamento para educadoras Winnicott Bossi, Tatiele Jacques Educación inclusiva Educación de la primera infancia Programa de acompañamiento para educadora Winnicott educação inclusiva educação infantil programa de acompanhamento para educadoras Winnicott |
title_short |
Acompanhamento para educadoras de bebês com deficiência em creche: relato de experiência |
title_full |
Acompanhamento para educadoras de bebês com deficiência em creche: relato de experiência |
title_fullStr |
Acompanhamento para educadoras de bebês com deficiência em creche: relato de experiência Acompanhamento para educadoras de bebês com deficiência em creche: relato de experiência |
title_full_unstemmed |
Acompanhamento para educadoras de bebês com deficiência em creche: relato de experiência Acompanhamento para educadoras de bebês com deficiência em creche: relato de experiência |
title_sort |
Acompanhamento para educadoras de bebês com deficiência em creche: relato de experiência |
author |
Bossi, Tatiele Jacques |
author_facet |
Bossi, Tatiele Jacques Bossi, Tatiele Jacques Piccinini, Cesar Augusto Piccinini, Cesar Augusto |
author_role |
author |
author2 |
Piccinini, Cesar Augusto |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bossi, Tatiele Jacques Piccinini, Cesar Augusto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educación inclusiva Educación de la primera infancia Programa de acompañamiento para educadora Winnicott educação inclusiva educação infantil programa de acompanhamento para educadoras Winnicott |
topic |
Educación inclusiva Educación de la primera infancia Programa de acompañamiento para educadora Winnicott educação inclusiva educação infantil programa de acompanhamento para educadoras Winnicott |
description |
The present study aims to describe the Monitoring Program for Day Care Teachers in an Inclusive Context - PROAECI and present details of its implementation. The application of PROACI to 3 nursery teachers in which they had a baby (24 months) with physical disability included is reported. The purpose of the program was to offer a sensitive and reflexive listening on the relationship of the teachers toward the infant with disability, accepting their feelings, demands and difficulties. The program was conducted over six meetings, applied weekly and individually, lasting 50 minutes. Each meeting had a specific issue guided by Winnicott´s concepts related to the tasks of the teacher (holding, handling and object-presenting) and competences of the teacher (predictability, respect to maternal knowledge and educational diagnosis). It highlights the potential of PROAECI, by sensitizing the teachers to develop a reflexive, welcoming, active and responsible attitude toward the infant with disability. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-08-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/160739 10.11606/issn.1981-1624.v24i2p358-370 |
url |
https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/160739 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.1981-1624.v24i2p358-370 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/160739/156575 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Estilos da Clinica; v. 24 n. 2 (2019): Sándor Ferenczi e a criança nos adultos; 358-370 Estilos da Clinica; ##issue.vol## 24 ##issue.no## 2 (2019): Sándor Ferenczi e a criança nos adultos; 358-370 Stili della clinica. Rivista sui destini dell'infanzia; V. 24 N. 2 (2019): Sándor Ferenczi e a criança nos adultos; 358-370 Clinical Styles. The Journal on the vicissitudes of childhood; Vol. 24 No. 2 (2019): Sándor Ferenczi e a criança nos adultos; 358-370 Styles de la Clinique. Revue sur les vicissitudes de l'enfance; Vol. 24 No 2 (2019): Sándor Ferenczi et l'enfant chez les adultes; 358-370 Estilos de la Clínica. Revista sobre las vicisitudes de la infancia; Vol. 24 Núm. 2 (2019): Sándor Ferenczi y el niño en los adultos; 358-370 1981-1624 1415-7128 reponame:Estilos da Clínica (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Estilos da Clínica (Online) |
collection |
Estilos da Clínica (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Estilos da Clínica (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaestilosdaclinica@usp.br |
_version_ |
1822178840126947328 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.11606/issn.1981-1624.v24i2p358-370 |