Escribir en las cosas: la utopía contemporánea en el lenguaje de los adolescentes
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estilos da Clínica (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/46064 |
Resumo: | O artigo aborda a praticados adolescentes nas pichacoes de rua. Baseia-se nas analises de W. Benjamin sobre as transformacoes do discurso que ordenam nosso funcionamento social para discutir os efeitos subjetivos destas transformacoes. Situa uma discursividade propria destes escritos, referida a subversao do funcionamento ordinario da linguagem que promovem. Alem disso, argumenta que, se a ciencia depura a linguagem ate o ponto do algoritmo, esvaziando sua potencia expressiva, os jovens de hoje retomam a forca o poder criador da linguagem, ostentando nos muros da cidade a incomensurabilidade entre o que se mostra como palavra e o que se pode ler. |
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Escribir en las cosas: la utopía contemporánea en el lenguaje de los adolescentesEscrever nas coisas: a utopia contemporânea na linguagem dos adolescentesTo write on things: the contemporary utopia on adolescents languagepsicoanálisisadolescenteslenguajecienciacontemporaneidadpsychoanalysisadolescentlanguagesciencecontemporaneitypsicanaliseadolescenteslinguagemcienciacontemporaneidadeO artigo aborda a praticados adolescentes nas pichacoes de rua. Baseia-se nas analises de W. Benjamin sobre as transformacoes do discurso que ordenam nosso funcionamento social para discutir os efeitos subjetivos destas transformacoes. Situa uma discursividade propria destes escritos, referida a subversao do funcionamento ordinario da linguagem que promovem. Alem disso, argumenta que, se a ciencia depura a linguagem ate o ponto do algoritmo, esvaziando sua potencia expressiva, os jovens de hoje retomam a forca o poder criador da linguagem, ostentando nos muros da cidade a incomensurabilidade entre o que se mostra como palavra e o que se pode ler.El artículo aborda la práctica de grafito de los adolescentes en las calles. Se basa en los análisis de W. Benjamin sobre las transformaciones del discurso que ordenan nuestro funcionamiento social para discutir los efectos subjetivos de estas transformaciones. Sitúa una discursividad propia de estos escritos, referida a la subversión del funcionamiento ordinario del lenguaje que promueven, y argumenta que si la ciencia depura el lenguaje hasta el punto del algoritmo, vaciando su potencia expresiva, los jóvenes de hoy retoman a la fuerza el poder creador del lenguaje, ostentando en los muros de la ciudad la inconmesurabilidad entre lo que se muestra como palabra y lo que se puede leer.The article deals with the practice of graffiti on streets, to examine the rules of these writings and refer them to the subversion of the ordinary language they operate. It is based on Walter Benjamin´s analysis of the language transformations that are on the base of modern social order. It argues that if science on the one hand reduces language to the point of turning it algorithmic, emptying its expressive potency, on the other hand, the youngsters these days rejoin the creative power of language. They exhibit on the city walls the incommensurability between what is shown on words and what can be read.Universidade de São Paulo2009-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/estic/article/view/4606410.11606/issn.1981-1624.v14i27p92-111Estilos da Clinica; v. 14 n. 27 (2009): Dossiê: A adolescência entre a psicanálise e a educação; 92-111Estilos da Clinica; ##issue.vol## 14 ##issue.no## 27 (2009): Dossiê: A adolescência entre a psicanálise e a educação; 92-111Stili della clinica. Rivista sui destini dell'infanzia; V. 14 N. 27 (2009): Dossiê: A adolescência entre a psicanálise e a educação; 92-111Clinical Styles. The Journal on the vicissitudes of childhood; Vol. 14 No. 27 (2009): Dossiê: A adolescência entre a psicanálise e a educação; 92-111Styles de la Clinique. Revue sur les vicissitudes de l'enfance; Vol. 14 No 27 (2009): Dossiê: A adolescência entre a psicanálise e a educação; 92-111Estilos de la Clínica. Revista sobre las vicisitudes de la infancia; Vol. 14 Núm. 27 (2009): Dossiê: A adolescência entre a psicanálise e a educação; 92-1111981-16241415-7128reponame:Estilos da Clínica (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/estic/article/view/46064/49689Costa-Moura, FernandaCarolina Lo Bianco, Annainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-02T04:01:10Zoai:revistas.usp.br:article/46064Revistahttps://www.revistas.usp.br/estic/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/estic/oairevistaestilosdaclinica@usp.br1981-16241415-7128opendoar:2020-09-02T04:01:10Estilos da Clínica (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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