For the end of the dichotomies in the knowledge about the child

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jardim, Gislene
Data de Publicação: 1998
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estilos da Clínica (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/60759
Resumo: Este artigo aborda alguns pontos referentes ao processo de escolarização de crianças. Partindo da teoria psicanalítica sobre a constituição do sujeito na criança, articula-se construção da subjetividade da criança neurótica e a presença de sintomas de ordem escolar, bem como articula-se a constituição subjetiva de crianças autistas e psicóticas e a exclusão escolar. Tendo como referência o trabalho da Pré-Escola Terapêutica Lugar de Vida, propõe-se a prática da interdisciplinaridade entre os profissionais da infância na abordagem dos problemas apresentados por uma criança.
id USP-67_792877771cda3a7947fc6905255936cd
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/60759
network_acronym_str USP-67
network_name_str Estilos da Clínica (Online)
repository_id_str
spelling For the end of the dichotomies in the knowledge about the childPelo fim das dicotomias entre os saberes sobre a criançaEscolarizaçãosubjetividadepsicoseSchool educationsubjectivitypsychosisEste artigo aborda alguns pontos referentes ao processo de escolarização de crianças. Partindo da teoria psicanalítica sobre a constituição do sujeito na criança, articula-se construção da subjetividade da criança neurótica e a presença de sintomas de ordem escolar, bem como articula-se a constituição subjetiva de crianças autistas e psicóticas e a exclusão escolar. Tendo como referência o trabalho da Pré-Escola Terapêutica Lugar de Vida, propõe-se a prática da interdisciplinaridade entre os profissionais da infância na abordagem dos problemas apresentados por uma criança.This article discusses some aspects regarding the educational process of children. According to the psychoanalytic theory on the constitution of the subject in the child, the article discusses the construction of the subjectivity of the neurotic child and the scholar symptoms, as well of autistic and psychotic children and their scholar outcast. The work at the Pré-Escola Terapêutica Lugar de Vida is a reference mark that leads to the proposition of the interdisciplinary approach to the child problems among the professionals concerned.Universidade de São Paulo1998-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/estic/article/view/6075910.11606/issn.1981-1624.v3i4p124-129Estilos da Clinica; v. 3 n. 4 (1998); 124-129Estilos da Clinica; ##issue.vol## 3 ##issue.no## 4 (1998); 124-129Stili della clinica. Rivista sui destini dell'infanzia; V. 3 N. 4 (1998); 124-129Clinical Styles. The Journal on the vicissitudes of childhood; Vol. 3 No. 4 (1998); 124-129Styles de la Clinique. Revue sur les vicissitudes de l'enfance; Vol. 3 No 4 (1998); 124-129Estilos de la Clínica. Revista sobre las vicisitudes de la infancia; Vol. 3 Núm. 4 (1998); 124-1291981-16241415-7128reponame:Estilos da Clínica (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/estic/article/view/60759/63808Jardim, Gisleneinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-02T04:06:05Zoai:revistas.usp.br:article/60759Revistahttps://www.revistas.usp.br/estic/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/estic/oairevistaestilosdaclinica@usp.br1981-16241415-7128opendoar:2020-09-02T04:06:05Estilos da Clínica (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv For the end of the dichotomies in the knowledge about the child
Pelo fim das dicotomias entre os saberes sobre a criança
title For the end of the dichotomies in the knowledge about the child
spellingShingle For the end of the dichotomies in the knowledge about the child
Jardim, Gislene
Escolarização
subjetividade
psicose
School education
subjectivity
psychosis
title_short For the end of the dichotomies in the knowledge about the child
title_full For the end of the dichotomies in the knowledge about the child
title_fullStr For the end of the dichotomies in the knowledge about the child
title_full_unstemmed For the end of the dichotomies in the knowledge about the child
title_sort For the end of the dichotomies in the knowledge about the child
author Jardim, Gislene
author_facet Jardim, Gislene
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Jardim, Gislene
dc.subject.por.fl_str_mv Escolarização
subjetividade
psicose
School education
subjectivity
psychosis
topic Escolarização
subjetividade
psicose
School education
subjectivity
psychosis
description Este artigo aborda alguns pontos referentes ao processo de escolarização de crianças. Partindo da teoria psicanalítica sobre a constituição do sujeito na criança, articula-se construção da subjetividade da criança neurótica e a presença de sintomas de ordem escolar, bem como articula-se a constituição subjetiva de crianças autistas e psicóticas e a exclusão escolar. Tendo como referência o trabalho da Pré-Escola Terapêutica Lugar de Vida, propõe-se a prática da interdisciplinaridade entre os profissionais da infância na abordagem dos problemas apresentados por uma criança.
publishDate 1998
dc.date.none.fl_str_mv 1998-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/60759
10.11606/issn.1981-1624.v3i4p124-129
url https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/60759
identifier_str_mv 10.11606/issn.1981-1624.v3i4p124-129
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/60759/63808
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Estilos da Clinica; v. 3 n. 4 (1998); 124-129
Estilos da Clinica; ##issue.vol## 3 ##issue.no## 4 (1998); 124-129
Stili della clinica. Rivista sui destini dell'infanzia; V. 3 N. 4 (1998); 124-129
Clinical Styles. The Journal on the vicissitudes of childhood; Vol. 3 No. 4 (1998); 124-129
Styles de la Clinique. Revue sur les vicissitudes de l'enfance; Vol. 3 No 4 (1998); 124-129
Estilos de la Clínica. Revista sobre las vicisitudes de la infancia; Vol. 3 Núm. 4 (1998); 124-129
1981-1624
1415-7128
reponame:Estilos da Clínica (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Estilos da Clínica (Online)
collection Estilos da Clínica (Online)
repository.name.fl_str_mv Estilos da Clínica (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revistaestilosdaclinica@usp.br
_version_ 1797067493937774592