For the end of the dichotomies in the knowledge about the child
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1998 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estilos da Clínica (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/60759 |
Resumo: | Este artigo aborda alguns pontos referentes ao processo de escolarização de crianças. Partindo da teoria psicanalítica sobre a constituição do sujeito na criança, articula-se construção da subjetividade da criança neurótica e a presença de sintomas de ordem escolar, bem como articula-se a constituição subjetiva de crianças autistas e psicóticas e a exclusão escolar. Tendo como referência o trabalho da Pré-Escola Terapêutica Lugar de Vida, propõe-se a prática da interdisciplinaridade entre os profissionais da infância na abordagem dos problemas apresentados por uma criança. |
id |
USP-67_792877771cda3a7947fc6905255936cd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/60759 |
network_acronym_str |
USP-67 |
network_name_str |
Estilos da Clínica (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
For the end of the dichotomies in the knowledge about the childPelo fim das dicotomias entre os saberes sobre a criançaEscolarizaçãosubjetividadepsicoseSchool educationsubjectivitypsychosisEste artigo aborda alguns pontos referentes ao processo de escolarização de crianças. Partindo da teoria psicanalítica sobre a constituição do sujeito na criança, articula-se construção da subjetividade da criança neurótica e a presença de sintomas de ordem escolar, bem como articula-se a constituição subjetiva de crianças autistas e psicóticas e a exclusão escolar. Tendo como referência o trabalho da Pré-Escola Terapêutica Lugar de Vida, propõe-se a prática da interdisciplinaridade entre os profissionais da infância na abordagem dos problemas apresentados por uma criança.This article discusses some aspects regarding the educational process of children. According to the psychoanalytic theory on the constitution of the subject in the child, the article discusses the construction of the subjectivity of the neurotic child and the scholar symptoms, as well of autistic and psychotic children and their scholar outcast. The work at the Pré-Escola Terapêutica Lugar de Vida is a reference mark that leads to the proposition of the interdisciplinary approach to the child problems among the professionals concerned.Universidade de São Paulo1998-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/estic/article/view/6075910.11606/issn.1981-1624.v3i4p124-129Estilos da Clinica; v. 3 n. 4 (1998); 124-129Estilos da Clinica; ##issue.vol## 3 ##issue.no## 4 (1998); 124-129Stili della clinica. Rivista sui destini dell'infanzia; V. 3 N. 4 (1998); 124-129Clinical Styles. The Journal on the vicissitudes of childhood; Vol. 3 No. 4 (1998); 124-129Styles de la Clinique. Revue sur les vicissitudes de l'enfance; Vol. 3 No 4 (1998); 124-129Estilos de la Clínica. Revista sobre las vicisitudes de la infancia; Vol. 3 Núm. 4 (1998); 124-1291981-16241415-7128reponame:Estilos da Clínica (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/estic/article/view/60759/63808Jardim, Gisleneinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-02T04:06:05Zoai:revistas.usp.br:article/60759Revistahttps://www.revistas.usp.br/estic/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/estic/oairevistaestilosdaclinica@usp.br1981-16241415-7128opendoar:2020-09-02T04:06:05Estilos da Clínica (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
For the end of the dichotomies in the knowledge about the child Pelo fim das dicotomias entre os saberes sobre a criança |
title |
For the end of the dichotomies in the knowledge about the child |
spellingShingle |
For the end of the dichotomies in the knowledge about the child Jardim, Gislene Escolarização subjetividade psicose School education subjectivity psychosis |
title_short |
For the end of the dichotomies in the knowledge about the child |
title_full |
For the end of the dichotomies in the knowledge about the child |
title_fullStr |
For the end of the dichotomies in the knowledge about the child |
title_full_unstemmed |
For the end of the dichotomies in the knowledge about the child |
title_sort |
For the end of the dichotomies in the knowledge about the child |
author |
Jardim, Gislene |
author_facet |
Jardim, Gislene |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jardim, Gislene |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escolarização subjetividade psicose School education subjectivity psychosis |
topic |
Escolarização subjetividade psicose School education subjectivity psychosis |
description |
Este artigo aborda alguns pontos referentes ao processo de escolarização de crianças. Partindo da teoria psicanalítica sobre a constituição do sujeito na criança, articula-se construção da subjetividade da criança neurótica e a presença de sintomas de ordem escolar, bem como articula-se a constituição subjetiva de crianças autistas e psicóticas e a exclusão escolar. Tendo como referência o trabalho da Pré-Escola Terapêutica Lugar de Vida, propõe-se a prática da interdisciplinaridade entre os profissionais da infância na abordagem dos problemas apresentados por uma criança. |
publishDate |
1998 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1998-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/60759 10.11606/issn.1981-1624.v3i4p124-129 |
url |
https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/60759 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.1981-1624.v3i4p124-129 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/60759/63808 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Estilos da Clinica; v. 3 n. 4 (1998); 124-129 Estilos da Clinica; ##issue.vol## 3 ##issue.no## 4 (1998); 124-129 Stili della clinica. Rivista sui destini dell'infanzia; V. 3 N. 4 (1998); 124-129 Clinical Styles. The Journal on the vicissitudes of childhood; Vol. 3 No. 4 (1998); 124-129 Styles de la Clinique. Revue sur les vicissitudes de l'enfance; Vol. 3 No 4 (1998); 124-129 Estilos de la Clínica. Revista sobre las vicisitudes de la infancia; Vol. 3 Núm. 4 (1998); 124-129 1981-1624 1415-7128 reponame:Estilos da Clínica (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Estilos da Clínica (Online) |
collection |
Estilos da Clínica (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Estilos da Clínica (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaestilosdaclinica@usp.br |
_version_ |
1797067493937774592 |