Amour pédagogique et romance scolaire: nouvelles réflexions sur la psychologie du lycéen:

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Lorenna Pinheiro
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Santos, Patrícia Lavinas, Lima, Maria Celina Peixoto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estilos da Clínica (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/199398
Resumo: O presente artigo aborda a questão da educação de jovens frente aos impasses relativos à transmissão no encontro entre gerações. Apontamos a necessidade de considerarmos a relação transferencial que se estebelece entre professores e alunoscomo vetor necessário para a construção de uma certa relação com o saber, somente possível pelo amor que o professor dirige ao conhecimento e aos próprios alunos – o amor pedagógico. Seguindo nessa mesma direção, propomos aconstrução de um Romance Escolar como saída possível frente ao fracasso do projeto educacional contemporâneo,uma vez que possiblita ao jovem uma construção ficcional de si e do mundo, permitindo-lhe conferir novos sentidos à vida, ao saber e à própria experiência escolar, na esteira do que lhe foi deixado como legado pela tradição transmitida pelas gerações que o precederam.
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spelling Amour pédagogique et romance scolaire: nouvelles réflexions sur la psychologie du lycéen: O amor pedagógico e o romance escolar: outras reflexões sobre a psicologia do colegial: Pedagogical love and school romance: new reflections on high school psychology: Amor pedagógico y romance escolar: nuevas reflexiones sobre la psicología de la escuela secundaria: psychoanalysiseducationyouthpedagogical loveschool romancepsicoanálisiseducaciónjuventudamor pedagógicoromance escolarpsicanáliseeducaçãojuventudeamor pedagógicoromance escolarpsychanalyseéducationjeunesseamour pédagogiqueromance scolaireO presente artigo aborda a questão da educação de jovens frente aos impasses relativos à transmissão no encontro entre gerações. Apontamos a necessidade de considerarmos a relação transferencial que se estebelece entre professores e alunoscomo vetor necessário para a construção de uma certa relação com o saber, somente possível pelo amor que o professor dirige ao conhecimento e aos próprios alunos – o amor pedagógico. Seguindo nessa mesma direção, propomos aconstrução de um Romance Escolar como saída possível frente ao fracasso do projeto educacional contemporâneo,uma vez que possiblita ao jovem uma construção ficcional de si e do mundo, permitindo-lhe conferir novos sentidos à vida, ao saber e à própria experiência escolar, na esteira do que lhe foi deixado como legado pela tradição transmitida pelas gerações que o precederam.Cet article aborde la question de l'éducation des jeunes au regard des impasses liées à la transmission dans la rencontre entre les générations. Nous soulignons la nécessité de considérer la relation transférentielle qui s'établit entre les enseignants et les élèves comme un vecteur nécessaire à la transmission d'un certain rapport au savoir, uniquement possible grâce à l'amour que l'enseignant porte au savoir et aux élèves eux-mêmes - pédagogique l'amour. Dans le même sens, nous proposons la construction d'un roman scolaire comme une issue possible face à l'échec du projet éducatif contemporain, car il permet aux jeunes de faire une construction fictive d'eux-mêmes et du monde, ce qui leur permet donner un nouveau sens à la vie, à savoir et à l'expérience scolaire elle-même, dans le sillage de ce qui a été laissé en héritage par la tradition des générations qui la précèdent. Mots-clés: psychanalyse; éducation; jeunesse; amour pédagogique; romance scolaire.Este artículo aborda el tema de la educación de los jóvenes ante los impasses relacionados con la transmisión en el encuentro entre generaciones. Señalamos la necesidad de considerar la relación transferencial que se establece entre docentes y alumnos como un vector necesario para la transmisión de una determinada relación con el saber, solo posible por el amor que el docente dirige al saber y a los propios alumnos –el amor pedagógico. Siguiendo en la misma dirección, proponemos la construcción de un Romance Escolar como una salida posible ante el fracaso del proyecto educativo contemporáneo, ya que permite a los jóvenes hacer una construcción ficcional de sí mismos y del mundo, lo que les permite dar nuevos significados a la vida, al saber ya la propia experiencia escolar, a raíz de lo que dejó como legado la tradición de las generaciones que la preceden.This article addresses the issue of youth education in view of the impasses related to transmission in the encounter between generations. We point out the need to consider the transferential relationship between teachers and students as a necessary vector for the transmission of a certain relationship with knowledge, only possible for the love that the teacher directs to knowledge and to the students themselves - pedagogical love. Following in the same direction, we propose the construction of a School Romance as a possible way out in the face of the failure of the contemporary educational project, since it enables young people to make a fictional construction of themselves and of the world, which allows them to give new meanings to life, to know and to the school experience itself, in the wake of what was left as a legacy by the tradition of the generations that precede them.Universidade de São Paulo2023-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/estic/article/view/19939810.11606/issn.1981-1624.v28i1p1-12Estilos da Clinica; v. 28 n. 1 (2023); 1-12Estilos da Clinica; 巻 28 号 1 (2023); 1-12Styles de la Clinique. Revue sur les vicissitudes de l'enfance; Vol. 28 No 1 (2023); 1-12Clinical Styles. The Journal on the vicissitudes of childhood; Vol. 28 No. 1 (2023); 1-12Stili della clinica. 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