A escrita e a psicose na criança: uma proposta de tratamento
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estilos da Clínica (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/46036 |
Resumo: | A clínica com crianças com graves comprometimentos psíquicos põe à prova a hipótese de que a posição da criança frente à castração - e frente à linguagem - determina o modo como ela se relaciona com o conhecimento e, em especial, com a escrita. Esse artigo apresenta a fundamentação teórica e recortes clínicos do trabalho desenvolvido no Grupo da Escrita, criado em 2002 no Lugar de Vida. De natureza interdisciplinar, o trabalho no grupo tem como objetivo oferecer atividades variadas de leitura e escrita que coloquem em ação a organização cognitiva das crianças como uma possibilidade de reordenação do campo simbólico. |
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A escrita e a psicose na criança: uma proposta de tratamentoLa escritura y la psicosis en los niños: una propuesta de tratamientoWriting and psychosis in childhood: a treatment proposalescritapsicanálisepsicoseautismotratamentowritingpsychoanalisispsychosisautismtreatmentescriturapsicoanálisisautismopsicosistratamientoA clínica com crianças com graves comprometimentos psíquicos põe à prova a hipótese de que a posição da criança frente à castração - e frente à linguagem - determina o modo como ela se relaciona com o conhecimento e, em especial, com a escrita. Esse artigo apresenta a fundamentação teórica e recortes clínicos do trabalho desenvolvido no Grupo da Escrita, criado em 2002 no Lugar de Vida. De natureza interdisciplinar, o trabalho no grupo tem como objetivo oferecer atividades variadas de leitura e escrita que coloquem em ação a organização cognitiva das crianças como uma possibilidade de reordenação do campo simbólico.La clínica con niños con serios comprometimentos psíquicos da muestras del supuesto de que la posición del niño frente a castración - y frente a la lengua - no es sin efecto para la manera como se relaciona con el conocimiento y, en especial con la escritura. Este artículo presenta los fundamentos teóricos e fragmentos clínicos del trabajo del "Grupo da Escrita", creado en 2002 en el Lugar de Vida. El trabajo tiene como objetivo a ofrecer actividades variadas de la lectura y de la escritura que pueden poner en la acción la organización cognitiva de los niños como posibilidad de ordenanza del campo simbólico.The treatment of children with severe psychological problems tests the hypothesis that their position front castration - linked to language - determines the way that they relate to general learning and writing skills. This article presents the theoretical foundation and clinical observations of the work developed by the Writing Group, created in 2002 at Lugar de Vida. Based on a multi-disciplinary approach, the group's objective is to offer activities linked to reading and writing, which set in motion children's cognitive skills in order to reorganize their symbolic field.Universidade de São Paulo2008-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/estic/article/view/4603610.11606/issn.1981-1624.v13i25p138-153Estilos da Clinica; v. 13 n. 25 (2008): Dossiê: Escritas II; 138-153Estilos da Clinica; ##issue.vol## 13 ##issue.no## 25 (2008): Dossiê: Escritas II; 138-153Stili della clinica. Rivista sui destini dell'infanzia; V. 13 N. 25 (2008): Dossiê: Escritas II; 138-153Clinical Styles. The Journal on the vicissitudes of childhood; Vol. 13 No. 25 (2008): Dossiê: Escritas II; 138-153Styles de la Clinique. Revue sur les vicissitudes de l'enfance; Vol. 13 No 25 (2008): Dossiê: Escritas II; 138-153Estilos de la Clínica. Revista sobre las vicisitudes de la infancia; Vol. 13 Núm. 25 (2008): Dossiê: Escritas II; 138-1531981-16241415-7128reponame:Estilos da Clínica (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/estic/article/view/46036/49661Lerner, Ana Beatriz Coutinhoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-02T04:01:36Zoai:revistas.usp.br:article/46036Revistahttps://www.revistas.usp.br/estic/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/estic/oairevistaestilosdaclinica@usp.br1981-16241415-7128opendoar:2020-09-02T04:01:36Estilos da Clínica (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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