Automutilações na adolescência e suas narrativas em contexto escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Lorena da Silva
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Teixeira, Leônia Cavalcante
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estilos da Clínica (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/155461
Resumo: The article aims to discuss self - mutilation and its narratives by adolescents in a school context. It is a research that involves psychoanalysis and the field of education as a possible work of the institutional clinic. From the case studies of a private school in Fortaleza, the following aspects are discussed: self-harm and effects in school, socio-familial conflicts and adolescents subjectivation process. It is concluded that from a qualified listening in the school it is possible to give voice to the adolescents so that they can produce a knowledge about themselves, and in their way to sustain their malaise.
id USP-67_bcbd0a8f8fb00e30886953cad41751fd
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/155461
network_acronym_str USP-67
network_name_str Estilos da Clínica (Online)
repository_id_str
spelling Automutilações na adolescência e suas narrativas em contexto escolarSelf-mutilation in adolescence and its narratives in school contextAutomutilaciones en la adolescencia y sus narrativas en contexto escolarAUTOMOBILES À L'ADOLESCENCE ET SES NARRATIFS DANS UN CONTEXTE SCOLAIREAUTOMOBILI IN ADOLESCENZA E SUOI ​​NARRATI NEL CONTESTO SCOLASTICOself-mutilationadolescenceschoolpsychoanalysisautomutilaciónadolescenciaescuelapsicoanálisisautomutilaçãoadolescênciaescolapsicanáliseThe article aims to discuss self - mutilation and its narratives by adolescents in a school context. It is a research that involves psychoanalysis and the field of education as a possible work of the institutional clinic. From the case studies of a private school in Fortaleza, the following aspects are discussed: self-harm and effects in school, socio-familial conflicts and adolescents subjectivation process. It is concluded that from a qualified listening in the school it is possible to give voice to the adolescents so that they can produce a knowledge about themselves, and in their way to sustain their malaise.El artículo tiene por objetivo discutir la automutilación y sus narrativas por adolescentes en contexto escolar. Se trata de una investigación que involucra el psicoanálisis y el campo de la educación, como un trabajo posible de la clínica institucional. A partir de estudios de casos de una escuela privada en Fortaleza, se discuten los siguientes aspectos: autolesión y los efectos en la escuela, conflictos socio-familiares y proceso de subjetivación adolescente. Se concluye que a partir de una escucha cualificada en la escuela es posible dar voz a los adolescentes para que puedan producir un saber sobre sí, ya su modo sostener su malestar.O artigo tem por objetivo discutir a automutilação e suas narrativas por adolescentes em contexto escolar. Trata-se de uma pesquisa que envolve a psicanálise e o campo da educação, como um trabalho possível da clínica institucional. A partir de estudos de casos de uma escola privada em Fortaleza, são discutidos os seguintes aspectos: autolesão e os efeitos na escola, conflitos socio-familiares e processo de subjetivação adolescente. Conclui-se que a partir de uma escuta qualificada na escola é possível dar voz aos adolescentes para que possam produzir um saber sobre si, e ao seu modo sustentar seu mal estar.Universidade de São Paulo2019-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/estic/article/view/15546110.11606/issn.1981-1624.v24i2p291-303Estilos da Clinica; v. 24 n. 2 (2019): Sándor Ferenczi e a criança nos adultos; 291-303Estilos da Clinica; ##issue.vol## 24 ##issue.no## 2 (2019): Sándor Ferenczi e a criança nos adultos; 291-303Stili della clinica. Rivista sui destini dell'infanzia; V. 24 N. 2 (2019): Sándor Ferenczi e a criança nos adultos; 291-303Clinical Styles. The Journal on the vicissitudes of childhood; Vol. 24 No. 2 (2019): Sándor Ferenczi e a criança nos adultos; 291-303Styles de la Clinique. Revue sur les vicissitudes de l'enfance; Vol. 24 No 2 (2019): Sándor Ferenczi et l'enfant chez les adultes; 291-303Estilos de la Clínica. Revista sobre las vicisitudes de la infancia; Vol. 24 Núm. 2 (2019): Sándor Ferenczi y el niño en los adultos; 291-3031981-16241415-7128reponame:Estilos da Clínica (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/estic/article/view/155461/156569Lopes, Lorena da SilvaTeixeira, Leônia Cavalcanteinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-02T03:56:20Zoai:revistas.usp.br:article/155461Revistahttps://www.revistas.usp.br/estic/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/estic/oairevistaestilosdaclinica@usp.br1981-16241415-7128opendoar:2020-09-02T03:56:20Estilos da Clínica (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Automutilações na adolescência e suas narrativas em contexto escolar
Self-mutilation in adolescence and its narratives in school context
Automutilaciones en la adolescencia y sus narrativas en contexto escolar
AUTOMOBILES À L'ADOLESCENCE ET SES NARRATIFS DANS UN CONTEXTE SCOLAIRE
AUTOMOBILI IN ADOLESCENZA E SUOI ​​NARRATI NEL CONTESTO SCOLASTICO
title Automutilações na adolescência e suas narrativas em contexto escolar
spellingShingle Automutilações na adolescência e suas narrativas em contexto escolar
Lopes, Lorena da Silva
self-mutilation
adolescence
school
psychoanalysis
automutilación
adolescencia
escuela
psicoanálisis
automutilação
adolescência
escola
psicanálise
title_short Automutilações na adolescência e suas narrativas em contexto escolar
title_full Automutilações na adolescência e suas narrativas em contexto escolar
title_fullStr Automutilações na adolescência e suas narrativas em contexto escolar
title_full_unstemmed Automutilações na adolescência e suas narrativas em contexto escolar
title_sort Automutilações na adolescência e suas narrativas em contexto escolar
author Lopes, Lorena da Silva
author_facet Lopes, Lorena da Silva
Teixeira, Leônia Cavalcante
author_role author
author2 Teixeira, Leônia Cavalcante
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Lorena da Silva
Teixeira, Leônia Cavalcante
dc.subject.por.fl_str_mv self-mutilation
adolescence
school
psychoanalysis
automutilación
adolescencia
escuela
psicoanálisis
automutilação
adolescência
escola
psicanálise
topic self-mutilation
adolescence
school
psychoanalysis
automutilación
adolescencia
escuela
psicoanálisis
automutilação
adolescência
escola
psicanálise
description The article aims to discuss self - mutilation and its narratives by adolescents in a school context. It is a research that involves psychoanalysis and the field of education as a possible work of the institutional clinic. From the case studies of a private school in Fortaleza, the following aspects are discussed: self-harm and effects in school, socio-familial conflicts and adolescents subjectivation process. It is concluded that from a qualified listening in the school it is possible to give voice to the adolescents so that they can produce a knowledge about themselves, and in their way to sustain their malaise.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/155461
10.11606/issn.1981-1624.v24i2p291-303
url https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/155461
identifier_str_mv 10.11606/issn.1981-1624.v24i2p291-303
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/155461/156569
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Estilos da Clinica; v. 24 n. 2 (2019): Sándor Ferenczi e a criança nos adultos; 291-303
Estilos da Clinica; ##issue.vol## 24 ##issue.no## 2 (2019): Sándor Ferenczi e a criança nos adultos; 291-303
Stili della clinica. Rivista sui destini dell'infanzia; V. 24 N. 2 (2019): Sándor Ferenczi e a criança nos adultos; 291-303
Clinical Styles. The Journal on the vicissitudes of childhood; Vol. 24 No. 2 (2019): Sándor Ferenczi e a criança nos adultos; 291-303
Styles de la Clinique. Revue sur les vicissitudes de l'enfance; Vol. 24 No 2 (2019): Sándor Ferenczi et l'enfant chez les adultes; 291-303
Estilos de la Clínica. Revista sobre las vicisitudes de la infancia; Vol. 24 Núm. 2 (2019): Sándor Ferenczi y el niño en los adultos; 291-303
1981-1624
1415-7128
reponame:Estilos da Clínica (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Estilos da Clínica (Online)
collection Estilos da Clínica (Online)
repository.name.fl_str_mv Estilos da Clínica (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revistaestilosdaclinica@usp.br
_version_ 1797067496304410624