Sofrimento psíquico e trabalho em tempos de pandemia: uma intervenção clínica com educadores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, Marta Rezende
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Demantova, Aline Gonçalves, Silva, Gabriel Ventura Lara e, Alves, Júlia Christo Davel, Honorio, Vitor Hugo Lara, Tannuri, Yasmin de Aguiar
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estilos da Clínica (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/178516
Resumo: Com base em um projeto de intervenção social clínica, fundamentado na psicanálise e dirigido ao atendimento de professores do ensino básico da rede municipal do Rio de Janeiro, são analisados neste artigo aspectos envolvidos em sua experiência subjetiva. É priorizada a questão de sua relação com a esfera do trabalho, tendo como foco central as ressonâncias psíquicas do confronto sofrido por eles com a situação da pandemia da Covid-19. Trata-se de abordar seu impacto na rotina das atividades de trabalho desses sujeitos, na área da Educação, já marcadas pela precariedade social, fonte de vulnerabilidade psíquica. O isolamento social imposto pela pandemia, aliado a outras consequências, evidenciou, e mesmo acentuou esse quadro, objeto de especial atenção na proposta clínica, cujas linhas mestras são brevemente trazidas no texto.
id USP-67_be1f473f40eb4981300eee88293203b2
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/178516
network_acronym_str USP-67
network_name_str Estilos da Clínica (Online)
repository_id_str
spelling Sofrimento psíquico e trabalho em tempos de pandemia: uma intervenção clínica com educadoresSouffrance et travail en temps de pandémie: une intervention clinique élargiee auprès des educateursSufrimiento y trabajo en tiempos de pandemia: una intervención clínica con educadoresSuffering and work in times of pandemic: an enlarged clinical intervention with educatorsPsychoanalysisWorkEducationSufferingPandemicPsicoanáliseTrabajoEducaciónSufrimientoPandemiaPsicanáliseTrabalhoEducaçãoSofrimentoPandemiaPsychanalyseTravailEducationSouffrancePandémieCom base em um projeto de intervenção social clínica, fundamentado na psicanálise e dirigido ao atendimento de professores do ensino básico da rede municipal do Rio de Janeiro, são analisados neste artigo aspectos envolvidos em sua experiência subjetiva. É priorizada a questão de sua relação com a esfera do trabalho, tendo como foco central as ressonâncias psíquicas do confronto sofrido por eles com a situação da pandemia da Covid-19. Trata-se de abordar seu impacto na rotina das atividades de trabalho desses sujeitos, na área da Educação, já marcadas pela precariedade social, fonte de vulnerabilidade psíquica. O isolamento social imposto pela pandemia, aliado a outras consequências, evidenciou, e mesmo acentuou esse quadro, objeto de especial atenção na proposta clínica, cujas linhas mestras são brevemente trazidas no texto.Basado en un proyecto de intervención social clínica, apoyado en la psicoanálisis y dirigido a la asistencia a profesores de la enseñanza de la red municipal en Rio de Janeiro, analizamos aspectos envueltos en su experiencia subjetiva. La cuestión de su relación con la esfera del trabajo es priorizada, habiendo como foco central las resonancias psíquicas del confronto que ellos sufren con la situación de la pandemia de Covid-19. Es cuestión de abordar su impacto en la rutina de las actividades de trabajo de esos sujetos, en el área de la Educación, ya marcadas por la precariedad social, fuente de vulnerabilidad psíquica. El aislamiento social impuesto por la pandemia ha evidenciado tal cuadro, objeto de atención en la propuesta clínica, cuyas líneas maestras están brevemente expuestas en el texto.En tenant comme base un projet d’intervention social clinique, en ayant comme fondement la psychanalyse, projet consacré au soin de professeurs de l’enseignement assuré par le reseau municipal de Rio de Janeiro, dans cet article des aspects liés à leur expérience subjective seront analysés.  La question de leur relation avec le champs du travail sera privilegiée dont l’axe central sont les ressonances psychiques de la confrontation de ces sujets avec la pandémie du Covid 19. Il s’agit d’aborder son impact sur leur quotidien de travail, dans le champs de l’Education, déjà marqué par la precarité social, source de vulnérabilité psychique. L’isolement social, imposé par la pandémie a evidentié et a aussi acentué ce cadre, objet d’attention dans la proposition clinique dont les grandes lignes sont syntétiquement presentées dans ce texte.Based on a project of social clinical intervention, founded on psychoanalysis and addressed to the assistance of teachers of basic education in the local network in Rio de Janeiro, we examine in this article some features involved in their subjective experience. The issue of their relation to the sphere of work is prioritized, having as a central focus the psychic resonances of the confrontation they endured in the situation of Covid-19 pandemic. It’s a matter of approaching its impact on the routine of work of these individuals in the area of education, already marked by social precariousness, source of psychic vulnerability. The social isolation imposed by the pandemic highlighted and even reinforced such picture, object of attention in the clinical proposition whose guidelines are briefly developed in the text.Universidade de São Paulo2021-04-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/estic/article/view/17851610.11606/issn.1981-1624.v26i1p44-57Estilos da Clinica; v. 26 n. 1 (2021): Outra clínica, outra escola: psicanálise e educação em tempos de pandemia ; 44-57Estilos da Clinica; ##issue.vol## 26 ##issue.no## 1 (2021): Outra clínica, outra escola: psicanálise e educação em tempos de pandemia ; 44-57Stili della clinica. Rivista sui destini dell'infanzia; V. 26 N. 1 (2021): Outra clínica, outra escola: psicanálise e educação em tempos de pandemia ; 44-57Clinical Styles. The Journal on the vicissitudes of childhood; Vol. 26 No. 1 (2021): Other clinic, another school: psychoanalysis and education in times of pandemic; 44-57Styles de la Clinique. Revue sur les vicissitudes de l'enfance; Vol. 26 No 1 (2021): Une autre clinique, une autre école: psychanalyse et éducation en période de pandémie; 44-57Estilos de la Clínica. Revista sobre las vicisitudes de la infancia; Vol. 26 Núm. 1 (2021): Otra clínica, otra escuela: psicoanálisis y educación en tiempos de pandemia; 44-571981-16241415-7128reponame:Estilos da Clínica (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/estic/article/view/178516/171211Copyright (c) 2021 Marta Rezende Cardoso, Gabriel Ventura Lara e Silva, Júlia Christo Davel Alves, Vitor Hugo Lara Honorio, Yasmin de Aguiar Tannuri, Aline Gonçalves Demantovahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCardoso, Marta RezendeDemantova, Aline Gonçalves Silva, Gabriel Ventura Lara e Alves, Júlia Christo Davel Honorio, Vitor Hugo LaraTannuri, Yasmin de Aguiar 2021-08-29T23:46:19Zoai:revistas.usp.br:article/178516Revistahttps://www.revistas.usp.br/estic/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/estic/oairevistaestilosdaclinica@usp.br1981-16241415-7128opendoar:2021-08-29T23:46:19Estilos da Clínica (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Sofrimento psíquico e trabalho em tempos de pandemia: uma intervenção clínica com educadores
Souffrance et travail en temps de pandémie: une intervention clinique élargiee auprès des educateurs
Sufrimiento y trabajo en tiempos de pandemia: una intervención clínica con educadores
Suffering and work in times of pandemic: an enlarged clinical intervention with educators
title Sofrimento psíquico e trabalho em tempos de pandemia: uma intervenção clínica com educadores
spellingShingle Sofrimento psíquico e trabalho em tempos de pandemia: uma intervenção clínica com educadores
Cardoso, Marta Rezende
Psychoanalysis
Work
Education
Suffering
Pandemic
Psicoanálise
Trabajo
Educación
Sufrimiento
Pandemia
Psicanálise
Trabalho
Educação
Sofrimento
Pandemia
Psychanalyse
Travail
Education
Souffrance
Pandémie
title_short Sofrimento psíquico e trabalho em tempos de pandemia: uma intervenção clínica com educadores
title_full Sofrimento psíquico e trabalho em tempos de pandemia: uma intervenção clínica com educadores
title_fullStr Sofrimento psíquico e trabalho em tempos de pandemia: uma intervenção clínica com educadores
title_full_unstemmed Sofrimento psíquico e trabalho em tempos de pandemia: uma intervenção clínica com educadores
title_sort Sofrimento psíquico e trabalho em tempos de pandemia: uma intervenção clínica com educadores
author Cardoso, Marta Rezende
author_facet Cardoso, Marta Rezende
Demantova, Aline Gonçalves
Silva, Gabriel Ventura Lara e
Alves, Júlia Christo Davel
Honorio, Vitor Hugo Lara
Tannuri, Yasmin de Aguiar
author_role author
author2 Demantova, Aline Gonçalves
Silva, Gabriel Ventura Lara e
Alves, Júlia Christo Davel
Honorio, Vitor Hugo Lara
Tannuri, Yasmin de Aguiar
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardoso, Marta Rezende
Demantova, Aline Gonçalves
Silva, Gabriel Ventura Lara e
Alves, Júlia Christo Davel
Honorio, Vitor Hugo Lara
Tannuri, Yasmin de Aguiar
dc.subject.por.fl_str_mv Psychoanalysis
Work
Education
Suffering
Pandemic
Psicoanálise
Trabajo
Educación
Sufrimiento
Pandemia
Psicanálise
Trabalho
Educação
Sofrimento
Pandemia
Psychanalyse
Travail
Education
Souffrance
Pandémie
topic Psychoanalysis
Work
Education
Suffering
Pandemic
Psicoanálise
Trabajo
Educación
Sufrimiento
Pandemia
Psicanálise
Trabalho
Educação
Sofrimento
Pandemia
Psychanalyse
Travail
Education
Souffrance
Pandémie
description Com base em um projeto de intervenção social clínica, fundamentado na psicanálise e dirigido ao atendimento de professores do ensino básico da rede municipal do Rio de Janeiro, são analisados neste artigo aspectos envolvidos em sua experiência subjetiva. É priorizada a questão de sua relação com a esfera do trabalho, tendo como foco central as ressonâncias psíquicas do confronto sofrido por eles com a situação da pandemia da Covid-19. Trata-se de abordar seu impacto na rotina das atividades de trabalho desses sujeitos, na área da Educação, já marcadas pela precariedade social, fonte de vulnerabilidade psíquica. O isolamento social imposto pela pandemia, aliado a outras consequências, evidenciou, e mesmo acentuou esse quadro, objeto de especial atenção na proposta clínica, cujas linhas mestras são brevemente trazidas no texto.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/178516
10.11606/issn.1981-1624.v26i1p44-57
url https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/178516
identifier_str_mv 10.11606/issn.1981-1624.v26i1p44-57
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/178516/171211
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Estilos da Clinica; v. 26 n. 1 (2021): Outra clínica, outra escola: psicanálise e educação em tempos de pandemia ; 44-57
Estilos da Clinica; ##issue.vol## 26 ##issue.no## 1 (2021): Outra clínica, outra escola: psicanálise e educação em tempos de pandemia ; 44-57
Stili della clinica. Rivista sui destini dell'infanzia; V. 26 N. 1 (2021): Outra clínica, outra escola: psicanálise e educação em tempos de pandemia ; 44-57
Clinical Styles. The Journal on the vicissitudes of childhood; Vol. 26 No. 1 (2021): Other clinic, another school: psychoanalysis and education in times of pandemic; 44-57
Styles de la Clinique. Revue sur les vicissitudes de l'enfance; Vol. 26 No 1 (2021): Une autre clinique, une autre école: psychanalyse et éducation en période de pandémie; 44-57
Estilos de la Clínica. Revista sobre las vicisitudes de la infancia; Vol. 26 Núm. 1 (2021): Otra clínica, otra escuela: psicoanálisis y educación en tiempos de pandemia; 44-57
1981-1624
1415-7128
reponame:Estilos da Clínica (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Estilos da Clínica (Online)
collection Estilos da Clínica (Online)
repository.name.fl_str_mv Estilos da Clínica (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revistaestilosdaclinica@usp.br
_version_ 1797067497040510976