Sofrimento psíquico e trabalho em tempos de pandemia: uma intervenção clínica com educadores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estilos da Clínica (Online) |
DOI: | 10.11606/issn.1981-1624.v26i1p44-57 |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/178516 |
Resumo: | Com base em um projeto de intervenção social clínica, fundamentado na psicanálise e dirigido ao atendimento de professores do ensino básico da rede municipal do Rio de Janeiro, são analisados neste artigo aspectos envolvidos em sua experiência subjetiva. É priorizada a questão de sua relação com a esfera do trabalho, tendo como foco central as ressonâncias psíquicas do confronto sofrido por eles com a situação da pandemia da Covid-19. Trata-se de abordar seu impacto na rotina das atividades de trabalho desses sujeitos, na área da Educação, já marcadas pela precariedade social, fonte de vulnerabilidade psíquica. O isolamento social imposto pela pandemia, aliado a outras consequências, evidenciou, e mesmo acentuou esse quadro, objeto de especial atenção na proposta clínica, cujas linhas mestras são brevemente trazidas no texto. |
id |
USP-67_be1f473f40eb4981300eee88293203b2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/178516 |
network_acronym_str |
USP-67 |
network_name_str |
Estilos da Clínica (Online) |
spelling |
Sofrimento psíquico e trabalho em tempos de pandemia: uma intervenção clínica com educadoresSouffrance et travail en temps de pandémie: une intervention clinique élargiee auprès des educateursSufrimiento y trabajo en tiempos de pandemia: una intervención clínica con educadoresSuffering and work in times of pandemic: an enlarged clinical intervention with educatorsPsychoanalysisWorkEducationSufferingPandemicPsicoanáliseTrabajoEducaciónSufrimientoPandemiaPsicanáliseTrabalhoEducaçãoSofrimentoPandemiaPsychanalyseTravailEducationSouffrancePandémieCom base em um projeto de intervenção social clínica, fundamentado na psicanálise e dirigido ao atendimento de professores do ensino básico da rede municipal do Rio de Janeiro, são analisados neste artigo aspectos envolvidos em sua experiência subjetiva. É priorizada a questão de sua relação com a esfera do trabalho, tendo como foco central as ressonâncias psíquicas do confronto sofrido por eles com a situação da pandemia da Covid-19. Trata-se de abordar seu impacto na rotina das atividades de trabalho desses sujeitos, na área da Educação, já marcadas pela precariedade social, fonte de vulnerabilidade psíquica. O isolamento social imposto pela pandemia, aliado a outras consequências, evidenciou, e mesmo acentuou esse quadro, objeto de especial atenção na proposta clínica, cujas linhas mestras são brevemente trazidas no texto.Basado en un proyecto de intervención social clínica, apoyado en la psicoanálisis y dirigido a la asistencia a profesores de la enseñanza de la red municipal en Rio de Janeiro, analizamos aspectos envueltos en su experiencia subjetiva. La cuestión de su relación con la esfera del trabajo es priorizada, habiendo como foco central las resonancias psíquicas del confronto que ellos sufren con la situación de la pandemia de Covid-19. Es cuestión de abordar su impacto en la rutina de las actividades de trabajo de esos sujetos, en el área de la Educación, ya marcadas por la precariedad social, fuente de vulnerabilidad psíquica. El aislamiento social impuesto por la pandemia ha evidenciado tal cuadro, objeto de atención en la propuesta clínica, cuyas líneas maestras están brevemente expuestas en el texto.En tenant comme base un projet d’intervention social clinique, en ayant comme fondement la psychanalyse, projet consacré au soin de professeurs de l’enseignement assuré par le reseau municipal de Rio de Janeiro, dans cet article des aspects liés à leur expérience subjective seront analysés. La question de leur relation avec le champs du travail sera privilegiée dont l’axe central sont les ressonances psychiques de la confrontation de ces sujets avec la pandémie du Covid 19. Il s’agit d’aborder son impact sur leur quotidien de travail, dans le champs de l’Education, déjà marqué par la precarité social, source de vulnérabilité psychique. L’isolement social, imposé par la pandémie a evidentié et a aussi acentué ce cadre, objet d’attention dans la proposition clinique dont les grandes lignes sont syntétiquement presentées dans ce texte.Based on a project of social clinical intervention, founded on psychoanalysis and addressed to the assistance of teachers of basic education in the local network in Rio de Janeiro, we examine in this article some features involved in their subjective experience. The issue of their relation to the sphere of work is prioritized, having as a central focus the psychic resonances of the confrontation they endured in the situation of Covid-19 pandemic. It’s a matter of approaching its impact on the routine of work of these individuals in the area of education, already marked by social precariousness, source of psychic vulnerability. The social isolation imposed by the pandemic highlighted and even reinforced such picture, object of attention in the clinical proposition whose guidelines are briefly developed in the text.Universidade de São Paulo2021-04-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/estic/article/view/17851610.11606/issn.1981-1624.v26i1p44-57Estilos da Clinica; v. 26 n. 1 (2021): Outra clínica, outra escola: psicanálise e educação em tempos de pandemia ; 44-57Estilos da Clinica; ##issue.vol## 26 ##issue.no## 1 (2021): Outra clínica, outra escola: psicanálise e educação em tempos de pandemia ; 44-57Stili della clinica. Rivista sui destini dell'infanzia; V. 26 N. 1 (2021): Outra clínica, outra escola: psicanálise e educação em tempos de pandemia ; 44-57Clinical Styles. The Journal on the vicissitudes of childhood; Vol. 26 No. 1 (2021): Other clinic, another school: psychoanalysis and education in times of pandemic; 44-57Styles de la Clinique. Revue sur les vicissitudes de l'enfance; Vol. 26 No 1 (2021): Une autre clinique, une autre école: psychanalyse et éducation en période de pandémie; 44-57Estilos de la Clínica. Revista sobre las vicisitudes de la infancia; Vol. 26 Núm. 1 (2021): Otra clínica, otra escuela: psicoanálisis y educación en tiempos de pandemia; 44-571981-16241415-7128reponame:Estilos da Clínica (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/estic/article/view/178516/171211Copyright (c) 2021 Marta Rezende Cardoso, Gabriel Ventura Lara e Silva, Júlia Christo Davel Alves, Vitor Hugo Lara Honorio, Yasmin de Aguiar Tannuri, Aline Gonçalves Demantovahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCardoso, Marta RezendeDemantova, Aline Gonçalves Silva, Gabriel Ventura Lara e Alves, Júlia Christo Davel Honorio, Vitor Hugo LaraTannuri, Yasmin de Aguiar 2021-08-29T23:46:19Zoai:revistas.usp.br:article/178516Revistahttps://www.revistas.usp.br/estic/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/estic/oairevistaestilosdaclinica@usp.br1981-16241415-7128opendoar:2021-08-29T23:46:19Estilos da Clínica (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Sofrimento psíquico e trabalho em tempos de pandemia: uma intervenção clínica com educadores Souffrance et travail en temps de pandémie: une intervention clinique élargiee auprès des educateurs Sufrimiento y trabajo en tiempos de pandemia: una intervención clínica con educadores Suffering and work in times of pandemic: an enlarged clinical intervention with educators |
title |
Sofrimento psíquico e trabalho em tempos de pandemia: uma intervenção clínica com educadores |
spellingShingle |
Sofrimento psíquico e trabalho em tempos de pandemia: uma intervenção clínica com educadores Sofrimento psíquico e trabalho em tempos de pandemia: uma intervenção clínica com educadores Cardoso, Marta Rezende Psychoanalysis Work Education Suffering Pandemic Psicoanálise Trabajo Educación Sufrimiento Pandemia Psicanálise Trabalho Educação Sofrimento Pandemia Psychanalyse Travail Education Souffrance Pandémie Cardoso, Marta Rezende Psychoanalysis Work Education Suffering Pandemic Psicoanálise Trabajo Educación Sufrimiento Pandemia Psicanálise Trabalho Educação Sofrimento Pandemia Psychanalyse Travail Education Souffrance Pandémie |
title_short |
Sofrimento psíquico e trabalho em tempos de pandemia: uma intervenção clínica com educadores |
title_full |
Sofrimento psíquico e trabalho em tempos de pandemia: uma intervenção clínica com educadores |
title_fullStr |
Sofrimento psíquico e trabalho em tempos de pandemia: uma intervenção clínica com educadores Sofrimento psíquico e trabalho em tempos de pandemia: uma intervenção clínica com educadores |
title_full_unstemmed |
Sofrimento psíquico e trabalho em tempos de pandemia: uma intervenção clínica com educadores Sofrimento psíquico e trabalho em tempos de pandemia: uma intervenção clínica com educadores |
title_sort |
Sofrimento psíquico e trabalho em tempos de pandemia: uma intervenção clínica com educadores |
author |
Cardoso, Marta Rezende |
author_facet |
Cardoso, Marta Rezende Cardoso, Marta Rezende Demantova, Aline Gonçalves Silva, Gabriel Ventura Lara e Alves, Júlia Christo Davel Honorio, Vitor Hugo Lara Tannuri, Yasmin de Aguiar Demantova, Aline Gonçalves Silva, Gabriel Ventura Lara e Alves, Júlia Christo Davel Honorio, Vitor Hugo Lara Tannuri, Yasmin de Aguiar |
author_role |
author |
author2 |
Demantova, Aline Gonçalves Silva, Gabriel Ventura Lara e Alves, Júlia Christo Davel Honorio, Vitor Hugo Lara Tannuri, Yasmin de Aguiar |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cardoso, Marta Rezende Demantova, Aline Gonçalves Silva, Gabriel Ventura Lara e Alves, Júlia Christo Davel Honorio, Vitor Hugo Lara Tannuri, Yasmin de Aguiar |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Psychoanalysis Work Education Suffering Pandemic Psicoanálise Trabajo Educación Sufrimiento Pandemia Psicanálise Trabalho Educação Sofrimento Pandemia Psychanalyse Travail Education Souffrance Pandémie |
topic |
Psychoanalysis Work Education Suffering Pandemic Psicoanálise Trabajo Educación Sufrimiento Pandemia Psicanálise Trabalho Educação Sofrimento Pandemia Psychanalyse Travail Education Souffrance Pandémie |
description |
Com base em um projeto de intervenção social clínica, fundamentado na psicanálise e dirigido ao atendimento de professores do ensino básico da rede municipal do Rio de Janeiro, são analisados neste artigo aspectos envolvidos em sua experiência subjetiva. É priorizada a questão de sua relação com a esfera do trabalho, tendo como foco central as ressonâncias psíquicas do confronto sofrido por eles com a situação da pandemia da Covid-19. Trata-se de abordar seu impacto na rotina das atividades de trabalho desses sujeitos, na área da Educação, já marcadas pela precariedade social, fonte de vulnerabilidade psíquica. O isolamento social imposto pela pandemia, aliado a outras consequências, evidenciou, e mesmo acentuou esse quadro, objeto de especial atenção na proposta clínica, cujas linhas mestras são brevemente trazidas no texto. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-04-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/178516 10.11606/issn.1981-1624.v26i1p44-57 |
url |
https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/178516 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.1981-1624.v26i1p44-57 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/178516/171211 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Estilos da Clinica; v. 26 n. 1 (2021): Outra clínica, outra escola: psicanálise e educação em tempos de pandemia ; 44-57 Estilos da Clinica; ##issue.vol## 26 ##issue.no## 1 (2021): Outra clínica, outra escola: psicanálise e educação em tempos de pandemia ; 44-57 Stili della clinica. Rivista sui destini dell'infanzia; V. 26 N. 1 (2021): Outra clínica, outra escola: psicanálise e educação em tempos de pandemia ; 44-57 Clinical Styles. The Journal on the vicissitudes of childhood; Vol. 26 No. 1 (2021): Other clinic, another school: psychoanalysis and education in times of pandemic; 44-57 Styles de la Clinique. Revue sur les vicissitudes de l'enfance; Vol. 26 No 1 (2021): Une autre clinique, une autre école: psychanalyse et éducation en période de pandémie; 44-57 Estilos de la Clínica. Revista sobre las vicisitudes de la infancia; Vol. 26 Núm. 1 (2021): Otra clínica, otra escuela: psicoanálisis y educación en tiempos de pandemia; 44-57 1981-1624 1415-7128 reponame:Estilos da Clínica (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Estilos da Clínica (Online) |
collection |
Estilos da Clínica (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Estilos da Clínica (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaestilosdaclinica@usp.br |
_version_ |
1822178840239144960 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.11606/issn.1981-1624.v26i1p44-57 |