Sofrimento nos laços pais-filhos: práticas educativas fundadas na mentalização na proteção da infância
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estilos da Clínica (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/117781 |
Resumo: | A maioria das crianças e dos adolescentes que vivem sob a proteção da juventude viveram traumas complexos ligados à negligência, aos maus tratos e às diversas formas de abusos. Sugerimos que esses jovens, bem como seus pais, apresentam dificuldades quanto à capacidade de mentalização e demonstram um funcionamento psíquico característico dos modos de pensar pré-mentalizantes. Este artigo apresenta a operacionalização dos diferentes modos de pensar (teleológico, de equivalência psíquica e fictício). São apresentados os princípios subjacentes a um programa de intervenção baseado na mentalização que poderão ser utilizados pelos educadores que trabalham com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. |
id |
USP-67_d23493741253808ab749452ab7a41ea1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/117781 |
network_acronym_str |
USP-67 |
network_name_str |
Estilos da Clínica (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Sofrimento nos laços pais-filhos: práticas educativas fundadas na mentalização na proteção da infância El sufrimiento en la relación padre-hijo: intervenciones basadas en la mentalización adaptadas a la protección de la infancia Suffering in the parent-child relationship: mentalizing interventions in youth protection A maioria das crianças e dos adolescentes que vivem sob a proteção da juventude viveram traumas complexos ligados à negligência, aos maus tratos e às diversas formas de abusos. Sugerimos que esses jovens, bem como seus pais, apresentam dificuldades quanto à capacidade de mentalização e demonstram um funcionamento psíquico característico dos modos de pensar pré-mentalizantes. Este artigo apresenta a operacionalização dos diferentes modos de pensar (teleológico, de equivalência psíquica e fictício). São apresentados os princípios subjacentes a um programa de intervenção baseado na mentalização que poderão ser utilizados pelos educadores que trabalham com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. Children and adolescents under the responsibility of the youth protection have experienced complex traumas concerning neglect, mistreatment, and various forms of abuse. The authors suggest that, as their parents, they show significant difficulties to mentalize as well as a pre-mentalizing mode of psychic functioning. This article presents the operationalization of the different pre-mentalizing modes of thought (teleological, psychic equivalence, and pretend-mode). This study also presents the underlying principles from a mentalizing intervention program that can be used by educators who work with vulnerable children and adolescents. La mayoría de los niños y adolescentes bajo la custodia del servicio de protección de la infancia han vivido traumas complejos relacionados con el abandono, el maltrato y diversas formas de abuso. Los autores sugieren que éstos presentan, al igual que sus padres, deficiencias significativas en cuanto a la capacidad de mentalización y un funcionamiento característico de los modos pre-mentalizadores. Este artículo presenta una operacionalización de los diferentes modos de funcionamiento mental, teleológico, equivalente y ficticio; y expone igualmente los principios subyacentes a un programa de intervención basado en la mentalización y dirigido a los educadores que trabajan con estos niños y adolescentes. Universidade de São Paulo2016-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/estic/article/view/11778110.11606/issn.1981-1624.v21i1p170-188Estilos da Clinica; v. 21 n. 1 (2016); 170-188Estilos da Clinica; ##issue.vol## 21 ##issue.no## 1 (2016); 170-188Stili della clinica. Rivista sui destini dell'infanzia; V. 21 N. 1 (2016); 170-188Clinical Styles. The Journal on the vicissitudes of childhood; Vol. 21 No. 1 (2016); 170-188Styles de la Clinique. Revue sur les vicissitudes de l'enfance; Vol. 21 No 1 (2016); 170-188Estilos de la Clínica. Revista sobre las vicisitudes de la infancia; Vol. 21 Núm. 1 (2016); 170-1881981-16241415-7128reponame:Estilos da Clínica (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/estic/article/view/117781/115427Terradas, Miguel M.Achim, Julieinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-02T03:57:48Zoai:revistas.usp.br:article/117781Revistahttps://www.revistas.usp.br/estic/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/estic/oairevistaestilosdaclinica@usp.br1981-16241415-7128opendoar:2020-09-02T03:57:48Estilos da Clínica (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Sofrimento nos laços pais-filhos: práticas educativas fundadas na mentalização na proteção da infância El sufrimiento en la relación padre-hijo: intervenciones basadas en la mentalización adaptadas a la protección de la infancia Suffering in the parent-child relationship: mentalizing interventions in youth protection |
title |
Sofrimento nos laços pais-filhos: práticas educativas fundadas na mentalização na proteção da infância |
spellingShingle |
Sofrimento nos laços pais-filhos: práticas educativas fundadas na mentalização na proteção da infância Terradas, Miguel M. |
title_short |
Sofrimento nos laços pais-filhos: práticas educativas fundadas na mentalização na proteção da infância |
title_full |
Sofrimento nos laços pais-filhos: práticas educativas fundadas na mentalização na proteção da infância |
title_fullStr |
Sofrimento nos laços pais-filhos: práticas educativas fundadas na mentalização na proteção da infância |
title_full_unstemmed |
Sofrimento nos laços pais-filhos: práticas educativas fundadas na mentalização na proteção da infância |
title_sort |
Sofrimento nos laços pais-filhos: práticas educativas fundadas na mentalização na proteção da infância |
author |
Terradas, Miguel M. |
author_facet |
Terradas, Miguel M. Achim, Julie |
author_role |
author |
author2 |
Achim, Julie |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Terradas, Miguel M. Achim, Julie |
description |
A maioria das crianças e dos adolescentes que vivem sob a proteção da juventude viveram traumas complexos ligados à negligência, aos maus tratos e às diversas formas de abusos. Sugerimos que esses jovens, bem como seus pais, apresentam dificuldades quanto à capacidade de mentalização e demonstram um funcionamento psíquico característico dos modos de pensar pré-mentalizantes. Este artigo apresenta a operacionalização dos diferentes modos de pensar (teleológico, de equivalência psíquica e fictício). São apresentados os princípios subjacentes a um programa de intervenção baseado na mentalização que poderão ser utilizados pelos educadores que trabalham com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-04-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/117781 10.11606/issn.1981-1624.v21i1p170-188 |
url |
https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/117781 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.1981-1624.v21i1p170-188 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/117781/115427 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Estilos da Clinica; v. 21 n. 1 (2016); 170-188 Estilos da Clinica; ##issue.vol## 21 ##issue.no## 1 (2016); 170-188 Stili della clinica. Rivista sui destini dell'infanzia; V. 21 N. 1 (2016); 170-188 Clinical Styles. The Journal on the vicissitudes of childhood; Vol. 21 No. 1 (2016); 170-188 Styles de la Clinique. Revue sur les vicissitudes de l'enfance; Vol. 21 No 1 (2016); 170-188 Estilos de la Clínica. Revista sobre las vicisitudes de la infancia; Vol. 21 Núm. 1 (2016); 170-188 1981-1624 1415-7128 reponame:Estilos da Clínica (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Estilos da Clínica (Online) |
collection |
Estilos da Clínica (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Estilos da Clínica (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaestilosdaclinica@usp.br |
_version_ |
1797067495286243328 |