Sofrimento nos laços pais-filhos: práticas educativas fundadas na mentalização na proteção da infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Terradas, Miguel M.
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Achim, Julie
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estilos da Clínica (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/117781
Resumo: A maioria das crianças e dos adolescentes que vivem sob a proteção da juventude viveram traumas complexos ligados à negligência, aos maus tratos e às diversas formas de abusos. Sugerimos que esses jovens, bem como seus pais, apresentam dificuldades quanto à capacidade de mentalização e demonstram um funcionamento psíquico característico dos modos de pensar pré-mentalizantes. Este artigo apresenta a operacionalização dos diferentes modos de pensar (teleológico, de equivalência psíquica e fictício). São apresentados os princípios subjacentes a um programa de intervenção baseado na mentalização que poderão ser utilizados pelos educadores que trabalham com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.
id USP-67_d23493741253808ab749452ab7a41ea1
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/117781
network_acronym_str USP-67
network_name_str Estilos da Clínica (Online)
repository_id_str
spelling Sofrimento nos laços pais-filhos: práticas educativas fundadas na mentalização na proteção da infância El sufrimiento en la relación padre-hijo: intervenciones basadas en la mentalización adaptadas a la protección de la infancia Suffering in the parent-child relationship: mentalizing interventions in youth protection A maioria das crianças e dos adolescentes que vivem sob a proteção da juventude viveram traumas complexos ligados à negligência, aos maus tratos e às diversas formas de abusos. Sugerimos que esses jovens, bem como seus pais, apresentam dificuldades quanto à capacidade de mentalização e demonstram um funcionamento psíquico característico dos modos de pensar pré-mentalizantes. Este artigo apresenta a operacionalização dos diferentes modos de pensar (teleológico, de equivalência psíquica e fictício). São apresentados os princípios subjacentes a um programa de intervenção baseado na mentalização que poderão ser utilizados pelos educadores que trabalham com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. Children and adolescents under the responsibility of the youth protection have experienced complex traumas concerning neglect, mistreatment, and various forms of abuse. The authors suggest that, as their parents, they show significant difficulties to mentalize as well as a pre-mentalizing mode of psychic functioning. This article presents the operationalization of the different pre-mentalizing modes of thought (teleological, psychic equivalence, and pretend-mode). This study also presents the underlying principles from a mentalizing intervention program that can be used by educators who work with vulnerable children and adolescents. La mayoría de los niños y adolescentes bajo la custodia del servicio de protección de la infancia han vivido traumas complejos relacionados con el abandono, el maltrato y diversas formas de abuso. Los autores sugieren que éstos presentan, al igual que sus padres, deficiencias significativas en cuanto a la capacidad de mentalización y un funcionamiento característico de los modos pre-mentalizadores. Este artículo presenta una operacionalización de los diferentes modos de funcionamiento mental, teleológico, equivalente y ficticio; y expone igualmente los principios subyacentes a un programa de intervención basado en la mentalización y dirigido a los educadores que trabajan con estos niños y adolescentes. Universidade de São Paulo2016-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/estic/article/view/11778110.11606/issn.1981-1624.v21i1p170-188Estilos da Clinica; v. 21 n. 1 (2016); 170-188Estilos da Clinica; ##issue.vol## 21 ##issue.no## 1 (2016); 170-188Stili della clinica. Rivista sui destini dell'infanzia; V. 21 N. 1 (2016); 170-188Clinical Styles. The Journal on the vicissitudes of childhood; Vol. 21 No. 1 (2016); 170-188Styles de la Clinique. Revue sur les vicissitudes de l'enfance; Vol. 21 No 1 (2016); 170-188Estilos de la Clínica. Revista sobre las vicisitudes de la infancia; Vol. 21 Núm. 1 (2016); 170-1881981-16241415-7128reponame:Estilos da Clínica (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/estic/article/view/117781/115427Terradas, Miguel M.Achim, Julieinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-02T03:57:48Zoai:revistas.usp.br:article/117781Revistahttps://www.revistas.usp.br/estic/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/estic/oairevistaestilosdaclinica@usp.br1981-16241415-7128opendoar:2020-09-02T03:57:48Estilos da Clínica (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Sofrimento nos laços pais-filhos: práticas educativas fundadas na mentalização na proteção da infância
El sufrimiento en la relación padre-hijo: intervenciones basadas en la mentalización adaptadas a la protección de la infancia
Suffering in the parent-child relationship: mentalizing interventions in youth protection
title Sofrimento nos laços pais-filhos: práticas educativas fundadas na mentalização na proteção da infância
spellingShingle Sofrimento nos laços pais-filhos: práticas educativas fundadas na mentalização na proteção da infância
Terradas, Miguel M.
title_short Sofrimento nos laços pais-filhos: práticas educativas fundadas na mentalização na proteção da infância
title_full Sofrimento nos laços pais-filhos: práticas educativas fundadas na mentalização na proteção da infância
title_fullStr Sofrimento nos laços pais-filhos: práticas educativas fundadas na mentalização na proteção da infância
title_full_unstemmed Sofrimento nos laços pais-filhos: práticas educativas fundadas na mentalização na proteção da infância
title_sort Sofrimento nos laços pais-filhos: práticas educativas fundadas na mentalização na proteção da infância
author Terradas, Miguel M.
author_facet Terradas, Miguel M.
Achim, Julie
author_role author
author2 Achim, Julie
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Terradas, Miguel M.
Achim, Julie
description A maioria das crianças e dos adolescentes que vivem sob a proteção da juventude viveram traumas complexos ligados à negligência, aos maus tratos e às diversas formas de abusos. Sugerimos que esses jovens, bem como seus pais, apresentam dificuldades quanto à capacidade de mentalização e demonstram um funcionamento psíquico característico dos modos de pensar pré-mentalizantes. Este artigo apresenta a operacionalização dos diferentes modos de pensar (teleológico, de equivalência psíquica e fictício). São apresentados os princípios subjacentes a um programa de intervenção baseado na mentalização que poderão ser utilizados pelos educadores que trabalham com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/117781
10.11606/issn.1981-1624.v21i1p170-188
url https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/117781
identifier_str_mv 10.11606/issn.1981-1624.v21i1p170-188
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/117781/115427
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Estilos da Clinica; v. 21 n. 1 (2016); 170-188
Estilos da Clinica; ##issue.vol## 21 ##issue.no## 1 (2016); 170-188
Stili della clinica. Rivista sui destini dell'infanzia; V. 21 N. 1 (2016); 170-188
Clinical Styles. The Journal on the vicissitudes of childhood; Vol. 21 No. 1 (2016); 170-188
Styles de la Clinique. Revue sur les vicissitudes de l'enfance; Vol. 21 No 1 (2016); 170-188
Estilos de la Clínica. Revista sobre las vicisitudes de la infancia; Vol. 21 Núm. 1 (2016); 170-188
1981-1624
1415-7128
reponame:Estilos da Clínica (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Estilos da Clínica (Online)
collection Estilos da Clínica (Online)
repository.name.fl_str_mv Estilos da Clínica (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revistaestilosdaclinica@usp.br
_version_ 1797067495286243328