Entrando na linguagem
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estilos da Clínica (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/117917 |
Resumo: | A linguagem sobrevém da necessidade de conservar o objeto além da satisfação da necessidade, sendo, portanto, resultado da atividade pulsional. Nesse processo, o objeto da pulsão invocante e o da pulsão alimentar se substituem um ao outro. A articulação da psicolingüística com a psicanálise ajuda a compreender melhor como isso acontece na medida em que uma observa os comportamentos e a outra supõe desejos subjacentes a esses comportamentos, revelando que todos os comportamentos do bebê são o reflexo de sua atividade pulsional e de sua entrada progressiva na linguagem. A palavra faz com que os objetos perdurem e que possam ser reconhecidos. |
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Entrando na linguagem Entering in the language A linguagem sobrevém da necessidade de conservar o objeto além da satisfação da necessidade, sendo, portanto, resultado da atividade pulsional. Nesse processo, o objeto da pulsão invocante e o da pulsão alimentar se substituem um ao outro. A articulação da psicolingüística com a psicanálise ajuda a compreender melhor como isso acontece na medida em que uma observa os comportamentos e a outra supõe desejos subjacentes a esses comportamentos, revelando que todos os comportamentos do bebê são o reflexo de sua atividade pulsional e de sua entrada progressiva na linguagem. A palavra faz com que os objetos perdurem e que possam ser reconhecidos. Language arises from the need to maintain the object beyond necessity, thus being consequence of drive activity. In this process, the object of the invoking drive and the nourishing drive replaces one another. The articulation of psycholinguistics with psychoanalysis helps to understand how this takes place, since the first observes behaviors and the latter supposes underlying desires to these behaviors, unveiling that all the baby's behavior is reflection of its drive activity and of its gradual ingress into language. The word allows objects to last and to be recognized. Universidade de São Paulo2003-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/estic/article/view/11791710.11606/issn.1981-1624.v8i15p12-33Estilos da Clinica; v. 8 n. 15 (2003): Dossiê: a primeira infância e as instituições; 12-33Estilos da Clinica; ##issue.vol## 8 ##issue.no## 15 (2003): Dossiê: a primeira infância e as instituições; 12-33Stili della clinica. Rivista sui destini dell'infanzia; V. 8 N. 15 (2003): Dossiê: a primeira infância e as instituições; 12-33Clinical Styles. The Journal on the vicissitudes of childhood; Vol. 8 No. 15 (2003): Dossiê: a primeira infância e as instituições; 12-33Styles de la Clinique. Revue sur les vicissitudes de l'enfance; Vol. 8 No 15 (2003): Dossiê: a primeira infância e as instituições; 12-33Estilos de la Clínica. Revista sobre las vicisitudes de la infancia; Vol. 8 Núm. 15 (2003): Dossiê: a primeira infância e as instituições; 12-331981-16241415-7128reponame:Estilos da Clínica (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/estic/article/view/117917/115562Queiroz, Telma Corrêa da Nóbregainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-02T04:03:26Zoai:revistas.usp.br:article/117917Revistahttps://www.revistas.usp.br/estic/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/estic/oairevistaestilosdaclinica@usp.br1981-16241415-7128opendoar:2020-09-02T04:03:26Estilos da Clínica (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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