Perceptions from the consultation room: the psychoanalyst and his/her own experience of learning
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2001 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Estilos da Clínica (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/60954 |
Resumo: | Neste trabalho o autor aborda suas observações clínicas, mostrando que, em relação a tudo o que se considera aprendizagem e seus transtornos, a atitude de um psicanalista é diferente: antes de entregar-se a discorrer sobre o tema, começa pelo exame de seus próprios transtornos de aprendizagem. Contudo, o psicanalista não se apropria da palavra "aprender" com a mesma determinação com que se incumbiu de vocábulos como "sexualidade" ou "desejo"; mantém certa inibição, uma inibição que é em si mesma um "transtorno de aprendizagem", como se não se sentisse em sua casa e de pleno direito no que diz respeito a essa palavra. Não há atualmente algo equivalente a uma teoria psicanalítica da aprendizagem e seus destinos, e é nessse ponto que o autor arrisca uma interpretação. |
id |
USP-67_ee9bbcf58939ba7d18059dadbd8e9b7a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/60954 |
network_acronym_str |
USP-67 |
network_name_str |
Estilos da Clínica (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Perceptions from the consultation room: the psychoanalyst and his/her own experience of learningPercepções de consultório: o psicanalista e sua própria experiência de aprenderPsychoanalystlearninginhibitiontrouble of apprenticeshipPsicanalistaaprenderinibiçãotranstorno de aprendizagemNeste trabalho o autor aborda suas observações clínicas, mostrando que, em relação a tudo o que se considera aprendizagem e seus transtornos, a atitude de um psicanalista é diferente: antes de entregar-se a discorrer sobre o tema, começa pelo exame de seus próprios transtornos de aprendizagem. Contudo, o psicanalista não se apropria da palavra "aprender" com a mesma determinação com que se incumbiu de vocábulos como "sexualidade" ou "desejo"; mantém certa inibição, uma inibição que é em si mesma um "transtorno de aprendizagem", como se não se sentisse em sua casa e de pleno direito no que diz respeito a essa palavra. Não há atualmente algo equivalente a uma teoria psicanalítica da aprendizagem e seus destinos, e é nessse ponto que o autor arrisca uma interpretação.In this article the author approaches his clinic observations, showing that, relating to everything considered apprenticeship and its troubles, the attitude taken by a psychoanalyst is different: before beginning to discourse about the subject, examines his/her own troubles with learning. Nevertheless, the psychoanalyst doesn't appropriate the word 'learning" with the same determination he/she exhibits when dealing with terms such as "sexuality" or "desire"; he/she maintains a certain inhibition, which is in itself a "trouble of apprenticeship", as it he/ she didn't feel at home and wasn't in his/her own right about this word. Presently there isn't anything like a psychoanalytical theory of learning and its ends. In this point the author risks an interpretation.Universidade de São Paulo2001-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/estic/article/view/6095410.11606/issn.1981-1624.v6i11p104-117Estilos da Clinica; v. 6 n. 11 (2001); 104-117Estilos da Clinica; ##issue.vol## 6 ##issue.no## 11 (2001); 104-117Stili della clinica. Rivista sui destini dell'infanzia; V. 6 N. 11 (2001); 104-117Clinical Styles. The Journal on the vicissitudes of childhood; Vol. 6 No. 11 (2001); 104-117Styles de la Clinique. Revue sur les vicissitudes de l'enfance; Vol. 6 No 11 (2001); 104-117Estilos de la Clínica. Revista sobre las vicisitudes de la infancia; Vol. 6 Núm. 11 (2001); 104-1171981-16241415-7128reponame:Estilos da Clínica (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/estic/article/view/60954/63990Rodulfo, Ricardo info:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-02T04:04:12Zoai:revistas.usp.br:article/60954Revistahttps://www.revistas.usp.br/estic/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/estic/oairevistaestilosdaclinica@usp.br1981-16241415-7128opendoar:2020-09-02T04:04:12Estilos da Clínica (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Perceptions from the consultation room: the psychoanalyst and his/her own experience of learning Percepções de consultório: o psicanalista e sua própria experiência de aprender |
title |
Perceptions from the consultation room: the psychoanalyst and his/her own experience of learning |
spellingShingle |
Perceptions from the consultation room: the psychoanalyst and his/her own experience of learning Rodulfo, Ricardo Psychoanalyst learning inhibition trouble of apprenticeship Psicanalista aprender inibição transtorno de aprendizagem |
title_short |
Perceptions from the consultation room: the psychoanalyst and his/her own experience of learning |
title_full |
Perceptions from the consultation room: the psychoanalyst and his/her own experience of learning |
title_fullStr |
Perceptions from the consultation room: the psychoanalyst and his/her own experience of learning |
title_full_unstemmed |
Perceptions from the consultation room: the psychoanalyst and his/her own experience of learning |
title_sort |
Perceptions from the consultation room: the psychoanalyst and his/her own experience of learning |
author |
Rodulfo, Ricardo |
author_facet |
Rodulfo, Ricardo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodulfo, Ricardo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Psychoanalyst learning inhibition trouble of apprenticeship Psicanalista aprender inibição transtorno de aprendizagem |
topic |
Psychoanalyst learning inhibition trouble of apprenticeship Psicanalista aprender inibição transtorno de aprendizagem |
description |
Neste trabalho o autor aborda suas observações clínicas, mostrando que, em relação a tudo o que se considera aprendizagem e seus transtornos, a atitude de um psicanalista é diferente: antes de entregar-se a discorrer sobre o tema, começa pelo exame de seus próprios transtornos de aprendizagem. Contudo, o psicanalista não se apropria da palavra "aprender" com a mesma determinação com que se incumbiu de vocábulos como "sexualidade" ou "desejo"; mantém certa inibição, uma inibição que é em si mesma um "transtorno de aprendizagem", como se não se sentisse em sua casa e de pleno direito no que diz respeito a essa palavra. Não há atualmente algo equivalente a uma teoria psicanalítica da aprendizagem e seus destinos, e é nessse ponto que o autor arrisca uma interpretação. |
publishDate |
2001 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2001-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/60954 10.11606/issn.1981-1624.v6i11p104-117 |
url |
https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/60954 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.1981-1624.v6i11p104-117 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/60954/63990 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Estilos da Clinica; v. 6 n. 11 (2001); 104-117 Estilos da Clinica; ##issue.vol## 6 ##issue.no## 11 (2001); 104-117 Stili della clinica. Rivista sui destini dell'infanzia; V. 6 N. 11 (2001); 104-117 Clinical Styles. The Journal on the vicissitudes of childhood; Vol. 6 No. 11 (2001); 104-117 Styles de la Clinique. Revue sur les vicissitudes de l'enfance; Vol. 6 No 11 (2001); 104-117 Estilos de la Clínica. Revista sobre las vicisitudes de la infancia; Vol. 6 Núm. 11 (2001); 104-117 1981-1624 1415-7128 reponame:Estilos da Clínica (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Estilos da Clínica (Online) |
collection |
Estilos da Clínica (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Estilos da Clínica (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaestilosdaclinica@usp.br |
_version_ |
1797067494053117952 |