Perceptions from the consultation room: the psychoanalyst and his/her own experience of learning

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodulfo, Ricardo
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Estilos da Clínica (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/60954
Resumo: Neste trabalho o autor aborda suas observações clínicas, mostrando que, em relação a tudo o que se considera aprendizagem e seus transtornos, a atitude de um psicanalista é diferente: antes de entregar-se a discorrer sobre o tema, começa pelo exame de seus próprios transtornos de aprendizagem. Contudo, o psicanalista não se apropria da palavra "aprender" com a mesma determinação com que se incumbiu de vocábulos como "sexualidade" ou "desejo"; mantém certa inibição, uma inibição que é em si mesma um "transtorno de aprendizagem", como se não se sentisse em sua casa e de pleno direito no que diz respeito a essa palavra. Não há atualmente algo equivalente a uma teoria psicanalítica da aprendizagem e seus destinos, e é nessse ponto que o autor arrisca uma interpretação.
id USP-67_ee9bbcf58939ba7d18059dadbd8e9b7a
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/60954
network_acronym_str USP-67
network_name_str Estilos da Clínica (Online)
repository_id_str
spelling Perceptions from the consultation room: the psychoanalyst and his/her own experience of learningPercepções de consultório: o psicanalista e sua própria experiência de aprenderPsychoanalystlearninginhibitiontrouble of apprenticeshipPsicanalistaaprenderinibiçãotranstorno de aprendizagemNeste trabalho o autor aborda suas observações clínicas, mostrando que, em relação a tudo o que se considera aprendizagem e seus transtornos, a atitude de um psicanalista é diferente: antes de entregar-se a discorrer sobre o tema, começa pelo exame de seus próprios transtornos de aprendizagem. Contudo, o psicanalista não se apropria da palavra "aprender" com a mesma determinação com que se incumbiu de vocábulos como "sexualidade" ou "desejo"; mantém certa inibição, uma inibição que é em si mesma um "transtorno de aprendizagem", como se não se sentisse em sua casa e de pleno direito no que diz respeito a essa palavra. Não há atualmente algo equivalente a uma teoria psicanalítica da aprendizagem e seus destinos, e é nessse ponto que o autor arrisca uma interpretação.In this article the author approaches his clinic observations, showing that, relating to everything considered apprenticeship and its troubles, the attitude taken by a psychoanalyst is different: before beginning to discourse about the subject, examines his/her own troubles with learning. Nevertheless, the psychoanalyst doesn't appropriate the word 'learning" with the same determination he/she exhibits when dealing with terms such as "sexuality" or "desire"; he/she maintains a certain inhibition, which is in itself a "trouble of apprenticeship", as it he/ she didn't feel at home and wasn't in his/her own right about this word. Presently there isn't anything like a psychoanalytical theory of learning and its ends. In this point the author risks an interpretation.Universidade de São Paulo2001-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/estic/article/view/6095410.11606/issn.1981-1624.v6i11p104-117Estilos da Clinica; v. 6 n. 11 (2001); 104-117Estilos da Clinica; ##issue.vol## 6 ##issue.no## 11 (2001); 104-117Stili della clinica. Rivista sui destini dell'infanzia; V. 6 N. 11 (2001); 104-117Clinical Styles. The Journal on the vicissitudes of childhood; Vol. 6 No. 11 (2001); 104-117Styles de la Clinique. Revue sur les vicissitudes de l'enfance; Vol. 6 No 11 (2001); 104-117Estilos de la Clínica. Revista sobre las vicisitudes de la infancia; Vol. 6 Núm. 11 (2001); 104-1171981-16241415-7128reponame:Estilos da Clínica (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/estic/article/view/60954/63990Rodulfo, Ricardo info:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-02T04:04:12Zoai:revistas.usp.br:article/60954Revistahttps://www.revistas.usp.br/estic/indexPUBhttps://www.revistas.usp.br/estic/oairevistaestilosdaclinica@usp.br1981-16241415-7128opendoar:2020-09-02T04:04:12Estilos da Clínica (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Perceptions from the consultation room: the psychoanalyst and his/her own experience of learning
Percepções de consultório: o psicanalista e sua própria experiência de aprender
title Perceptions from the consultation room: the psychoanalyst and his/her own experience of learning
spellingShingle Perceptions from the consultation room: the psychoanalyst and his/her own experience of learning
Rodulfo, Ricardo
Psychoanalyst
learning
inhibition
trouble of apprenticeship
Psicanalista
aprender
inibição
transtorno de aprendizagem
title_short Perceptions from the consultation room: the psychoanalyst and his/her own experience of learning
title_full Perceptions from the consultation room: the psychoanalyst and his/her own experience of learning
title_fullStr Perceptions from the consultation room: the psychoanalyst and his/her own experience of learning
title_full_unstemmed Perceptions from the consultation room: the psychoanalyst and his/her own experience of learning
title_sort Perceptions from the consultation room: the psychoanalyst and his/her own experience of learning
author Rodulfo, Ricardo
author_facet Rodulfo, Ricardo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodulfo, Ricardo
dc.subject.por.fl_str_mv Psychoanalyst
learning
inhibition
trouble of apprenticeship
Psicanalista
aprender
inibição
transtorno de aprendizagem
topic Psychoanalyst
learning
inhibition
trouble of apprenticeship
Psicanalista
aprender
inibição
transtorno de aprendizagem
description Neste trabalho o autor aborda suas observações clínicas, mostrando que, em relação a tudo o que se considera aprendizagem e seus transtornos, a atitude de um psicanalista é diferente: antes de entregar-se a discorrer sobre o tema, começa pelo exame de seus próprios transtornos de aprendizagem. Contudo, o psicanalista não se apropria da palavra "aprender" com a mesma determinação com que se incumbiu de vocábulos como "sexualidade" ou "desejo"; mantém certa inibição, uma inibição que é em si mesma um "transtorno de aprendizagem", como se não se sentisse em sua casa e de pleno direito no que diz respeito a essa palavra. Não há atualmente algo equivalente a uma teoria psicanalítica da aprendizagem e seus destinos, e é nessse ponto que o autor arrisca uma interpretação.
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/60954
10.11606/issn.1981-1624.v6i11p104-117
url https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/60954
identifier_str_mv 10.11606/issn.1981-1624.v6i11p104-117
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/60954/63990
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Estilos da Clinica; v. 6 n. 11 (2001); 104-117
Estilos da Clinica; ##issue.vol## 6 ##issue.no## 11 (2001); 104-117
Stili della clinica. Rivista sui destini dell'infanzia; V. 6 N. 11 (2001); 104-117
Clinical Styles. The Journal on the vicissitudes of childhood; Vol. 6 No. 11 (2001); 104-117
Styles de la Clinique. Revue sur les vicissitudes de l'enfance; Vol. 6 No 11 (2001); 104-117
Estilos de la Clínica. Revista sobre las vicisitudes de la infancia; Vol. 6 Núm. 11 (2001); 104-117
1981-1624
1415-7128
reponame:Estilos da Clínica (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Estilos da Clínica (Online)
collection Estilos da Clínica (Online)
repository.name.fl_str_mv Estilos da Clínica (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revistaestilosdaclinica@usp.br
_version_ 1797067494053117952