Práticas Integrativas e Complementares em saúde na formação em Educação Física: avanços, desafios, velhos e novos embates

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barboni, Viviana Graziela de Almeida Vasconcelos
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Carvalho, Yara Maria de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Saúde e Sociedade (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/190619
Resumo: A entrada das Prát icas Integrativas e Complementares (PICS) nos currículos da área de saúde tem se dado de maneira insatisfatória, e na Educação Física não é diferente. Esse estudo se propõe a analisar a presença dessa temática atualmente na formação superior em Educação Física das universidades públicas federais e estaduais brasileiras, na perspectiva de elucidar quais os desafios, lacunas e avanços que a área enfrenta. Para isso, foi realizada a análise de 172 grades curriculares de graduações na área, os programas de 52 disciplinas em PICS encontradas e as linhas de pesquisa em Programas de Pós- Graduação e Grupos de Pesquisa liderados por profissionais da área. Os resultados evidenciam pouca inserção do tema nos currículos de graduação e, quando presente, se dão através de ofertas majoritariamente optativas, tecnicista e sem diálogos com o Sistema Único de Saúde. Ainda foi encontrada uma pouca participação da área na produção científica e pós-graduação em PICS.
id USP-6_13e70daf0e53f14a81b47821660c7d57
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/190619
network_acronym_str USP-6
network_name_str Saúde e Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling Práticas Integrativas e Complementares em saúde na formação em Educação Física: avanços, desafios, velhos e novos embatesComplementary and integrative medicine in the higher education of physical education: advances, challenges, old and new debatesCurrículoTerapias ComplementaresSUSCurriculaComplementary TherapiesBrazilian National Health System (SUS)A entrada das Prát icas Integrativas e Complementares (PICS) nos currículos da área de saúde tem se dado de maneira insatisfatória, e na Educação Física não é diferente. Esse estudo se propõe a analisar a presença dessa temática atualmente na formação superior em Educação Física das universidades públicas federais e estaduais brasileiras, na perspectiva de elucidar quais os desafios, lacunas e avanços que a área enfrenta. Para isso, foi realizada a análise de 172 grades curriculares de graduações na área, os programas de 52 disciplinas em PICS encontradas e as linhas de pesquisa em Programas de Pós- Graduação e Grupos de Pesquisa liderados por profissionais da área. Os resultados evidenciam pouca inserção do tema nos currículos de graduação e, quando presente, se dão através de ofertas majoritariamente optativas, tecnicista e sem diálogos com o Sistema Único de Saúde. Ainda foi encontrada uma pouca participação da área na produção científica e pós-graduação em PICS.The introduction of Complementary and Alternative Medicine (CAM) into undergraduate health programs has been unsatisfactory and this is not different in Physical Education. This study proposes an analysis of the presence of this theme in higher education in Physical Education at Brazilian federal and state public universities, aiming to elucidating the challenges, gaps and advances that the area faces. Thus, an analysis of 172 curriculum grades for undergraduate courses in the area was conducted. The programs of 52 disciplines in CAM and the research lines of Postgraduate Programs and Research Groups led by professionals in the area were also analyzed. The results show little insertion of the theme in the graduation curricula, and when present, they occur in elective and technical subjects, without dialogues with the Brazilian Unified Health System (SUS). There was still a small participation of the area in scientific production and post-graduation in CAM.Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública2021-06-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/19061910.1590/S0104-12902021200872Saúde e Sociedade; v. 30 n. 3 (2021)Saúde e Sociedade; Vol. 30 No. 3 (2021)Saúde e Sociedade; Vol. 30 Núm. 3 (2021)1984-04700104-1290reponame:Saúde e Sociedade (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/190619/175857http://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBarboni, Viviana Graziela de Almeida VasconcelosCarvalho, Yara Maria deBarboni, Viviana Graziela de Almeida VasconcelosCarvalho, Yara Maria de2021-09-14T13:12:13Zoai:revistas.usp.br:article/190619Revistahttp://www.scielo.br/sausocPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpsaudesoc@usp.br||lena@usp.br1984-04700104-1290opendoar:2021-09-14T13:12:13Saúde e Sociedade (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Práticas Integrativas e Complementares em saúde na formação em Educação Física: avanços, desafios, velhos e novos embates
Complementary and integrative medicine in the higher education of physical education: advances, challenges, old and new debates
title Práticas Integrativas e Complementares em saúde na formação em Educação Física: avanços, desafios, velhos e novos embates
spellingShingle Práticas Integrativas e Complementares em saúde na formação em Educação Física: avanços, desafios, velhos e novos embates
Barboni, Viviana Graziela de Almeida Vasconcelos
Currículo
Terapias Complementares
SUS
Curricula
Complementary Therapies
Brazilian National Health System (SUS)
title_short Práticas Integrativas e Complementares em saúde na formação em Educação Física: avanços, desafios, velhos e novos embates
title_full Práticas Integrativas e Complementares em saúde na formação em Educação Física: avanços, desafios, velhos e novos embates
title_fullStr Práticas Integrativas e Complementares em saúde na formação em Educação Física: avanços, desafios, velhos e novos embates
title_full_unstemmed Práticas Integrativas e Complementares em saúde na formação em Educação Física: avanços, desafios, velhos e novos embates
title_sort Práticas Integrativas e Complementares em saúde na formação em Educação Física: avanços, desafios, velhos e novos embates
author Barboni, Viviana Graziela de Almeida Vasconcelos
author_facet Barboni, Viviana Graziela de Almeida Vasconcelos
Carvalho, Yara Maria de
author_role author
author2 Carvalho, Yara Maria de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barboni, Viviana Graziela de Almeida Vasconcelos
Carvalho, Yara Maria de
Barboni, Viviana Graziela de Almeida Vasconcelos
Carvalho, Yara Maria de
dc.subject.por.fl_str_mv Currículo
Terapias Complementares
SUS
Curricula
Complementary Therapies
Brazilian National Health System (SUS)
topic Currículo
Terapias Complementares
SUS
Curricula
Complementary Therapies
Brazilian National Health System (SUS)
description A entrada das Prát icas Integrativas e Complementares (PICS) nos currículos da área de saúde tem se dado de maneira insatisfatória, e na Educação Física não é diferente. Esse estudo se propõe a analisar a presença dessa temática atualmente na formação superior em Educação Física das universidades públicas federais e estaduais brasileiras, na perspectiva de elucidar quais os desafios, lacunas e avanços que a área enfrenta. Para isso, foi realizada a análise de 172 grades curriculares de graduações na área, os programas de 52 disciplinas em PICS encontradas e as linhas de pesquisa em Programas de Pós- Graduação e Grupos de Pesquisa liderados por profissionais da área. Os resultados evidenciam pouca inserção do tema nos currículos de graduação e, quando presente, se dão através de ofertas majoritariamente optativas, tecnicista e sem diálogos com o Sistema Único de Saúde. Ainda foi encontrada uma pouca participação da área na produção científica e pós-graduação em PICS.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/190619
10.1590/S0104-12902021200872
url https://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/190619
identifier_str_mv 10.1590/S0104-12902021200872
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/190619/175857
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública
dc.source.none.fl_str_mv Saúde e Sociedade; v. 30 n. 3 (2021)
Saúde e Sociedade; Vol. 30 No. 3 (2021)
Saúde e Sociedade; Vol. 30 Núm. 3 (2021)
1984-0470
0104-1290
reponame:Saúde e Sociedade (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Saúde e Sociedade (Online)
collection Saúde e Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Saúde e Sociedade (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv saudesoc@usp.br||lena@usp.br
_version_ 1800237464977145856