PET-Health Interprofessionality and the readiness of students for interprofessional learning
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Saúde e Sociedade (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/219994 |
Resumo: | A interprofissionalidade foi tema central do nono edital do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde. O objetivo deste estudo foi descrever a disponibilidade dos estudantes que participaram do programa para a aprendizagem interprofissional. A pesquisa, de abordagem quantitativa e de perspectiva descritivo-exploratória, coletou dados através da readiness for interprofessional learning scale, adaptada para o português do Brasil. Os resultados indicam que há disponibilidade para o trabalho em equipe e a colaboração. Também foram encontrados percentuais significativos relacionados à identidade profissional, o que indica disponibilidade para a aprendizagem interprofissional, embora aspectos relacionados à competição tenham aparecido através de percentuais menores de concordância em relação à aprendizagem compartilhada e interdependência das práticas profissionais. Para a atenção centrada no usuário também foram encontrados resultados que indicam boa disponibilidade entre os participantes; porém, aspectos relacionados à colaboração do usuário na produção dos serviços de saúde ainda expressam a tendência de uma lógica centrada nos profissionais. Conclui-se que há disponibilidade positiva para a educação interprofissional, que precisa ser cada vez mais estimulada nas políticas e estratégias de reformas curriculares. |
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PET-Health Interprofessionality and the readiness of students for interprofessional learningPET-Saúde Interprofissionalidade e a disponibilidade dos estudantes para a aprendizagem interprofissionalHealth TrainingHigher EducationInterprofessional EducationCollaborative PracticesTeaching-Service-Community IntegrationFormação Em SaúdeEducação SuperiorEducação InterprofissionalPráticas ColaborativasIntegração Ensino-Serviço-ComunidadeA interprofissionalidade foi tema central do nono edital do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde. O objetivo deste estudo foi descrever a disponibilidade dos estudantes que participaram do programa para a aprendizagem interprofissional. A pesquisa, de abordagem quantitativa e de perspectiva descritivo-exploratória, coletou dados através da readiness for interprofessional learning scale, adaptada para o português do Brasil. Os resultados indicam que há disponibilidade para o trabalho em equipe e a colaboração. Também foram encontrados percentuais significativos relacionados à identidade profissional, o que indica disponibilidade para a aprendizagem interprofissional, embora aspectos relacionados à competição tenham aparecido através de percentuais menores de concordância em relação à aprendizagem compartilhada e interdependência das práticas profissionais. Para a atenção centrada no usuário também foram encontrados resultados que indicam boa disponibilidade entre os participantes; porém, aspectos relacionados à colaboração do usuário na produção dos serviços de saúde ainda expressam a tendência de uma lógica centrada nos profissionais. Conclui-se que há disponibilidade positiva para a educação interprofissional, que precisa ser cada vez mais estimulada nas políticas e estratégias de reformas curriculares.Interprofessionality was the central theme of the ninth call for proposals of the Education by Working for Health Program. The objective of this study was to describe the readiness of students who participated in the program for interprofessional learning. The research, of a quantitative approach and descriptive-exploratory perspective, collected data by applying the readiness for interprofessional learning scale (RIPLS), adapted for Brazilian Portuguese. The results indicate an important readiness for teamwork and collaboration. Relevant percentages were also found regarding professional identity, indicating good readiness for interprofessional learning, although aspects related to competition appeared in lower percentages of agreement regarding shared learning and interdependence of professional practices. For user-centered care, results were also found indicating good readiness among participants; however, aspects related to the collaboration of the user in the production of health services still express the tendency of a professional-centered logic. In conclusion, there is a positive readiness for interprofessional education, which needs to be increasingly stimulated in policies and strategies of curricular reforms.Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública2023-12-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/21999410.1590/S0104-12902023220878ptSaúde e Sociedade; v. 32 n. supl.2 (2023); e220878ptSaúde e Sociedade; Vol. 32 No. supl.2 (2023); e220878ptSaúde e Sociedade; Vol. 32 Núm. supl.2 (2023); e220878pt1984-04700104-1290reponame:Saúde e Sociedade (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/219994/201849Copyright (c) 2023 Saúde e Sociedadehttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMarques, Juliana Ferreira LimaCosta, Marcelo Viana daMarques, Juliana Ferreira LimaCosta, Marcelo Viana daMarques, Juliana Ferreira LimaCosta, Marcelo Viana da2023-12-27T16:38:19Zoai:revistas.usp.br:article/219994Revistahttp://www.scielo.br/sausocPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpsaudesoc@usp.br||lena@usp.br1984-04700104-1290opendoar:2023-12-27T16:38:19Saúde e Sociedade (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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