Programa Mais Médicos: identificação e análise dos cursos de medicina abertos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nassar, Leonardo Maso
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Passador, João Luiz, Pereira Júnior, Gerson Alves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Saúde e Sociedade (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/206918
Resumo: O Programa Mais Médicos (PMM), lançado em 2013, objetivou combater a má distribuição médica no Brasil. Para tanto, uma das estratégias adotadas foi a reordenação da oferta de cursos de medicina. Com base nisso, este estudo pretendeu investigar o impacto do PMM na abertura de novos cursos de medicina no Brasil, identificando aqueles abertos em decorrência da lei. Com a realização de uma pesquisa documental nas bases de dados do Ministério da Educação, verificou-se a abertura de 135 desses cursos entre janeiro de 2014 e fevereiro de 2022, sendo 68 abertos em decorrência do PMM, a maioria na rede privada (79%). A preferência pela abertura desses novos cursos na região Sudeste (35%) pode estar relacionada à sua maior estrutura, o que facilitaria a instalação e o estabelecimento de parcerias com organizações hospitalares para o ensino prático exigido. Também se notou uma expansão dos cursos privados nas regiões Nordeste, Sudeste e Sul, e dos cursos públicos nas regiões Centro-Oeste e Norte. Entretanto, a análise regional detalhada mostrou que a política pública tem fracassado em combater a má distribuição de médicos por meio da abertura dos novos cursos, pois priorizou estados que já possuíam consideráveis indicadores de força de trabalho.
id USP-6_19832e4dbca8facc5acc1a1ac377901b
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/206918
network_acronym_str USP-6
network_name_str Saúde e Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling Programa Mais Médicos: identificação e análise dos cursos de medicina abertosMais Médicos Program: identification and analysis of open medical undergraduate programsMais Médicos ProgramEducation, medicalMedical schoolsPrograma Mais MédicosEducação médicaFaculdades de medicinaO Programa Mais Médicos (PMM), lançado em 2013, objetivou combater a má distribuição médica no Brasil. Para tanto, uma das estratégias adotadas foi a reordenação da oferta de cursos de medicina. Com base nisso, este estudo pretendeu investigar o impacto do PMM na abertura de novos cursos de medicina no Brasil, identificando aqueles abertos em decorrência da lei. Com a realização de uma pesquisa documental nas bases de dados do Ministério da Educação, verificou-se a abertura de 135 desses cursos entre janeiro de 2014 e fevereiro de 2022, sendo 68 abertos em decorrência do PMM, a maioria na rede privada (79%). A preferência pela abertura desses novos cursos na região Sudeste (35%) pode estar relacionada à sua maior estrutura, o que facilitaria a instalação e o estabelecimento de parcerias com organizações hospitalares para o ensino prático exigido. Também se notou uma expansão dos cursos privados nas regiões Nordeste, Sudeste e Sul, e dos cursos públicos nas regiões Centro-Oeste e Norte. Entretanto, a análise regional detalhada mostrou que a política pública tem fracassado em combater a má distribuição de médicos por meio da abertura dos novos cursos, pois priorizou estados que já possuíam consideráveis indicadores de força de trabalho.Launched in 2013, the Mais Médicos Program (PMM) aimed to combat poor physician allocation in Brazil by reorganizing the offer of Medicine Programs. Thus, this study investigates the impact of the PMM on the opening of new medical undergraduate programs in Brazil, identifying those offered as a result of the law. By means of documentary research in the Ministry of Education databases, the study identified a total of new 135 medical programs opened between January 2014 and February 2022, 68 of which as a result of the PMM, mostly in the private network (79%). The preference for opening new courses in the Southeast (35%) may be due to its larger structure, which would facilitate implementation and establishing partnerships with hospital organizations for the required practical teaching. The findings point to an expansion of private programs in the Northeast, Southeast and South, and of public programs in the Mid-West and North regions. However, a detailed regional analysis showed that public policy has failed in combating poor medical allocation through this strategy, as it prioritized states with considerable labor force indicators.Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública2023-01-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/20691810.1590/S0104-12902022200878ptSaúde e Sociedade; v. 31 n. 4 (2022); e200878ptSaúde e Sociedade; Vol. 31 No. 4 (2022); e200878ptSaúde e Sociedade; Vol. 31 Núm. 4 (2022); e200878pt1984-04700104-1290reponame:Saúde e Sociedade (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/206918/190440Copyright (c) 2022 Saúde e Sociedadehttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessNassar, Leonardo MasoPassador, João LuizPereira Júnior, Gerson AlvesNassar, Leonardo MasoPassador, João LuizPereira Júnior, Gerson AlvesNassar, Leonardo MasoPassador, João LuizPereira Júnior, Gerson Alves2023-01-16T18:08:22Zoai:revistas.usp.br:article/206918Revistahttp://www.scielo.br/sausocPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpsaudesoc@usp.br||lena@usp.br1984-04700104-1290opendoar:2023-01-16T18:08:22Saúde e Sociedade (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Programa Mais Médicos: identificação e análise dos cursos de medicina abertos
Mais Médicos Program: identification and analysis of open medical undergraduate programs
title Programa Mais Médicos: identificação e análise dos cursos de medicina abertos
spellingShingle Programa Mais Médicos: identificação e análise dos cursos de medicina abertos
Nassar, Leonardo Maso
Mais Médicos Program
Education, medical
Medical schools
Programa Mais Médicos
Educação médica
Faculdades de medicina
title_short Programa Mais Médicos: identificação e análise dos cursos de medicina abertos
title_full Programa Mais Médicos: identificação e análise dos cursos de medicina abertos
title_fullStr Programa Mais Médicos: identificação e análise dos cursos de medicina abertos
title_full_unstemmed Programa Mais Médicos: identificação e análise dos cursos de medicina abertos
title_sort Programa Mais Médicos: identificação e análise dos cursos de medicina abertos
author Nassar, Leonardo Maso
author_facet Nassar, Leonardo Maso
Passador, João Luiz
Pereira Júnior, Gerson Alves
author_role author
author2 Passador, João Luiz
Pereira Júnior, Gerson Alves
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nassar, Leonardo Maso
Passador, João Luiz
Pereira Júnior, Gerson Alves
Nassar, Leonardo Maso
Passador, João Luiz
Pereira Júnior, Gerson Alves
Nassar, Leonardo Maso
Passador, João Luiz
Pereira Júnior, Gerson Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Mais Médicos Program
Education, medical
Medical schools
Programa Mais Médicos
Educação médica
Faculdades de medicina
topic Mais Médicos Program
Education, medical
Medical schools
Programa Mais Médicos
Educação médica
Faculdades de medicina
description O Programa Mais Médicos (PMM), lançado em 2013, objetivou combater a má distribuição médica no Brasil. Para tanto, uma das estratégias adotadas foi a reordenação da oferta de cursos de medicina. Com base nisso, este estudo pretendeu investigar o impacto do PMM na abertura de novos cursos de medicina no Brasil, identificando aqueles abertos em decorrência da lei. Com a realização de uma pesquisa documental nas bases de dados do Ministério da Educação, verificou-se a abertura de 135 desses cursos entre janeiro de 2014 e fevereiro de 2022, sendo 68 abertos em decorrência do PMM, a maioria na rede privada (79%). A preferência pela abertura desses novos cursos na região Sudeste (35%) pode estar relacionada à sua maior estrutura, o que facilitaria a instalação e o estabelecimento de parcerias com organizações hospitalares para o ensino prático exigido. Também se notou uma expansão dos cursos privados nas regiões Nordeste, Sudeste e Sul, e dos cursos públicos nas regiões Centro-Oeste e Norte. Entretanto, a análise regional detalhada mostrou que a política pública tem fracassado em combater a má distribuição de médicos por meio da abertura dos novos cursos, pois priorizou estados que já possuíam consideráveis indicadores de força de trabalho.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-01-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/206918
10.1590/S0104-12902022200878pt
url https://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/206918
identifier_str_mv 10.1590/S0104-12902022200878pt
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/206918/190440
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Saúde e Sociedade
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Saúde e Sociedade
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública
dc.source.none.fl_str_mv Saúde e Sociedade; v. 31 n. 4 (2022); e200878pt
Saúde e Sociedade; Vol. 31 No. 4 (2022); e200878pt
Saúde e Sociedade; Vol. 31 Núm. 4 (2022); e200878pt
1984-0470
0104-1290
reponame:Saúde e Sociedade (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Saúde e Sociedade (Online)
collection Saúde e Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Saúde e Sociedade (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv saudesoc@usp.br||lena@usp.br
_version_ 1800237466210271232