Problemas vocais no trabalho: prevenção na prática docente sob a óptica do professor
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Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Saúde e Sociedade (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/29493 |
Resumo: | Dentre os trabalhadores, a categoria mais numerosa que faz uso profissional da voz é a dos professores. Este artigo teve por objetivo discutir, sob a óptica do professor, o uso da voz na prática docente e a prevenção de problemas vocais. Trata-se de um estudo de caso qualitativo-descritivo com 25 professores. Com base num roteiro semiestruturado foram realizadas entrevistas a fim de conhecer a relação dos sujeitos com suas vozes, a relação dos sujeitos com o trabalho docente e obter sugestões de ações preventivas. Os resultados indicaram que a alteração vocal era percebida, mas geralmente atribuída maior importância ao fato de fazer-se compreender e de exercer controle sobre os alunos em sala de aula. Os professores que ainda não tinham problemas vocais conheciam colegas que tinham, reconheciam o risco ao qual estavam expostos e, aparentemente, consideravam-no uma consequência natural e esperada da prática docente. Acreditavam que as intervenções com os alunos, o apoio da entidade empregadora, a presença de especialistas na escola e o trabalho com as necessidades específicas que enfrentam em sala de aula, poderiam ajudar a preservar suas vozes. |
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