Na sala de espera do terreiro: uma investigação com adeptos da umbanda com queixas de adoecimento
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Saúde e Sociedade (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/174613 |
Resumo: | As queixas de adoecimento fazem parte de uma importante parcela das demandas religiosas em diversas crenças, com destaque para a umbanda no cenário brasileiro. O objetivo deste estudo etnopsicológico foi conhecer o modo como adeptos da umbanda com queixas de adoecimento compreendem os processos de saúde-doença. Participaram 20 adeptos atendidos em dois terreiros localizados em uma cidade de médio porte do estado de Minas Gerais, Brasil. O corpus foi composto por entrevistas semiestruturadas transcritas e organizadas pela análise temática. Destacam-se as ambivalências no processo de compreensão do adoecimento e das trajetórias terapêuticas que permeiam os relatos desses adeptos. Em que pesem as explicações de ordem médica, ligadas ao corpo físico e aos medicamentos, também emergem narrativas espirituais relativas ao mundo interno e à saúde mental. E não obstante as referências ao trabalho das entidades incorporadas, também são resgatadas críticas ao modo como profissionais de saúde se distanciam da religiosidade/espiritualidade – tanto a sua como a do paciente. Apesar dessas ambivalências, os adeptos expressam uma noção integrada de saúde quando buscam atendimento no terreiro, mesclando elementos científicos com expressões religiosas. Esse movimento reafirma a umbanda como um espaço de acolhimento da diversidade, em que diferentes racionalidades podem conviver. |
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Na sala de espera do terreiro: uma investigação com adeptos da umbanda com queixas de adoecimentoIn the waiting room of the terreiro: an investigation with Umbanda adepts with health complaintsReligion and PsychologyReligion and MedicineSpiritualityReligião e PsicologiaReligião e MedicinaEspiritualidadeAs queixas de adoecimento fazem parte de uma importante parcela das demandas religiosas em diversas crenças, com destaque para a umbanda no cenário brasileiro. O objetivo deste estudo etnopsicológico foi conhecer o modo como adeptos da umbanda com queixas de adoecimento compreendem os processos de saúde-doença. Participaram 20 adeptos atendidos em dois terreiros localizados em uma cidade de médio porte do estado de Minas Gerais, Brasil. O corpus foi composto por entrevistas semiestruturadas transcritas e organizadas pela análise temática. Destacam-se as ambivalências no processo de compreensão do adoecimento e das trajetórias terapêuticas que permeiam os relatos desses adeptos. Em que pesem as explicações de ordem médica, ligadas ao corpo físico e aos medicamentos, também emergem narrativas espirituais relativas ao mundo interno e à saúde mental. E não obstante as referências ao trabalho das entidades incorporadas, também são resgatadas críticas ao modo como profissionais de saúde se distanciam da religiosidade/espiritualidade – tanto a sua como a do paciente. Apesar dessas ambivalências, os adeptos expressam uma noção integrada de saúde quando buscam atendimento no terreiro, mesclando elementos científicos com expressões religiosas. Esse movimento reafirma a umbanda como um espaço de acolhimento da diversidade, em que diferentes racionalidades podem conviver.Health complaints are an important part of the religious demands of various beliefs, especially Umbanda in Brazil. This ethnopsychological study analyzes how Umbanda adepts with health complaints perceive the health-disease process. A total of 20 Umbanda practitioners from two terreiros located in a medium-sized municipality in the state of Minas Gerais, Brazil, were selected as participants. The corpus was constituted by semistructured interviews transcribed and organized according to the thematic analysis. Ambivalence was observed in the process of understanding the illness and the therapeutic trajectories embedded in the reports of these followers,. From such medical explanations related to the physical body and medicine also emerge spiritual narratives related to the inner world and to mental health. Despite referencing the work of incorporating entities, criticism is also given to the way health professionals distance themselves from religiosity/ spirituality, both their own and that of the patient. Regardless of such ambivalence, these adepts express an integrated notion of health when they seek care in the terreiro, mixing formal and scientific elements with religious expressions, wherein Umbanda is a safe space for this diversity. This movement reaffirms Umbanda as a diverse space in which different kinds of reasoning can live.Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública2020-09-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/17461310.1590/S0104-12902020190378Saúde e Sociedade; v. 29 n. 1 (2020); e190378Saúde e Sociedade; Vol. 29 No. 1 (2020); e190378Saúde e Sociedade; Vol. 29 Núm. 1 (2020); e1903781984-04700104-1290reponame:Saúde e Sociedade (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/174613/163308Copyright (c) 2020 Saúde e Sociedadehttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Luciana Macedo FerreiraScorsolini-Comin, Fabio2021-06-17T19:29:22Zoai:revistas.usp.br:article/174613Revistahttp://www.scielo.br/sausocPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpsaudesoc@usp.br||lena@usp.br1984-04700104-1290opendoar:2021-06-17T19:29:22Saúde e Sociedade (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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