Representações sociais sobre doação de órgãos e tecidos para transplantes entre adolescentes escolares
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Saúde e Sociedade (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/191057 |
Resumo: | Trata-se de uma pesquisa qualitativa, ancorada na Teoria das Representações Sociais, com o objetivo de analisar as possíveis representações sociais que adolescentes do Ensino Médio de uma escola da rede pública têm sobre o processo de doação de órgãos e tecidos para transplantes. Participaram do estudo 60 adolescentes, com idade entre 14 e 18 anos, matriculados no Ensino Médio de uma instituição de ensino situada no norte do Paraná. Os resultados, obtidos mediante técnica de associação livre de palavras, indicaram que o núcleo central das representações sociais em relação à doação de órgãos e ao ato de ser um doador de órgãos é composto por palavras que definem o sentido de amor, vida, solidariedade, compaixão, salvação, ajuda e, como elementos intermediários e periféricos, os vocábulos morte, sangue, esperança, felicidade e compaixão. Os resultados delineiam as possíveis representações sociais sobre doação de órgãos entre os adolescentes como um processo capaz de promover a recuperação da vitalidade humana, remetendo a sentimentos de gratidão e felicidade, inseridos numa sociedade mais consciente e solidária. |
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Representações sociais sobre doação de órgãos e tecidos para transplantes entre adolescentes escolaresSocial representations of organs and tissues donation for transplantation among school adolescentsRepresentações sociaisEnfermagemObtenção de órgãos e tecidosSocial representationsNursingOrgans and tissuesTrata-se de uma pesquisa qualitativa, ancorada na Teoria das Representações Sociais, com o objetivo de analisar as possíveis representações sociais que adolescentes do Ensino Médio de uma escola da rede pública têm sobre o processo de doação de órgãos e tecidos para transplantes. Participaram do estudo 60 adolescentes, com idade entre 14 e 18 anos, matriculados no Ensino Médio de uma instituição de ensino situada no norte do Paraná. Os resultados, obtidos mediante técnica de associação livre de palavras, indicaram que o núcleo central das representações sociais em relação à doação de órgãos e ao ato de ser um doador de órgãos é composto por palavras que definem o sentido de amor, vida, solidariedade, compaixão, salvação, ajuda e, como elementos intermediários e periféricos, os vocábulos morte, sangue, esperança, felicidade e compaixão. Os resultados delineiam as possíveis representações sociais sobre doação de órgãos entre os adolescentes como um processo capaz de promover a recuperação da vitalidade humana, remetendo a sentimentos de gratidão e felicidade, inseridos numa sociedade mais consciente e solidária.Anchored in the Theory of Social Representations, this qualitative research aims to analyze the possible social representations of adolescents enrolled in public high school regarding organ and tissue donations for transplantations. In total, 60 adolescents aged between 14 and 18 years, enrolled in a public high school in the north of Paraná were included in the study. Based on a word association technique, we verified the central nucleus of social representations regarding organ donation and being an organ donor to comprise words defining the meaning of love, life, solidarity, compassion, salvation, and help. In turn, words such as death, blood, hope, happiness, and compassion comprised intermediate and peripheral elements. In this sense, the social representation of organ donation among adolescents may be understood as a process capable of promoting the recovery of human vitality, referring to feelings of gratitude and happiness, inserted in a more conscious and caring society.Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública2021-09-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/19105710.1590/S0104-12902021201049Saúde e Sociedade; v. 30 n. 4 (2021)Saúde e Sociedade; Vol. 30 No. 4 (2021)Saúde e Sociedade; Vol. 30 Núm. 4 (2021)1984-04700104-1290reponame:Saúde e Sociedade (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/191057/176158http://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, Diego RaoneHigarashi, Ieda HarumiFerreira, Diego RaoneHigarashi, Ieda HarumiFerreira, Diego RaoneHigarashi, Ieda Harumi2021-09-30T15:59:07Zoai:revistas.usp.br:article/191057Revistahttp://www.scielo.br/sausocPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpsaudesoc@usp.br||lena@usp.br1984-04700104-1290opendoar:2021-09-30T15:59:07Saúde e Sociedade (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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