O papel do professor na percepção dos alunos de odontologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lazzarin, Helen Cristina
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Nakama, Luiza, Cordoni Júnior, Luiz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Saúde e Sociedade (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/7512
Resumo: É necessário que a qualidade das estratégias de ensino-aprendizagem utilizadas no ensino superior seja revista em decorrência das demandas da sociedade e da implantação das diretrizes curriculares nacionais. Neste contexto, analisamos a percepção de alunos do curso de graduação em odontologia da Universidade Estadual de Londrina a respeito do papel do professor no processo ensino-aprendizagem. Para isso, adotamos a abordagem qualitativa. A geração de dados ocorreu por meio de entrevista semi-estruturada. O estudo revelou que o professor tem papel fundamental no processo de ensino-aprendizagem. O ensino de graduação em odontologia pode ser compreendido como um sistema formador de profissionais para o mercado de trabalho; as estratégias de ensino-aprendizagem baseiam-se em exposições orais, e o método de avaliação consta de provas tradicionais teóricas e práticas. Podemos concluir, portanto, que há uma necessidade de mudanças na graduação do cirurgião-dentista para que seja possível formar os profissionais de forma generalista, humanista, crítica e reflexiva.
id USP-6_316133521cea7843cef525c4902bd9ff
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/7512
network_acronym_str USP-6
network_name_str Saúde e Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling O papel do professor na percepção dos alunos de odontologia The role of the teacher according to the perceptions of dentistry students Dental Education^i2^sMethDental FacultyHigher EducationDental StudentsCurriculumEducação em odontologia^i1^smétoDocentes de odontologiaEducação superiorEstudantes de odontologiaCurrículo É necessário que a qualidade das estratégias de ensino-aprendizagem utilizadas no ensino superior seja revista em decorrência das demandas da sociedade e da implantação das diretrizes curriculares nacionais. Neste contexto, analisamos a percepção de alunos do curso de graduação em odontologia da Universidade Estadual de Londrina a respeito do papel do professor no processo ensino-aprendizagem. Para isso, adotamos a abordagem qualitativa. A geração de dados ocorreu por meio de entrevista semi-estruturada. O estudo revelou que o professor tem papel fundamental no processo de ensino-aprendizagem. O ensino de graduação em odontologia pode ser compreendido como um sistema formador de profissionais para o mercado de trabalho; as estratégias de ensino-aprendizagem baseiam-se em exposições orais, e o método de avaliação consta de provas tradicionais teóricas e práticas. Podemos concluir, portanto, que há uma necessidade de mudanças na graduação do cirurgião-dentista para que seja possível formar os profissionais de forma generalista, humanista, crítica e reflexiva. Higher Education teaching and learning strategies must be revised due to the demands of a dynamic society and to the implementation of national curricular guidelines. Within this context, we analyzed the perceptions of dentistry undergraduate students of Universidade Estadual de Londrina regarding the role of the teacher in the teaching and learning process. A qualitative research was carried out, and data were collected through semi-structured interviews. Results showed that the teacher plays an essential role in the teaching and learning process. Undergraduate education in dentistry can be defined as a liberal professional educational system; teaching and learning strategies are based on the oral transmission of information, and evaluation is carried out through theoretical and practical traditional tests. In conclusion, findings from this study have shown the need of changes in the undergraduate level, so that dentistry professionals can be educated in a general, humanist, critical and reflexive way. Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública2007-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/751210.1590/S0104-12902007000100009Saúde e Sociedade; v. 16 n. 1 (2007); 90-101 Saúde e Sociedade; Vol. 16 No. 1 (2007); 90-101 Saúde e Sociedade; Vol. 16 Núm. 1 (2007); 90-101 1984-04700104-1290reponame:Saúde e Sociedade (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/7512/9026Lazzarin, Helen CristinaNakama, LuizaCordoni Júnior, Luizinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-05-04T01:12:47Zoai:revistas.usp.br:article/7512Revistahttp://www.scielo.br/sausocPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpsaudesoc@usp.br||lena@usp.br1984-04700104-1290opendoar:2012-05-04T01:12:47Saúde e Sociedade (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv O papel do professor na percepção dos alunos de odontologia
The role of the teacher according to the perceptions of dentistry students
title O papel do professor na percepção dos alunos de odontologia
spellingShingle O papel do professor na percepção dos alunos de odontologia
Lazzarin, Helen Cristina
Dental Education^i2^sMeth
Dental Faculty
Higher Education
Dental Students
Curriculum
Educação em odontologia^i1^sméto
Docentes de odontologia
Educação superior
Estudantes de odontologia
Currículo
title_short O papel do professor na percepção dos alunos de odontologia
title_full O papel do professor na percepção dos alunos de odontologia
title_fullStr O papel do professor na percepção dos alunos de odontologia
title_full_unstemmed O papel do professor na percepção dos alunos de odontologia
title_sort O papel do professor na percepção dos alunos de odontologia
author Lazzarin, Helen Cristina
author_facet Lazzarin, Helen Cristina
Nakama, Luiza
Cordoni Júnior, Luiz
author_role author
author2 Nakama, Luiza
Cordoni Júnior, Luiz
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lazzarin, Helen Cristina
Nakama, Luiza
Cordoni Júnior, Luiz
dc.subject.por.fl_str_mv Dental Education^i2^sMeth
Dental Faculty
Higher Education
Dental Students
Curriculum
Educação em odontologia^i1^sméto
Docentes de odontologia
Educação superior
Estudantes de odontologia
Currículo
topic Dental Education^i2^sMeth
Dental Faculty
Higher Education
Dental Students
Curriculum
Educação em odontologia^i1^sméto
Docentes de odontologia
Educação superior
Estudantes de odontologia
Currículo
description É necessário que a qualidade das estratégias de ensino-aprendizagem utilizadas no ensino superior seja revista em decorrência das demandas da sociedade e da implantação das diretrizes curriculares nacionais. Neste contexto, analisamos a percepção de alunos do curso de graduação em odontologia da Universidade Estadual de Londrina a respeito do papel do professor no processo ensino-aprendizagem. Para isso, adotamos a abordagem qualitativa. A geração de dados ocorreu por meio de entrevista semi-estruturada. O estudo revelou que o professor tem papel fundamental no processo de ensino-aprendizagem. O ensino de graduação em odontologia pode ser compreendido como um sistema formador de profissionais para o mercado de trabalho; as estratégias de ensino-aprendizagem baseiam-se em exposições orais, e o método de avaliação consta de provas tradicionais teóricas e práticas. Podemos concluir, portanto, que há uma necessidade de mudanças na graduação do cirurgião-dentista para que seja possível formar os profissionais de forma generalista, humanista, crítica e reflexiva.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/7512
10.1590/S0104-12902007000100009
url https://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/7512
identifier_str_mv 10.1590/S0104-12902007000100009
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/7512/9026
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública
dc.source.none.fl_str_mv Saúde e Sociedade; v. 16 n. 1 (2007); 90-101
Saúde e Sociedade; Vol. 16 No. 1 (2007); 90-101
Saúde e Sociedade; Vol. 16 Núm. 1 (2007); 90-101
1984-0470
0104-1290
reponame:Saúde e Sociedade (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Saúde e Sociedade (Online)
collection Saúde e Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Saúde e Sociedade (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv saudesoc@usp.br||lena@usp.br
_version_ 1800237454045741056