O papel do professor na percepção dos alunos de odontologia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Saúde e Sociedade (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/7512 |
Resumo: | É necessário que a qualidade das estratégias de ensino-aprendizagem utilizadas no ensino superior seja revista em decorrência das demandas da sociedade e da implantação das diretrizes curriculares nacionais. Neste contexto, analisamos a percepção de alunos do curso de graduação em odontologia da Universidade Estadual de Londrina a respeito do papel do professor no processo ensino-aprendizagem. Para isso, adotamos a abordagem qualitativa. A geração de dados ocorreu por meio de entrevista semi-estruturada. O estudo revelou que o professor tem papel fundamental no processo de ensino-aprendizagem. O ensino de graduação em odontologia pode ser compreendido como um sistema formador de profissionais para o mercado de trabalho; as estratégias de ensino-aprendizagem baseiam-se em exposições orais, e o método de avaliação consta de provas tradicionais teóricas e práticas. Podemos concluir, portanto, que há uma necessidade de mudanças na graduação do cirurgião-dentista para que seja possível formar os profissionais de forma generalista, humanista, crítica e reflexiva. |
id |
USP-6_316133521cea7843cef525c4902bd9ff |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/7512 |
network_acronym_str |
USP-6 |
network_name_str |
Saúde e Sociedade (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O papel do professor na percepção dos alunos de odontologia The role of the teacher according to the perceptions of dentistry students Dental Education^i2^sMethDental FacultyHigher EducationDental StudentsCurriculumEducação em odontologia^i1^smétoDocentes de odontologiaEducação superiorEstudantes de odontologiaCurrículo É necessário que a qualidade das estratégias de ensino-aprendizagem utilizadas no ensino superior seja revista em decorrência das demandas da sociedade e da implantação das diretrizes curriculares nacionais. Neste contexto, analisamos a percepção de alunos do curso de graduação em odontologia da Universidade Estadual de Londrina a respeito do papel do professor no processo ensino-aprendizagem. Para isso, adotamos a abordagem qualitativa. A geração de dados ocorreu por meio de entrevista semi-estruturada. O estudo revelou que o professor tem papel fundamental no processo de ensino-aprendizagem. O ensino de graduação em odontologia pode ser compreendido como um sistema formador de profissionais para o mercado de trabalho; as estratégias de ensino-aprendizagem baseiam-se em exposições orais, e o método de avaliação consta de provas tradicionais teóricas e práticas. Podemos concluir, portanto, que há uma necessidade de mudanças na graduação do cirurgião-dentista para que seja possível formar os profissionais de forma generalista, humanista, crítica e reflexiva. Higher Education teaching and learning strategies must be revised due to the demands of a dynamic society and to the implementation of national curricular guidelines. Within this context, we analyzed the perceptions of dentistry undergraduate students of Universidade Estadual de Londrina regarding the role of the teacher in the teaching and learning process. A qualitative research was carried out, and data were collected through semi-structured interviews. Results showed that the teacher plays an essential role in the teaching and learning process. Undergraduate education in dentistry can be defined as a liberal professional educational system; teaching and learning strategies are based on the oral transmission of information, and evaluation is carried out through theoretical and practical traditional tests. In conclusion, findings from this study have shown the need of changes in the undergraduate level, so that dentistry professionals can be educated in a general, humanist, critical and reflexive way. Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública2007-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/751210.1590/S0104-12902007000100009Saúde e Sociedade; v. 16 n. 1 (2007); 90-101 Saúde e Sociedade; Vol. 16 No. 1 (2007); 90-101 Saúde e Sociedade; Vol. 16 Núm. 1 (2007); 90-101 1984-04700104-1290reponame:Saúde e Sociedade (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/7512/9026Lazzarin, Helen CristinaNakama, LuizaCordoni Júnior, Luizinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-05-04T01:12:47Zoai:revistas.usp.br:article/7512Revistahttp://www.scielo.br/sausocPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpsaudesoc@usp.br||lena@usp.br1984-04700104-1290opendoar:2012-05-04T01:12:47Saúde e Sociedade (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O papel do professor na percepção dos alunos de odontologia The role of the teacher according to the perceptions of dentistry students |
title |
O papel do professor na percepção dos alunos de odontologia |
spellingShingle |
O papel do professor na percepção dos alunos de odontologia Lazzarin, Helen Cristina Dental Education^i2^sMeth Dental Faculty Higher Education Dental Students Curriculum Educação em odontologia^i1^sméto Docentes de odontologia Educação superior Estudantes de odontologia Currículo |
title_short |
O papel do professor na percepção dos alunos de odontologia |
title_full |
O papel do professor na percepção dos alunos de odontologia |
title_fullStr |
O papel do professor na percepção dos alunos de odontologia |
title_full_unstemmed |
O papel do professor na percepção dos alunos de odontologia |
title_sort |
O papel do professor na percepção dos alunos de odontologia |
author |
Lazzarin, Helen Cristina |
author_facet |
Lazzarin, Helen Cristina Nakama, Luiza Cordoni Júnior, Luiz |
author_role |
author |
author2 |
Nakama, Luiza Cordoni Júnior, Luiz |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lazzarin, Helen Cristina Nakama, Luiza Cordoni Júnior, Luiz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Dental Education^i2^sMeth Dental Faculty Higher Education Dental Students Curriculum Educação em odontologia^i1^sméto Docentes de odontologia Educação superior Estudantes de odontologia Currículo |
topic |
Dental Education^i2^sMeth Dental Faculty Higher Education Dental Students Curriculum Educação em odontologia^i1^sméto Docentes de odontologia Educação superior Estudantes de odontologia Currículo |
description |
É necessário que a qualidade das estratégias de ensino-aprendizagem utilizadas no ensino superior seja revista em decorrência das demandas da sociedade e da implantação das diretrizes curriculares nacionais. Neste contexto, analisamos a percepção de alunos do curso de graduação em odontologia da Universidade Estadual de Londrina a respeito do papel do professor no processo ensino-aprendizagem. Para isso, adotamos a abordagem qualitativa. A geração de dados ocorreu por meio de entrevista semi-estruturada. O estudo revelou que o professor tem papel fundamental no processo de ensino-aprendizagem. O ensino de graduação em odontologia pode ser compreendido como um sistema formador de profissionais para o mercado de trabalho; as estratégias de ensino-aprendizagem baseiam-se em exposições orais, e o método de avaliação consta de provas tradicionais teóricas e práticas. Podemos concluir, portanto, que há uma necessidade de mudanças na graduação do cirurgião-dentista para que seja possível formar os profissionais de forma generalista, humanista, crítica e reflexiva. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-04-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/7512 10.1590/S0104-12902007000100009 |
url |
https://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/7512 |
identifier_str_mv |
10.1590/S0104-12902007000100009 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/7512/9026 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública |
dc.source.none.fl_str_mv |
Saúde e Sociedade; v. 16 n. 1 (2007); 90-101 Saúde e Sociedade; Vol. 16 No. 1 (2007); 90-101 Saúde e Sociedade; Vol. 16 Núm. 1 (2007); 90-101 1984-0470 0104-1290 reponame:Saúde e Sociedade (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Saúde e Sociedade (Online) |
collection |
Saúde e Sociedade (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Saúde e Sociedade (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
saudesoc@usp.br||lena@usp.br |
_version_ |
1800237454045741056 |