A estratégia saúde da família como objeto de educação em saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Besen, Candice Boppré
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Netto, Mônica de Souza, Da Ros, Marco Aurélio, Silva, Fernanda Werner da, Silva, Cleci Grandi da, Pires, Moacir Francisco
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Saúde e Sociedade (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/7509
Resumo: Este estudo investigou se a proposta da Estratégia Saúde da Família (ESF) é objeto de discussão com a população na prática educativa dos profissionais nela inseridos e a compreensão sobre Educação em Saúde que eles possuem. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, exploratório-descritiva, realizada a partir de entrevistas semi-estruturadas. Na análise de conteúdo, identificaram-se as categorias: Educação em Saúde; A Universidade não ensina e A ESF como objeto de educação em Saúde. Os resultados mostraram que a ESF não é objeto de educação; alguns profissionais desconhecem seus fundamentos e a maioria deles tem práticas educativas verticais e patologizantes, distanciando-se da proposta de Promoção da Saúde da ESF. Reflete-se acerca das concepções de Educação em Saúde que permeiam os discursos dos profissionais, assim como sobre sua participação na capacitação comunitária para a construção da autonomia, cidadania e controle sobre os determinantes de saúde na perspectiva da Promoção da Saúde. Aponta-se para a importância da Educação Permanente e a reestruturação da graduação, de modo a aproximar as práxis da Educação em Saúde com a realidade social.
id USP-6_3c22946afc93339a3771603e7f08807e
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/7509
network_acronym_str USP-6
network_name_str Saúde e Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling A estratégia saúde da família como objeto de educação em saúde The family health strategy as object of health education Saúde da FamíliaEducação em saúdeRecursos humanos em saúdeFamily HealthHealth EducationHealth Manpower Este estudo investigou se a proposta da Estratégia Saúde da Família (ESF) é objeto de discussão com a população na prática educativa dos profissionais nela inseridos e a compreensão sobre Educação em Saúde que eles possuem. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, exploratório-descritiva, realizada a partir de entrevistas semi-estruturadas. Na análise de conteúdo, identificaram-se as categorias: Educação em Saúde; A Universidade não ensina e A ESF como objeto de educação em Saúde. Os resultados mostraram que a ESF não é objeto de educação; alguns profissionais desconhecem seus fundamentos e a maioria deles tem práticas educativas verticais e patologizantes, distanciando-se da proposta de Promoção da Saúde da ESF. Reflete-se acerca das concepções de Educação em Saúde que permeiam os discursos dos profissionais, assim como sobre sua participação na capacitação comunitária para a construção da autonomia, cidadania e controle sobre os determinantes de saúde na perspectiva da Promoção da Saúde. Aponta-se para a importância da Educação Permanente e a reestruturação da graduação, de modo a aproximar as práxis da Educação em Saúde com a realidade social. This study investigated whether the proposal of the Family Health Strategy (FHS) is discussed with the population in the educational practice of the professionals inserted in this strategy, and the understanding of Health Education that these professionals have. It is a qualitative, exploratory-descriptive research, carried out through semi-structured interviews. The content analysis identified the following categories: Health Education; The University does not teach; and FHS as Object of Health Education. The results showed that FHS is not an object of education; some professionals are unaware of its principles and the majority of them has vertical educational practices based on diseases, which makes them distance themselves from the proposal of Health Promotion of the FHS. The study provides reflections on the conceptions of Health Education that pervade the discourse of the professionals, as well as on their participation in the community qualification for the construction of autonomy, citizenship and health determinants control in the Health Promotion perspective. The article points to the importance of Permanent Education and to the reorganization of undergraduate studies, so that the Health Education practice is closer to the social reality. Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública2007-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/750910.1590/S0104-12902007000100006Saúde e Sociedade; v. 16 n. 1 (2007); 57-68 Saúde e Sociedade; Vol. 16 No. 1 (2007); 57-68 Saúde e Sociedade; Vol. 16 Núm. 1 (2007); 57-68 1984-04700104-1290reponame:Saúde e Sociedade (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/7509/9023Besen, Candice BoppréNetto, Mônica de SouzaDa Ros, Marco AurélioSilva, Fernanda Werner daSilva, Cleci Grandi daPires, Moacir Franciscoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-05-04T01:12:18Zoai:revistas.usp.br:article/7509Revistahttp://www.scielo.br/sausocPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpsaudesoc@usp.br||lena@usp.br1984-04700104-1290opendoar:2012-05-04T01:12:18Saúde e Sociedade (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A estratégia saúde da família como objeto de educação em saúde
The family health strategy as object of health education
title A estratégia saúde da família como objeto de educação em saúde
spellingShingle A estratégia saúde da família como objeto de educação em saúde
Besen, Candice Boppré
Saúde da Família
Educação em saúde
Recursos humanos em saúde
Family Health
Health Education
Health Manpower
title_short A estratégia saúde da família como objeto de educação em saúde
title_full A estratégia saúde da família como objeto de educação em saúde
title_fullStr A estratégia saúde da família como objeto de educação em saúde
title_full_unstemmed A estratégia saúde da família como objeto de educação em saúde
title_sort A estratégia saúde da família como objeto de educação em saúde
author Besen, Candice Boppré
author_facet Besen, Candice Boppré
Netto, Mônica de Souza
Da Ros, Marco Aurélio
Silva, Fernanda Werner da
Silva, Cleci Grandi da
Pires, Moacir Francisco
author_role author
author2 Netto, Mônica de Souza
Da Ros, Marco Aurélio
Silva, Fernanda Werner da
Silva, Cleci Grandi da
Pires, Moacir Francisco
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Besen, Candice Boppré
Netto, Mônica de Souza
Da Ros, Marco Aurélio
Silva, Fernanda Werner da
Silva, Cleci Grandi da
Pires, Moacir Francisco
dc.subject.por.fl_str_mv Saúde da Família
Educação em saúde
Recursos humanos em saúde
Family Health
Health Education
Health Manpower
topic Saúde da Família
Educação em saúde
Recursos humanos em saúde
Family Health
Health Education
Health Manpower
description Este estudo investigou se a proposta da Estratégia Saúde da Família (ESF) é objeto de discussão com a população na prática educativa dos profissionais nela inseridos e a compreensão sobre Educação em Saúde que eles possuem. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, exploratório-descritiva, realizada a partir de entrevistas semi-estruturadas. Na análise de conteúdo, identificaram-se as categorias: Educação em Saúde; A Universidade não ensina e A ESF como objeto de educação em Saúde. Os resultados mostraram que a ESF não é objeto de educação; alguns profissionais desconhecem seus fundamentos e a maioria deles tem práticas educativas verticais e patologizantes, distanciando-se da proposta de Promoção da Saúde da ESF. Reflete-se acerca das concepções de Educação em Saúde que permeiam os discursos dos profissionais, assim como sobre sua participação na capacitação comunitária para a construção da autonomia, cidadania e controle sobre os determinantes de saúde na perspectiva da Promoção da Saúde. Aponta-se para a importância da Educação Permanente e a reestruturação da graduação, de modo a aproximar as práxis da Educação em Saúde com a realidade social.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/7509
10.1590/S0104-12902007000100006
url https://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/7509
identifier_str_mv 10.1590/S0104-12902007000100006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/7509/9023
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública
dc.source.none.fl_str_mv Saúde e Sociedade; v. 16 n. 1 (2007); 57-68
Saúde e Sociedade; Vol. 16 No. 1 (2007); 57-68
Saúde e Sociedade; Vol. 16 Núm. 1 (2007); 57-68
1984-0470
0104-1290
reponame:Saúde e Sociedade (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Saúde e Sociedade (Online)
collection Saúde e Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Saúde e Sociedade (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv saudesoc@usp.br||lena@usp.br
_version_ 1800237454034206720