Pesquisa qualitativa em saúde: percursos e percalços da formação para pesquisadores iniciantes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Alexandro da
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Castro-Silva, Carlos Roberto, Moura, Ludmila de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Saúde e Sociedade (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/148236
Resumo: O artigo problematiza o desenvolvimento da carreira de pesquisadores na área da pesquisa qualitativa em saúde. Apoiando-se em duas perspectivas teóricas que discutem o campo da pesquisa qualitativa, põe em perspectiva elementos das vivências de pesquisadores iniciantes a partir de nossa tradição cultural de desenvolvimento na pós-graduação. Partindo das questões que emergem dessas discussões, traz um levantamento bibliográfico acerca da pesquisa qualitativa em saúde como forma de compreender ao que tem acesso o pesquisador iniciante e como, no conjunto, essas referências caracterizam formas de produção científica no campo da saúde. Os elementos levantados apontam que existem questões ligadas à pesquisa qualitativa em saúde que subsidiam modelos de ensino em pesquisa tão diversos quanto diversas são as formas de compreender as questões epistemológicas, teóricas e metodológicas. Nesse sentido, o percurso de pesquisadores iniciantes está muito mais ligado à expertise de seus orientadores do que propriamente a uma cultura acadêmica de formação em pesquisa qualitativa na área da saúde.
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