O perfil das publicações sobre condições de trabalho e saúde dos professores: um aporte para (re) pensar a literatura
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng por |
Título da fonte: | Saúde e Sociedade (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/191067 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é apresentar os resultados de uma pesquisa bibliográfica, realizada nas bases de dados da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e na Scientific Electronic Library Online (SciELO), sobre as condições de trabalho e saúde de professores. O escopo da pesquisa abrangeu um período de 20 anos (1997-2017) e revelou um conjunto de 175 estudos elegíveis que, por sua natureza e volume, foram organizados em categorias e subcategorias, compondo o seguinte perfil: (1) Problemas de saúde; (2) Condições de trabalho e saúde; (3) Qualidade de vida; (4) Trabalho, carreira e fundamentos da ação docente. Os resultados mostram que houve interesse crescente pelo assunto nos últimos anos e que despontaram estudos sobre qualidade de vida dos professores a partir de 2006. Apesar do grande número de estudos sobre trabalho e saúde docente, a área educacional tem dedicado pouca atenção à saúde dos professores, demonstrando que o tema requer uma abordagem multidisciplinar. |
id |
USP-6_70dcb815a98d61763f4ebc9cf175fc82 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/191067 |
network_acronym_str |
USP-6 |
network_name_str |
Saúde e Sociedade (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O perfil das publicações sobre condições de trabalho e saúde dos professores: um aporte para (re) pensar a literaturaProfile of publications on teacher’s working conditions and health: a contribution to (re)think the literatureProfessoresTrabalhoSaúde do trabalhadorTeachersWorkOccupational healthO objetivo deste artigo é apresentar os resultados de uma pesquisa bibliográfica, realizada nas bases de dados da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e na Scientific Electronic Library Online (SciELO), sobre as condições de trabalho e saúde de professores. O escopo da pesquisa abrangeu um período de 20 anos (1997-2017) e revelou um conjunto de 175 estudos elegíveis que, por sua natureza e volume, foram organizados em categorias e subcategorias, compondo o seguinte perfil: (1) Problemas de saúde; (2) Condições de trabalho e saúde; (3) Qualidade de vida; (4) Trabalho, carreira e fundamentos da ação docente. Os resultados mostram que houve interesse crescente pelo assunto nos últimos anos e que despontaram estudos sobre qualidade de vida dos professores a partir de 2006. Apesar do grande número de estudos sobre trabalho e saúde docente, a área educacional tem dedicado pouca atenção à saúde dos professores, demonstrando que o tema requer uma abordagem multidisciplinar.This paper discusses the results of a literature review carried out at the Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) and Scientific Electronic Library Online (SciELO) databases, covering a period of 20 years (1997-2017), about teachers’ working conditions and health. Our search returned a set of 175 eligible studies that were grouped, according to their characteristics and size samples, into the following categories: (1) Health disorders; (2) Working conditions and health; (3) Quality of life; (4) Work, career and fundamentals of teaching. Results show a growing interest on the topic in recent years, and especially regarding teachers’ quality of life as of 2006. Despite the vast number of studies on teachers’ work and health, the educational field has spared little attention to its professionals’ health, showing the need for a multidisciplinary approach on the topic.Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública2021-09-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/19106710.1590/S0104-12902021210070Saúde e Sociedade; v. 30 n. 4 (2021)Saúde e Sociedade; Vol. 30 No. 4 (2021)Saúde e Sociedade; Vol. 30 Núm. 4 (2021)1984-04700104-1290reponame:Saúde e Sociedade (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporhttps://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/191067/176175https://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/191067/176176http://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Jefferson Peixoto daFischer, Frida MarinaSilva, Jefferson Peixoto daFischer, Frida MarinaSilva, Jefferson Peixoto daFischer, Frida Marina2021-09-30T18:31:41Zoai:revistas.usp.br:article/191067Revistahttp://www.scielo.br/sausocPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpsaudesoc@usp.br||lena@usp.br1984-04700104-1290opendoar:2021-09-30T18:31:41Saúde e Sociedade (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O perfil das publicações sobre condições de trabalho e saúde dos professores: um aporte para (re) pensar a literatura Profile of publications on teacher’s working conditions and health: a contribution to (re)think the literature |
title |
O perfil das publicações sobre condições de trabalho e saúde dos professores: um aporte para (re) pensar a literatura |
spellingShingle |
O perfil das publicações sobre condições de trabalho e saúde dos professores: um aporte para (re) pensar a literatura Silva, Jefferson Peixoto da Professores Trabalho Saúde do trabalhador Teachers Work Occupational health |
title_short |
O perfil das publicações sobre condições de trabalho e saúde dos professores: um aporte para (re) pensar a literatura |
title_full |
O perfil das publicações sobre condições de trabalho e saúde dos professores: um aporte para (re) pensar a literatura |
title_fullStr |
O perfil das publicações sobre condições de trabalho e saúde dos professores: um aporte para (re) pensar a literatura |
title_full_unstemmed |
O perfil das publicações sobre condições de trabalho e saúde dos professores: um aporte para (re) pensar a literatura |
title_sort |
O perfil das publicações sobre condições de trabalho e saúde dos professores: um aporte para (re) pensar a literatura |
author |
Silva, Jefferson Peixoto da |
author_facet |
Silva, Jefferson Peixoto da Fischer, Frida Marina |
author_role |
author |
author2 |
Fischer, Frida Marina |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Jefferson Peixoto da Fischer, Frida Marina Silva, Jefferson Peixoto da Fischer, Frida Marina Silva, Jefferson Peixoto da Fischer, Frida Marina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professores Trabalho Saúde do trabalhador Teachers Work Occupational health |
topic |
Professores Trabalho Saúde do trabalhador Teachers Work Occupational health |
description |
O objetivo deste artigo é apresentar os resultados de uma pesquisa bibliográfica, realizada nas bases de dados da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e na Scientific Electronic Library Online (SciELO), sobre as condições de trabalho e saúde de professores. O escopo da pesquisa abrangeu um período de 20 anos (1997-2017) e revelou um conjunto de 175 estudos elegíveis que, por sua natureza e volume, foram organizados em categorias e subcategorias, compondo o seguinte perfil: (1) Problemas de saúde; (2) Condições de trabalho e saúde; (3) Qualidade de vida; (4) Trabalho, carreira e fundamentos da ação docente. Os resultados mostram que houve interesse crescente pelo assunto nos últimos anos e que despontaram estudos sobre qualidade de vida dos professores a partir de 2006. Apesar do grande número de estudos sobre trabalho e saúde docente, a área educacional tem dedicado pouca atenção à saúde dos professores, demonstrando que o tema requer uma abordagem multidisciplinar. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-09-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/191067 10.1590/S0104-12902021210070 |
url |
https://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/191067 |
identifier_str_mv |
10.1590/S0104-12902021210070 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng por |
language |
eng por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/191067/176175 https://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/191067/176176 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública |
dc.source.none.fl_str_mv |
Saúde e Sociedade; v. 30 n. 4 (2021) Saúde e Sociedade; Vol. 30 No. 4 (2021) Saúde e Sociedade; Vol. 30 Núm. 4 (2021) 1984-0470 0104-1290 reponame:Saúde e Sociedade (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Saúde e Sociedade (Online) |
collection |
Saúde e Sociedade (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Saúde e Sociedade (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
saudesoc@usp.br||lena@usp.br |
_version_ |
1800237465029574656 |