O perfil das publicações sobre condições de trabalho e saúde dos professores: um aporte para (re) pensar a literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Jefferson Peixoto da
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Fischer, Frida Marina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
por
Título da fonte: Saúde e Sociedade (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/191067
Resumo: O objetivo deste artigo é apresentar os resultados de uma pesquisa bibliográfica, realizada nas bases de dados da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e na Scientific Electronic Library Online (SciELO), sobre as condições de trabalho e saúde de professores. O escopo da pesquisa abrangeu um período de 20 anos (1997-2017) e revelou um conjunto de 175 estudos elegíveis que, por sua natureza e volume, foram organizados em categorias e subcategorias, compondo o seguinte perfil: (1) Problemas de saúde; (2) Condições de trabalho e saúde; (3) Qualidade de vida; (4) Trabalho, carreira e fundamentos da ação docente. Os resultados mostram que houve interesse crescente pelo assunto nos últimos anos e que despontaram estudos sobre qualidade de vida dos professores a partir de 2006. Apesar do grande número de estudos sobre trabalho e saúde docente, a área educacional tem dedicado pouca atenção à saúde dos professores, demonstrando que o tema requer uma abordagem multidisciplinar.
id USP-6_70dcb815a98d61763f4ebc9cf175fc82
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/191067
network_acronym_str USP-6
network_name_str Saúde e Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling O perfil das publicações sobre condições de trabalho e saúde dos professores: um aporte para (re) pensar a literaturaProfile of publications on teacher’s working conditions and health: a contribution to (re)think the literatureProfessoresTrabalhoSaúde do trabalhadorTeachersWorkOccupational healthO objetivo deste artigo é apresentar os resultados de uma pesquisa bibliográfica, realizada nas bases de dados da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e na Scientific Electronic Library Online (SciELO), sobre as condições de trabalho e saúde de professores. O escopo da pesquisa abrangeu um período de 20 anos (1997-2017) e revelou um conjunto de 175 estudos elegíveis que, por sua natureza e volume, foram organizados em categorias e subcategorias, compondo o seguinte perfil: (1) Problemas de saúde; (2) Condições de trabalho e saúde; (3) Qualidade de vida; (4) Trabalho, carreira e fundamentos da ação docente. Os resultados mostram que houve interesse crescente pelo assunto nos últimos anos e que despontaram estudos sobre qualidade de vida dos professores a partir de 2006. Apesar do grande número de estudos sobre trabalho e saúde docente, a área educacional tem dedicado pouca atenção à saúde dos professores, demonstrando que o tema requer uma abordagem multidisciplinar.This paper discusses the results of a literature review carried out at the Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) and Scientific Electronic Library Online (SciELO) databases, covering a period of 20 years (1997-2017), about teachers’ working conditions and health. Our search returned a set of 175 eligible studies that were grouped, according to their characteristics and size samples, into the following categories: (1) Health disorders; (2) Working conditions and health; (3) Quality of life; (4) Work, career and fundamentals of teaching. Results show a growing interest on the topic in recent years, and especially regarding teachers’ quality of life as of 2006. Despite the vast number of studies on teachers’ work and health, the educational field has spared little attention to its professionals’ health, showing the need for a multidisciplinary approach on the topic.Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública2021-09-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/19106710.1590/S0104-12902021210070Saúde e Sociedade; v. 30 n. 4 (2021)Saúde e Sociedade; Vol. 30 No. 4 (2021)Saúde e Sociedade; Vol. 30 Núm. 4 (2021)1984-04700104-1290reponame:Saúde e Sociedade (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporhttps://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/191067/176175https://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/191067/176176http://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Jefferson Peixoto daFischer, Frida MarinaSilva, Jefferson Peixoto daFischer, Frida MarinaSilva, Jefferson Peixoto daFischer, Frida Marina2021-09-30T18:31:41Zoai:revistas.usp.br:article/191067Revistahttp://www.scielo.br/sausocPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpsaudesoc@usp.br||lena@usp.br1984-04700104-1290opendoar:2021-09-30T18:31:41Saúde e Sociedade (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv O perfil das publicações sobre condições de trabalho e saúde dos professores: um aporte para (re) pensar a literatura
Profile of publications on teacher’s working conditions and health: a contribution to (re)think the literature
title O perfil das publicações sobre condições de trabalho e saúde dos professores: um aporte para (re) pensar a literatura
spellingShingle O perfil das publicações sobre condições de trabalho e saúde dos professores: um aporte para (re) pensar a literatura
Silva, Jefferson Peixoto da
Professores
Trabalho
Saúde do trabalhador
Teachers
Work
Occupational health
title_short O perfil das publicações sobre condições de trabalho e saúde dos professores: um aporte para (re) pensar a literatura
title_full O perfil das publicações sobre condições de trabalho e saúde dos professores: um aporte para (re) pensar a literatura
title_fullStr O perfil das publicações sobre condições de trabalho e saúde dos professores: um aporte para (re) pensar a literatura
title_full_unstemmed O perfil das publicações sobre condições de trabalho e saúde dos professores: um aporte para (re) pensar a literatura
title_sort O perfil das publicações sobre condições de trabalho e saúde dos professores: um aporte para (re) pensar a literatura
author Silva, Jefferson Peixoto da
author_facet Silva, Jefferson Peixoto da
Fischer, Frida Marina
author_role author
author2 Fischer, Frida Marina
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Jefferson Peixoto da
Fischer, Frida Marina
Silva, Jefferson Peixoto da
Fischer, Frida Marina
Silva, Jefferson Peixoto da
Fischer, Frida Marina
dc.subject.por.fl_str_mv Professores
Trabalho
Saúde do trabalhador
Teachers
Work
Occupational health
topic Professores
Trabalho
Saúde do trabalhador
Teachers
Work
Occupational health
description O objetivo deste artigo é apresentar os resultados de uma pesquisa bibliográfica, realizada nas bases de dados da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e na Scientific Electronic Library Online (SciELO), sobre as condições de trabalho e saúde de professores. O escopo da pesquisa abrangeu um período de 20 anos (1997-2017) e revelou um conjunto de 175 estudos elegíveis que, por sua natureza e volume, foram organizados em categorias e subcategorias, compondo o seguinte perfil: (1) Problemas de saúde; (2) Condições de trabalho e saúde; (3) Qualidade de vida; (4) Trabalho, carreira e fundamentos da ação docente. Os resultados mostram que houve interesse crescente pelo assunto nos últimos anos e que despontaram estudos sobre qualidade de vida dos professores a partir de 2006. Apesar do grande número de estudos sobre trabalho e saúde docente, a área educacional tem dedicado pouca atenção à saúde dos professores, demonstrando que o tema requer uma abordagem multidisciplinar.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/191067
10.1590/S0104-12902021210070
url https://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/191067
identifier_str_mv 10.1590/S0104-12902021210070
dc.language.iso.fl_str_mv eng
por
language eng
por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/191067/176175
https://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/191067/176176
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública
dc.source.none.fl_str_mv Saúde e Sociedade; v. 30 n. 4 (2021)
Saúde e Sociedade; Vol. 30 No. 4 (2021)
Saúde e Sociedade; Vol. 30 Núm. 4 (2021)
1984-0470
0104-1290
reponame:Saúde e Sociedade (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Saúde e Sociedade (Online)
collection Saúde e Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Saúde e Sociedade (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv saudesoc@usp.br||lena@usp.br
_version_ 1800237465029574656