As escolas de saúde do SUS: razões de ser e contribuições
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Saúde e Sociedade (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/219997 |
Resumo: | Neste artigo procura-se conhecer a percepção dos secretários estaduais de saúde, de seus docentes e dirigentes sobre as contribuições das escolas estaduais de saúde pública para o Sistema Único de Saúde (SUS). Sendo uma pesquisa de abordagem qualitativa, foram entrevistados os secretários estaduais de saúde, além dos dirigentes e docentes dessas escolas. O conteúdo das entrevistas foi analisado à luz do referencial de Bardin. Foram ressaltadas as contribuições das escolas para o SUS, demonstrando o papel estratégico que elas desempenham, destacando-se a provisão de profissionais formados nessas escolas e que ocupam cargos de gestão do SUS; o apoio técnico ofertado aos municípios e o reconhecimento dos trabalhadores pelo trabalho desenvolvido por essas escolas. No entanto, é necessário observar que essas instituições enfrentam dificuldades, em especial a insuficiência de recursos financeiros e humanos. As escolas são estratégicas para o SUS, sendo instrumentos fundamentais para manter a política de educação permanente em saúde e para qualificar a força de trabalho em saúde. As dificuldades relatadas indicam a necessidade de priorizar de fato as políticas de educação permanente e de qualificação profissional voltadas para o trabalhador da saúde. |
id |
USP-6_75e8afd9e7f426228c700faf75353b6f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/219997 |
network_acronym_str |
USP-6 |
network_name_str |
Saúde e Sociedade (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
As escolas de saúde do SUS: razões de ser e contribuiçõesHealth schools of the SUS: reasons of existence and contributionsPublic Health SchoolContinuous Health EducationBrazilian National Health SystemEscola de Saúde PúblicaEducação Permanente em SaúdeSistema Único de SaúdeNeste artigo procura-se conhecer a percepção dos secretários estaduais de saúde, de seus docentes e dirigentes sobre as contribuições das escolas estaduais de saúde pública para o Sistema Único de Saúde (SUS). Sendo uma pesquisa de abordagem qualitativa, foram entrevistados os secretários estaduais de saúde, além dos dirigentes e docentes dessas escolas. O conteúdo das entrevistas foi analisado à luz do referencial de Bardin. Foram ressaltadas as contribuições das escolas para o SUS, demonstrando o papel estratégico que elas desempenham, destacando-se a provisão de profissionais formados nessas escolas e que ocupam cargos de gestão do SUS; o apoio técnico ofertado aos municípios e o reconhecimento dos trabalhadores pelo trabalho desenvolvido por essas escolas. No entanto, é necessário observar que essas instituições enfrentam dificuldades, em especial a insuficiência de recursos financeiros e humanos. As escolas são estratégicas para o SUS, sendo instrumentos fundamentais para manter a política de educação permanente em saúde e para qualificar a força de trabalho em saúde. As dificuldades relatadas indicam a necessidade de priorizar de fato as políticas de educação permanente e de qualificação profissional voltadas para o trabalhador da saúde.This article seeks to understand the perception of state health secretaries, their teachers, and directors about the contributions of state schools of public health to the Brazilian National Health System (SUS). As a qualitative research, it interviewed state health secretaries, as well as directors and teachers of these schools. The content of the interviews was analyzed based on Bardin’s framework. The schools’ contributions to the SUS were highlighted, demonstrating the strategic role they play, highlighting the provision of professionals trained in these schools and occupying SUS management positions; the technical support offered to municipalities; and the recognition of workers for the work developed by these schools. However, note that these institutions face challenges, especially insufficient financial and human resources. The schools are strategic for SUS, and are fundamental instruments for maintaining the policy of continuous health education and essential for qualifying the health workforce. The difficulties reported show the need to actually prioritize the policy of continuous education and the professional qualification policy aimed at the health worker.Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública2023-12-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/21999710.1590/S0104-12902023230140ptSaúde e Sociedade; v. 32 n. supl.2 (2023); e230140ptSaúde e Sociedade; Vol. 32 No. supl.2 (2023); e230140ptSaúde e Sociedade; Vol. 32 Núm. supl.2 (2023); e230140pt1984-04700104-1290reponame:Saúde e Sociedade (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/219997/201856https://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/219997/201857Copyright (c) 2023 Saúde e Sociedadehttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPontes, Haroldo Jorge de CarvalhoCastro, Janete Lima dePontes, Haroldo Jorge de CarvalhoCastro, Janete Lima dePontes, Haroldo Jorge de CarvalhoCastro, Janete Lima de2023-12-27T16:49:48Zoai:revistas.usp.br:article/219997Revistahttp://www.scielo.br/sausocPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpsaudesoc@usp.br||lena@usp.br1984-04700104-1290opendoar:2023-12-27T16:49:48Saúde e Sociedade (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As escolas de saúde do SUS: razões de ser e contribuições Health schools of the SUS: reasons of existence and contributions |
title |
As escolas de saúde do SUS: razões de ser e contribuições |
spellingShingle |
As escolas de saúde do SUS: razões de ser e contribuições Pontes, Haroldo Jorge de Carvalho Public Health School Continuous Health Education Brazilian National Health System Escola de Saúde Pública Educação Permanente em Saúde Sistema Único de Saúde |
title_short |
As escolas de saúde do SUS: razões de ser e contribuições |
title_full |
As escolas de saúde do SUS: razões de ser e contribuições |
title_fullStr |
As escolas de saúde do SUS: razões de ser e contribuições |
title_full_unstemmed |
As escolas de saúde do SUS: razões de ser e contribuições |
title_sort |
As escolas de saúde do SUS: razões de ser e contribuições |
author |
Pontes, Haroldo Jorge de Carvalho |
author_facet |
Pontes, Haroldo Jorge de Carvalho Castro, Janete Lima de |
author_role |
author |
author2 |
Castro, Janete Lima de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pontes, Haroldo Jorge de Carvalho Castro, Janete Lima de Pontes, Haroldo Jorge de Carvalho Castro, Janete Lima de Pontes, Haroldo Jorge de Carvalho Castro, Janete Lima de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Public Health School Continuous Health Education Brazilian National Health System Escola de Saúde Pública Educação Permanente em Saúde Sistema Único de Saúde |
topic |
Public Health School Continuous Health Education Brazilian National Health System Escola de Saúde Pública Educação Permanente em Saúde Sistema Único de Saúde |
description |
Neste artigo procura-se conhecer a percepção dos secretários estaduais de saúde, de seus docentes e dirigentes sobre as contribuições das escolas estaduais de saúde pública para o Sistema Único de Saúde (SUS). Sendo uma pesquisa de abordagem qualitativa, foram entrevistados os secretários estaduais de saúde, além dos dirigentes e docentes dessas escolas. O conteúdo das entrevistas foi analisado à luz do referencial de Bardin. Foram ressaltadas as contribuições das escolas para o SUS, demonstrando o papel estratégico que elas desempenham, destacando-se a provisão de profissionais formados nessas escolas e que ocupam cargos de gestão do SUS; o apoio técnico ofertado aos municípios e o reconhecimento dos trabalhadores pelo trabalho desenvolvido por essas escolas. No entanto, é necessário observar que essas instituições enfrentam dificuldades, em especial a insuficiência de recursos financeiros e humanos. As escolas são estratégicas para o SUS, sendo instrumentos fundamentais para manter a política de educação permanente em saúde e para qualificar a força de trabalho em saúde. As dificuldades relatadas indicam a necessidade de priorizar de fato as políticas de educação permanente e de qualificação profissional voltadas para o trabalhador da saúde. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/219997 10.1590/S0104-12902023230140pt |
url |
https://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/219997 |
identifier_str_mv |
10.1590/S0104-12902023230140pt |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/219997/201856 https://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/219997/201857 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Saúde e Sociedade http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Saúde e Sociedade http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública |
dc.source.none.fl_str_mv |
Saúde e Sociedade; v. 32 n. supl.2 (2023); e230140pt Saúde e Sociedade; Vol. 32 No. supl.2 (2023); e230140pt Saúde e Sociedade; Vol. 32 Núm. supl.2 (2023); e230140pt 1984-0470 0104-1290 reponame:Saúde e Sociedade (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Saúde e Sociedade (Online) |
collection |
Saúde e Sociedade (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Saúde e Sociedade (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
saudesoc@usp.br||lena@usp.br |
_version_ |
1800237466404257792 |