"Laços do saber": experiência singular na docência da capacitação técnica do Agente Comunitário de Saúde (ACS), na periferia do município de São Paulo, Subprefeitura Capela do Socorro - Supervisão Técnica de Saúde Capela do Socorro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Saúde e Sociedade (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/29584 |
Resumo: | Percepções do docente em sua vivência na formação técnica do ACS, Módulo I, desenvolvido nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Relato das considerações de uma Assistente Social, docente em sala. A formação da turma objeto deste estudo coube a duas docentes em sala e cinco na UBS, desenvolvendo-se em 24 encontros semanais de 8h, no período de abril a novembro de 2006, envolvendo 21 alunos de três UBS (Gaivotas, Varginha e Jordanópolis). O processo ensino-aprendizagem ocorreu com "sucessivas aproximações" ao conteúdo pessoal, grupal e teórico, em que a "matéria-prima" do conhecimento fluía da troca de experiências e histórias de vida dos participantes, sendo finalizado com grupo focal para pesquisa posterior. Semanalmente, após avaliação, num ritual de agregação, todos expressavam sentimentos quanto ao "que haviam aprendido e ao que levavam para casa daquele dia". Dentre as lições aprendidas, apontamos o enriquecimento da construção do "saber ser, saber fazer e saber conviver em sala" pela busca do conhecimento do ACS. Houve quebra do paradigma em "perceber-se que ninguém está preparado para a docência, é uma aventura desafiante, esculpida dia a dia, no processo de aprender a aprender", que foi notória na concepção da docente. Recomendamos o incentivo na disseminação do saber por meio de "rede de conversações", como preconiza o PSF, envolvendo todos participantes do processo saúde-doença, favorecendo a contribuição do ACS na prevenção de doenças, promoção e recuperação da saúde na comunidade. |
id |
USP-6_8ca400ea13996554ee10badc275396d6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/29584 |
network_acronym_str |
USP-6 |
network_name_str |
Saúde e Sociedade (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
"Laços do saber": experiência singular na docência da capacitação técnica do Agente Comunitário de Saúde (ACS), na periferia do município de São Paulo, Subprefeitura Capela do Socorro - Supervisão Técnica de Saúde Capela do Socorro "Laços do saber [Knowledge laces]": a singular experience in the teaching of the technical qualification of the Community-based Health Agent (ACS), in the Peripheral area of the City of São Paulo, District of Capela do Socorro - Health Technical Supervision of Capela do Socorro DocênciaDesafioVínculosAprendizado mútuoTeachingChallengeBondsMutual Learning Percepções do docente em sua vivência na formação técnica do ACS, Módulo I, desenvolvido nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Relato das considerações de uma Assistente Social, docente em sala. A formação da turma objeto deste estudo coube a duas docentes em sala e cinco na UBS, desenvolvendo-se em 24 encontros semanais de 8h, no período de abril a novembro de 2006, envolvendo 21 alunos de três UBS (Gaivotas, Varginha e Jordanópolis). O processo ensino-aprendizagem ocorreu com "sucessivas aproximações" ao conteúdo pessoal, grupal e teórico, em que a "matéria-prima" do conhecimento fluía da troca de experiências e histórias de vida dos participantes, sendo finalizado com grupo focal para pesquisa posterior. Semanalmente, após avaliação, num ritual de agregação, todos expressavam sentimentos quanto ao "que haviam aprendido e ao que levavam para casa daquele dia". Dentre as lições aprendidas, apontamos o enriquecimento da construção do "saber ser, saber fazer e saber conviver em sala" pela busca do conhecimento do ACS. Houve quebra do paradigma em "perceber-se que ninguém está preparado para a docência, é uma aventura desafiante, esculpida dia a dia, no processo de aprender a aprender", que foi notória na concepção da docente. Recomendamos o incentivo na disseminação do saber por meio de "rede de conversações", como preconiza o PSF, envolvendo todos participantes do processo saúde-doença, favorecendo a contribuição do ACS na prevenção de doenças, promoção e recuperação da saúde na comunidade. This paper presents some perceptions of a teacher in her experience in the technical education of the ACS (Agente Comunitário de Saúde - Community-based Health Agent), Module I, developed at Unidades Básicas de Saúde (UBS - Basic Health Units). It reports the considerations of a Social Worker who was teaching in the classroom. The education of the class that is the object of this study was performed by two teachers in the classroom and five teachers at the UBS, being developed by means of 24 weekly meetings, each one lasting 8 hours, from April to November 2006, involving 21 students from 3 UBS: Gaivotas, Varginha, and Jordanópolis. The teaching-learning process took place with "successive approximations" to the personal, in-group, and theoretical contents, in which knowledge's "raw-material" flowed from the participants' exchange of experiences and life histories, and was concluded with a focal group for further research. On a weekly basis, after the evaluation, everyone expressed feelings regarding "what they had learned and what they were bringing home that day". Among the learned lessons, we can mention the enrichment of the building of "knowing how to be, how to do, and how to live together in the classroom" for the search of knowledge by the ACS. A paradigm was broken in "perceiving that nobody is prepared to teach; it is a challenging adventure, sculptured day by day in the learn-to-learn process". To conclude, it is important to encourage knowledge dissemination by means of a "conversation network", as recommended by Programa Saúde da Família (PSF - Family Health Program), involving all the participants in the health-disease process, thus favouring the ACS's contribution to disease prevention, health promotion and recovery in the community. Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública2009-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/2958410.1590/S0104-12902009000600017Saúde e Sociedade; v. 18 n. supl.2 (2009); 96-99 Saúde e Sociedade; Vol. 18 No. supl.2 (2009); 96-99 Saúde e Sociedade; Vol. 18 Núm. supl.2 (2009); 96-99 1984-04700104-1290reponame:Saúde e Sociedade (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/29584/31451Durães-Pereira, Maria Beatriz Bendita Boldrininfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-07-05T00:47:49Zoai:revistas.usp.br:article/29584Revistahttp://www.scielo.br/sausocPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpsaudesoc@usp.br||lena@usp.br1984-04700104-1290opendoar:2012-07-05T00:47:49Saúde e Sociedade (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
"Laços do saber": experiência singular na docência da capacitação técnica do Agente Comunitário de Saúde (ACS), na periferia do município de São Paulo, Subprefeitura Capela do Socorro - Supervisão Técnica de Saúde Capela do Socorro "Laços do saber [Knowledge laces]": a singular experience in the teaching of the technical qualification of the Community-based Health Agent (ACS), in the Peripheral area of the City of São Paulo, District of Capela do Socorro - Health Technical Supervision of Capela do Socorro |
title |
"Laços do saber": experiência singular na docência da capacitação técnica do Agente Comunitário de Saúde (ACS), na periferia do município de São Paulo, Subprefeitura Capela do Socorro - Supervisão Técnica de Saúde Capela do Socorro |
spellingShingle |
"Laços do saber": experiência singular na docência da capacitação técnica do Agente Comunitário de Saúde (ACS), na periferia do município de São Paulo, Subprefeitura Capela do Socorro - Supervisão Técnica de Saúde Capela do Socorro Durães-Pereira, Maria Beatriz Bendita Boldrin Docência Desafio Vínculos Aprendizado mútuo Teaching Challenge Bonds Mutual Learning |
title_short |
"Laços do saber": experiência singular na docência da capacitação técnica do Agente Comunitário de Saúde (ACS), na periferia do município de São Paulo, Subprefeitura Capela do Socorro - Supervisão Técnica de Saúde Capela do Socorro |
title_full |
"Laços do saber": experiência singular na docência da capacitação técnica do Agente Comunitário de Saúde (ACS), na periferia do município de São Paulo, Subprefeitura Capela do Socorro - Supervisão Técnica de Saúde Capela do Socorro |
title_fullStr |
"Laços do saber": experiência singular na docência da capacitação técnica do Agente Comunitário de Saúde (ACS), na periferia do município de São Paulo, Subprefeitura Capela do Socorro - Supervisão Técnica de Saúde Capela do Socorro |
title_full_unstemmed |
"Laços do saber": experiência singular na docência da capacitação técnica do Agente Comunitário de Saúde (ACS), na periferia do município de São Paulo, Subprefeitura Capela do Socorro - Supervisão Técnica de Saúde Capela do Socorro |
title_sort |
"Laços do saber": experiência singular na docência da capacitação técnica do Agente Comunitário de Saúde (ACS), na periferia do município de São Paulo, Subprefeitura Capela do Socorro - Supervisão Técnica de Saúde Capela do Socorro |
author |
Durães-Pereira, Maria Beatriz Bendita Boldrin |
author_facet |
Durães-Pereira, Maria Beatriz Bendita Boldrin |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Durães-Pereira, Maria Beatriz Bendita Boldrin |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Docência Desafio Vínculos Aprendizado mútuo Teaching Challenge Bonds Mutual Learning |
topic |
Docência Desafio Vínculos Aprendizado mútuo Teaching Challenge Bonds Mutual Learning |
description |
Percepções do docente em sua vivência na formação técnica do ACS, Módulo I, desenvolvido nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Relato das considerações de uma Assistente Social, docente em sala. A formação da turma objeto deste estudo coube a duas docentes em sala e cinco na UBS, desenvolvendo-se em 24 encontros semanais de 8h, no período de abril a novembro de 2006, envolvendo 21 alunos de três UBS (Gaivotas, Varginha e Jordanópolis). O processo ensino-aprendizagem ocorreu com "sucessivas aproximações" ao conteúdo pessoal, grupal e teórico, em que a "matéria-prima" do conhecimento fluía da troca de experiências e histórias de vida dos participantes, sendo finalizado com grupo focal para pesquisa posterior. Semanalmente, após avaliação, num ritual de agregação, todos expressavam sentimentos quanto ao "que haviam aprendido e ao que levavam para casa daquele dia". Dentre as lições aprendidas, apontamos o enriquecimento da construção do "saber ser, saber fazer e saber conviver em sala" pela busca do conhecimento do ACS. Houve quebra do paradigma em "perceber-se que ninguém está preparado para a docência, é uma aventura desafiante, esculpida dia a dia, no processo de aprender a aprender", que foi notória na concepção da docente. Recomendamos o incentivo na disseminação do saber por meio de "rede de conversações", como preconiza o PSF, envolvendo todos participantes do processo saúde-doença, favorecendo a contribuição do ACS na prevenção de doenças, promoção e recuperação da saúde na comunidade. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/29584 10.1590/S0104-12902009000600017 |
url |
https://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/29584 |
identifier_str_mv |
10.1590/S0104-12902009000600017 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/29584/31451 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública |
dc.source.none.fl_str_mv |
Saúde e Sociedade; v. 18 n. supl.2 (2009); 96-99 Saúde e Sociedade; Vol. 18 No. supl.2 (2009); 96-99 Saúde e Sociedade; Vol. 18 Núm. supl.2 (2009); 96-99 1984-0470 0104-1290 reponame:Saúde e Sociedade (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Saúde e Sociedade (Online) |
collection |
Saúde e Sociedade (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Saúde e Sociedade (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
saudesoc@usp.br||lena@usp.br |
_version_ |
1800237455704588288 |