"Laços do saber": experiência singular na docência da capacitação técnica do Agente Comunitário de Saúde (ACS), na periferia do município de São Paulo, Subprefeitura Capela do Socorro - Supervisão Técnica de Saúde Capela do Socorro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Durães-Pereira, Maria Beatriz Bendita Boldrin
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Saúde e Sociedade (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/29584
Resumo: Percepções do docente em sua vivência na formação técnica do ACS, Módulo I, desenvolvido nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Relato das considerações de uma Assistente Social, docente em sala. A formação da turma objeto deste estudo coube a duas docentes em sala e cinco na UBS, desenvolvendo-se em 24 encontros semanais de 8h, no período de abril a novembro de 2006, envolvendo 21 alunos de três UBS (Gaivotas, Varginha e Jordanópolis). O processo ensino-aprendizagem ocorreu com "sucessivas aproximações" ao conteúdo pessoal, grupal e teórico, em que a "matéria-prima" do conhecimento fluía da troca de experiências e histórias de vida dos participantes, sendo finalizado com grupo focal para pesquisa posterior. Semanalmente, após avaliação, num ritual de agregação, todos expressavam sentimentos quanto ao "que haviam aprendido e ao que levavam para casa daquele dia". Dentre as lições aprendidas, apontamos o enriquecimento da construção do "saber ser, saber fazer e saber conviver em sala" pela busca do conhecimento do ACS. Houve quebra do paradigma em "perceber-se que ninguém está preparado para a docência, é uma aventura desafiante, esculpida dia a dia, no processo de aprender a aprender", que foi notória na concepção da docente. Recomendamos o incentivo na disseminação do saber por meio de "rede de conversações", como preconiza o PSF, envolvendo todos participantes do processo saúde-doença, favorecendo a contribuição do ACS na prevenção de doenças, promoção e recuperação da saúde na comunidade.
id USP-6_8ca400ea13996554ee10badc275396d6
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/29584
network_acronym_str USP-6
network_name_str Saúde e Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling "Laços do saber": experiência singular na docência da capacitação técnica do Agente Comunitário de Saúde (ACS), na periferia do município de São Paulo, Subprefeitura Capela do Socorro - Supervisão Técnica de Saúde Capela do Socorro "Laços do saber [Knowledge laces]": a singular experience in the teaching of the technical qualification of the Community-based Health Agent (ACS), in the Peripheral area of the City of São Paulo, District of Capela do Socorro - Health Technical Supervision of Capela do Socorro DocênciaDesafioVínculosAprendizado mútuoTeachingChallengeBondsMutual Learning Percepções do docente em sua vivência na formação técnica do ACS, Módulo I, desenvolvido nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Relato das considerações de uma Assistente Social, docente em sala. A formação da turma objeto deste estudo coube a duas docentes em sala e cinco na UBS, desenvolvendo-se em 24 encontros semanais de 8h, no período de abril a novembro de 2006, envolvendo 21 alunos de três UBS (Gaivotas, Varginha e Jordanópolis). O processo ensino-aprendizagem ocorreu com "sucessivas aproximações" ao conteúdo pessoal, grupal e teórico, em que a "matéria-prima" do conhecimento fluía da troca de experiências e histórias de vida dos participantes, sendo finalizado com grupo focal para pesquisa posterior. Semanalmente, após avaliação, num ritual de agregação, todos expressavam sentimentos quanto ao "que haviam aprendido e ao que levavam para casa daquele dia". Dentre as lições aprendidas, apontamos o enriquecimento da construção do "saber ser, saber fazer e saber conviver em sala" pela busca do conhecimento do ACS. Houve quebra do paradigma em "perceber-se que ninguém está preparado para a docência, é uma aventura desafiante, esculpida dia a dia, no processo de aprender a aprender", que foi notória na concepção da docente. Recomendamos o incentivo na disseminação do saber por meio de "rede de conversações", como preconiza o PSF, envolvendo todos participantes do processo saúde-doença, favorecendo a contribuição do ACS na prevenção de doenças, promoção e recuperação da saúde na comunidade. This paper presents some perceptions of a teacher in her experience in the technical education of the ACS (Agente Comunitário de Saúde - Community-based Health Agent), Module I, developed at Unidades Básicas de Saúde (UBS - Basic Health Units). It reports the considerations of a Social Worker who was teaching in the classroom. The education of the class that is the object of this study was performed by two teachers in the classroom and five teachers at the UBS, being developed by means of 24 weekly meetings, each one lasting 8 hours, from April to November 2006, involving 21 students from 3 UBS: Gaivotas, Varginha, and Jordanópolis. The teaching-learning process took place with "successive approximations" to the personal, in-group, and theoretical contents, in which knowledge's "raw-material" flowed from the participants' exchange of experiences and life histories, and was concluded with a focal group for further research. On a weekly basis, after the evaluation, everyone expressed feelings regarding "what they had learned and what they were bringing home that day". Among the learned lessons, we can mention the enrichment of the building of "knowing how to be, how to do, and how to live together in the classroom" for the search of knowledge by the ACS. A paradigm was broken in "perceiving that nobody is prepared to teach; it is a challenging adventure, sculptured day by day in the learn-to-learn process". To conclude, it is important to encourage knowledge dissemination by means of a "conversation network", as recommended by Programa Saúde da Família (PSF - Family Health Program), involving all the participants in the health-disease process, thus favouring the ACS's contribution to disease prevention, health promotion and recovery in the community. Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública2009-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/2958410.1590/S0104-12902009000600017Saúde e Sociedade; v. 18 n. supl.2 (2009); 96-99 Saúde e Sociedade; Vol. 18 No. supl.2 (2009); 96-99 Saúde e Sociedade; Vol. 18 Núm. supl.2 (2009); 96-99 1984-04700104-1290reponame:Saúde e Sociedade (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/29584/31451Durães-Pereira, Maria Beatriz Bendita Boldrininfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-07-05T00:47:49Zoai:revistas.usp.br:article/29584Revistahttp://www.scielo.br/sausocPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpsaudesoc@usp.br||lena@usp.br1984-04700104-1290opendoar:2012-07-05T00:47:49Saúde e Sociedade (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv "Laços do saber": experiência singular na docência da capacitação técnica do Agente Comunitário de Saúde (ACS), na periferia do município de São Paulo, Subprefeitura Capela do Socorro - Supervisão Técnica de Saúde Capela do Socorro
"Laços do saber [Knowledge laces]": a singular experience in the teaching of the technical qualification of the Community-based Health Agent (ACS), in the Peripheral area of the City of São Paulo, District of Capela do Socorro - Health Technical Supervision of Capela do Socorro
title "Laços do saber": experiência singular na docência da capacitação técnica do Agente Comunitário de Saúde (ACS), na periferia do município de São Paulo, Subprefeitura Capela do Socorro - Supervisão Técnica de Saúde Capela do Socorro
spellingShingle "Laços do saber": experiência singular na docência da capacitação técnica do Agente Comunitário de Saúde (ACS), na periferia do município de São Paulo, Subprefeitura Capela do Socorro - Supervisão Técnica de Saúde Capela do Socorro
Durães-Pereira, Maria Beatriz Bendita Boldrin
Docência
Desafio
Vínculos
Aprendizado mútuo
Teaching
Challenge
Bonds
Mutual Learning
title_short "Laços do saber": experiência singular na docência da capacitação técnica do Agente Comunitário de Saúde (ACS), na periferia do município de São Paulo, Subprefeitura Capela do Socorro - Supervisão Técnica de Saúde Capela do Socorro
title_full "Laços do saber": experiência singular na docência da capacitação técnica do Agente Comunitário de Saúde (ACS), na periferia do município de São Paulo, Subprefeitura Capela do Socorro - Supervisão Técnica de Saúde Capela do Socorro
title_fullStr "Laços do saber": experiência singular na docência da capacitação técnica do Agente Comunitário de Saúde (ACS), na periferia do município de São Paulo, Subprefeitura Capela do Socorro - Supervisão Técnica de Saúde Capela do Socorro
title_full_unstemmed "Laços do saber": experiência singular na docência da capacitação técnica do Agente Comunitário de Saúde (ACS), na periferia do município de São Paulo, Subprefeitura Capela do Socorro - Supervisão Técnica de Saúde Capela do Socorro
title_sort "Laços do saber": experiência singular na docência da capacitação técnica do Agente Comunitário de Saúde (ACS), na periferia do município de São Paulo, Subprefeitura Capela do Socorro - Supervisão Técnica de Saúde Capela do Socorro
author Durães-Pereira, Maria Beatriz Bendita Boldrin
author_facet Durães-Pereira, Maria Beatriz Bendita Boldrin
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Durães-Pereira, Maria Beatriz Bendita Boldrin
dc.subject.por.fl_str_mv Docência
Desafio
Vínculos
Aprendizado mútuo
Teaching
Challenge
Bonds
Mutual Learning
topic Docência
Desafio
Vínculos
Aprendizado mútuo
Teaching
Challenge
Bonds
Mutual Learning
description Percepções do docente em sua vivência na formação técnica do ACS, Módulo I, desenvolvido nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Relato das considerações de uma Assistente Social, docente em sala. A formação da turma objeto deste estudo coube a duas docentes em sala e cinco na UBS, desenvolvendo-se em 24 encontros semanais de 8h, no período de abril a novembro de 2006, envolvendo 21 alunos de três UBS (Gaivotas, Varginha e Jordanópolis). O processo ensino-aprendizagem ocorreu com "sucessivas aproximações" ao conteúdo pessoal, grupal e teórico, em que a "matéria-prima" do conhecimento fluía da troca de experiências e histórias de vida dos participantes, sendo finalizado com grupo focal para pesquisa posterior. Semanalmente, após avaliação, num ritual de agregação, todos expressavam sentimentos quanto ao "que haviam aprendido e ao que levavam para casa daquele dia". Dentre as lições aprendidas, apontamos o enriquecimento da construção do "saber ser, saber fazer e saber conviver em sala" pela busca do conhecimento do ACS. Houve quebra do paradigma em "perceber-se que ninguém está preparado para a docência, é uma aventura desafiante, esculpida dia a dia, no processo de aprender a aprender", que foi notória na concepção da docente. Recomendamos o incentivo na disseminação do saber por meio de "rede de conversações", como preconiza o PSF, envolvendo todos participantes do processo saúde-doença, favorecendo a contribuição do ACS na prevenção de doenças, promoção e recuperação da saúde na comunidade.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/29584
10.1590/S0104-12902009000600017
url https://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/29584
identifier_str_mv 10.1590/S0104-12902009000600017
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/29584/31451
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública
dc.source.none.fl_str_mv Saúde e Sociedade; v. 18 n. supl.2 (2009); 96-99
Saúde e Sociedade; Vol. 18 No. supl.2 (2009); 96-99
Saúde e Sociedade; Vol. 18 Núm. supl.2 (2009); 96-99
1984-0470
0104-1290
reponame:Saúde e Sociedade (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Saúde e Sociedade (Online)
collection Saúde e Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Saúde e Sociedade (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv saudesoc@usp.br||lena@usp.br
_version_ 1800237455704588288