A campanha da voz em dois jornais brasileiros de grande circulação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Penteado, Regina Zanella
Data de Publicação: 2002
Outros Autores: Giannini, Susana Pimentel Pinto, Costa, Belarmino César Guimarães da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Saúde e Sociedade (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/7080
Resumo: Na sociedade atual, os meios de comunicação de massa produzem, selecionam, excluem e transformam aspectos da realidade reproduzindo-a parcialmente e formando a opinião pública. Na área da saúde, os meios de comunicação são destacados para a educação e promoção da saúde da população. Isso conduz à reflexão sobre a mediação da realidade exercida pelos meios de comunicação e como os temas da saúde são abordados na mídia. OBJETIVO: Analisar as notícias sobre a Campanha da Voz nos jornais de grande circulação. MÉTODO: Análise Documental das notícias sobre a Campanha da Voz publicadas nos jornais "O Estado de S. Paulo" e "Folha de S. Paulo", entre 13 e 20/04/2002. A análise considera aspectos quantitativos e qualitativos das reportagens e leva em conta a sua contribuição para processos educativos condizentes com a promoção da saúde. RESULTADOS: Somente a "Folha" publicou duas reportagens sobre a campanha. Evidenciam-se recursos apelativos dramáticos e a ênfase na doença. As abordagens de caráter comportamental, normatizador, tecnicista e tecnológico referenciam a prevenção e tratamento. Há reforço de estereótipos e banalização da complexidade das ações das especialidades envolvidas. Discute-se aspectos destas especialidades e das concepções que as fundamentam, bem como do processo de produção da notícia implicado nas problemáticas evidenciadas. CONCLUSÃO: Em se tratando da Campanha da Voz, as notícias publicadas pouco contribuem para a construção de processos educativos em saúde condizentes com a promoção da saúde. Maiores estudos devem ser feitos acerca do papel dos meios de comunicação junto à promoção da saúde da população.
id USP-6_8fd6bea6acd8eb64361d55cea8e9d2bd
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/7080
network_acronym_str USP-6
network_name_str Saúde e Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling A campanha da voz em dois jornais brasileiros de grande circulação The voice campaign in the two major Brazilian newspapers ComunicaçãoPromoção da SaúdeEducação em SaúdeVozJornalismoSaúde Pública e Coletivacommunicationhealth promotionhealth educationvoicejournalismpublic and collective health Na sociedade atual, os meios de comunicação de massa produzem, selecionam, excluem e transformam aspectos da realidade reproduzindo-a parcialmente e formando a opinião pública. Na área da saúde, os meios de comunicação são destacados para a educação e promoção da saúde da população. Isso conduz à reflexão sobre a mediação da realidade exercida pelos meios de comunicação e como os temas da saúde são abordados na mídia. OBJETIVO: Analisar as notícias sobre a Campanha da Voz nos jornais de grande circulação. MÉTODO: Análise Documental das notícias sobre a Campanha da Voz publicadas nos jornais "O Estado de S. Paulo" e "Folha de S. Paulo", entre 13 e 20/04/2002. A análise considera aspectos quantitativos e qualitativos das reportagens e leva em conta a sua contribuição para processos educativos condizentes com a promoção da saúde. RESULTADOS: Somente a "Folha" publicou duas reportagens sobre a campanha. Evidenciam-se recursos apelativos dramáticos e a ênfase na doença. As abordagens de caráter comportamental, normatizador, tecnicista e tecnológico referenciam a prevenção e tratamento. Há reforço de estereótipos e banalização da complexidade das ações das especialidades envolvidas. Discute-se aspectos destas especialidades e das concepções que as fundamentam, bem como do processo de produção da notícia implicado nas problemáticas evidenciadas. CONCLUSÃO: Em se tratando da Campanha da Voz, as notícias publicadas pouco contribuem para a construção de processos educativos em saúde condizentes com a promoção da saúde. Maiores estudos devem ser feitos acerca do papel dos meios de comunicação junto à promoção da saúde da população. In today society mass communication produces, selects, excludes and transforms reality, thus reproducing it partially and forming public opinion. In the area of health communication means should bring education and promotion of public health. This makes us ponder on the comparison between the reality exercised by communication means and the approach of health issues by the media. PURPOSE: To analyze the news about the Voice Campaign in two major newspapers. METHOD: Documental analysis of the pieces of news published in the newspapers "O Estado de São Paulo" and the 'Folha de São Paulo' between 13th and 20th April 2002. The analysis considers both the quantity and quality aspects of the news and also its contribution to the educational process suitable to health promotion. RESULTS: Only the "Folha de S. Paulo" published two pieces of news about the campaign. Dramatic recourse and emphasis on the illness became evident. The behavioral, normative, overtechnical and technological approach refers the treatment and prevention. There is reinforcement of stereotype and the downsizing of the complexity of the actions by the fields of specialization involved. Aspects of such areas and their basic conceptions along process of production of news implied in the evident problem are discussed in the article. CONCLUSION: On dealing with Voice Campaign the published pieces of news makes a small contribution for the construction of health educational processes suitable for health promotion. Further studies should be made on the role played by the media in relation to public health promotion. Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública2002-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/708010.1590/S0104-12902002000200005Saúde e Sociedade; v. 11 n. 2 (2002); 49-64 Saúde e Sociedade; Vol. 11 No. 2 (2002); 49-64 Saúde e Sociedade; Vol. 11 Núm. 2 (2002); 49-64 1984-04700104-1290reponame:Saúde e Sociedade (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/7080/8549Penteado, Regina ZanellaGiannini, Susana Pimentel PintoCosta, Belarmino César Guimarães dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-05-02T23:07:42Zoai:revistas.usp.br:article/7080Revistahttp://www.scielo.br/sausocPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpsaudesoc@usp.br||lena@usp.br1984-04700104-1290opendoar:2012-05-02T23:07:42Saúde e Sociedade (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A campanha da voz em dois jornais brasileiros de grande circulação
The voice campaign in the two major Brazilian newspapers
title A campanha da voz em dois jornais brasileiros de grande circulação
spellingShingle A campanha da voz em dois jornais brasileiros de grande circulação
Penteado, Regina Zanella
Comunicação
Promoção da Saúde
Educação em Saúde
Voz
Jornalismo
Saúde Pública e Coletiva
communication
health promotion
health education
voice
journalism
public and collective health
title_short A campanha da voz em dois jornais brasileiros de grande circulação
title_full A campanha da voz em dois jornais brasileiros de grande circulação
title_fullStr A campanha da voz em dois jornais brasileiros de grande circulação
title_full_unstemmed A campanha da voz em dois jornais brasileiros de grande circulação
title_sort A campanha da voz em dois jornais brasileiros de grande circulação
author Penteado, Regina Zanella
author_facet Penteado, Regina Zanella
Giannini, Susana Pimentel Pinto
Costa, Belarmino César Guimarães da
author_role author
author2 Giannini, Susana Pimentel Pinto
Costa, Belarmino César Guimarães da
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Penteado, Regina Zanella
Giannini, Susana Pimentel Pinto
Costa, Belarmino César Guimarães da
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação
Promoção da Saúde
Educação em Saúde
Voz
Jornalismo
Saúde Pública e Coletiva
communication
health promotion
health education
voice
journalism
public and collective health
topic Comunicação
Promoção da Saúde
Educação em Saúde
Voz
Jornalismo
Saúde Pública e Coletiva
communication
health promotion
health education
voice
journalism
public and collective health
description Na sociedade atual, os meios de comunicação de massa produzem, selecionam, excluem e transformam aspectos da realidade reproduzindo-a parcialmente e formando a opinião pública. Na área da saúde, os meios de comunicação são destacados para a educação e promoção da saúde da população. Isso conduz à reflexão sobre a mediação da realidade exercida pelos meios de comunicação e como os temas da saúde são abordados na mídia. OBJETIVO: Analisar as notícias sobre a Campanha da Voz nos jornais de grande circulação. MÉTODO: Análise Documental das notícias sobre a Campanha da Voz publicadas nos jornais "O Estado de S. Paulo" e "Folha de S. Paulo", entre 13 e 20/04/2002. A análise considera aspectos quantitativos e qualitativos das reportagens e leva em conta a sua contribuição para processos educativos condizentes com a promoção da saúde. RESULTADOS: Somente a "Folha" publicou duas reportagens sobre a campanha. Evidenciam-se recursos apelativos dramáticos e a ênfase na doença. As abordagens de caráter comportamental, normatizador, tecnicista e tecnológico referenciam a prevenção e tratamento. Há reforço de estereótipos e banalização da complexidade das ações das especialidades envolvidas. Discute-se aspectos destas especialidades e das concepções que as fundamentam, bem como do processo de produção da notícia implicado nas problemáticas evidenciadas. CONCLUSÃO: Em se tratando da Campanha da Voz, as notícias publicadas pouco contribuem para a construção de processos educativos em saúde condizentes com a promoção da saúde. Maiores estudos devem ser feitos acerca do papel dos meios de comunicação junto à promoção da saúde da população.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/7080
10.1590/S0104-12902002000200005
url https://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/7080
identifier_str_mv 10.1590/S0104-12902002000200005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/7080/8549
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública
dc.source.none.fl_str_mv Saúde e Sociedade; v. 11 n. 2 (2002); 49-64
Saúde e Sociedade; Vol. 11 No. 2 (2002); 49-64
Saúde e Sociedade; Vol. 11 Núm. 2 (2002); 49-64
1984-0470
0104-1290
reponame:Saúde e Sociedade (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Saúde e Sociedade (Online)
collection Saúde e Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Saúde e Sociedade (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv saudesoc@usp.br||lena@usp.br
_version_ 1800237452357533696