Vulnerabilidade socioambiental e saúde em escolas no contexto do agronegócio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Saúde e Sociedade (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/187270 |
Resumo: | Neste estudo buscou-se compreender como estudantes de escolas rurais e urbanas identificam elementos da vulnerabilidade socioambiental no espaço escolar, no contexto do agronegócio, nos municípios de Campo Novo do Parecis, Sapezal e Campos de Júlio, localizados no estado do Mato Grosso, Brasil. Realizou-se um mapeamento participativo por meio do desenho dos processos e elementos destrutivos e protetores da vida no espaço escolar. Os processos e elementos protetores mais citados foram a escola, as árvores e as atividades agrícolas próximas às escolas, pela produção de cereais e algodão e a geração de empregos. Entretanto, a pulverização de agrotóxicos nas áreas de plantio próximas às escolas foi o processo destrutivo elencado de forma predominante nos mapas. Esses elementos compõem as relações e os processos de vulnerabilização socioambiental dos estudantes e das populações envolvidas nessas escolas. As facetas contraditórias (protetoras e destrutivas) evidenciadas sobre a produção agrícola demonstram uma dinâmica política de disputa da narrativa sobre o impacto sócio-sanitário-ambiental positivo e negativo do agronegócio e do uso de agrotóxicos. A construção dos mapas mostrou ser uma ferramenta que pode contribuir para o reconhecimento das vulnerabilidades socioambientais e potencializar a participação popular no processo de vigilância em saúde e ambiente. |
id |
USP-6_9210baa060445753f36ef149ea42795f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/187270 |
network_acronym_str |
USP-6 |
network_name_str |
Saúde e Sociedade (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Vulnerabilidade socioambiental e saúde em escolas no contexto do agronegócioSocio-environmental vulnerability and health in schools in the context of agribusinessVulnerabilidade SocioambientalAgronegócioAgrotóxicosMapeamento ParticipativoSocio-Environmental VulnerabilityAgribusinessPesticidesParticipatory MappingNeste estudo buscou-se compreender como estudantes de escolas rurais e urbanas identificam elementos da vulnerabilidade socioambiental no espaço escolar, no contexto do agronegócio, nos municípios de Campo Novo do Parecis, Sapezal e Campos de Júlio, localizados no estado do Mato Grosso, Brasil. Realizou-se um mapeamento participativo por meio do desenho dos processos e elementos destrutivos e protetores da vida no espaço escolar. Os processos e elementos protetores mais citados foram a escola, as árvores e as atividades agrícolas próximas às escolas, pela produção de cereais e algodão e a geração de empregos. Entretanto, a pulverização de agrotóxicos nas áreas de plantio próximas às escolas foi o processo destrutivo elencado de forma predominante nos mapas. Esses elementos compõem as relações e os processos de vulnerabilização socioambiental dos estudantes e das populações envolvidas nessas escolas. As facetas contraditórias (protetoras e destrutivas) evidenciadas sobre a produção agrícola demonstram uma dinâmica política de disputa da narrativa sobre o impacto sócio-sanitário-ambiental positivo e negativo do agronegócio e do uso de agrotóxicos. A construção dos mapas mostrou ser uma ferramenta que pode contribuir para o reconhecimento das vulnerabilidades socioambientais e potencializar a participação popular no processo de vigilância em saúde e ambiente.This study seeks to understand how students from rural and urban schools identify elements of socio-environmental vulnerability in the school environment, in the context of agribusiness, in the cities of Campo Novo do Parecis, Sapezal and Campos de Júlio, Mato Grosso, Brazil. A participatory mapping was conducted by the design of processes and protective and destructive elements to life in the school environment. The most cited processes and protective elements were school, trees and agricultural activities near schools, the production of cereals and cotton, and the generation of jobs. However, the spraying of pesticides in the plantation areas near the schools was the destructive process predominantly listed. These elements make up the relationships and processes of social and environmental vulnerability of the students and the populations involved in these schools. The contradictory facets (protective and destructive) evidenced on agricultural production demonstrate a political dynamics of dispute of the narrative about the positive socio-sanitaryenvironmental impact of agribusiness and the use of pesticides. The construction of the maps has proved to be a tool that can contribute to the recognition of socio-environmental vulnerabilities and enhance the participation of the people in the surveillance process in health and environment.Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública2021-06-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/18727010.1590/S0104-12902021190620Saúde e Sociedade; v. 30 n. 2 (2021)Saúde e Sociedade; Vol. 30 No. 2 (2021)Saúde e Sociedade; Vol. 30 Núm. 2 (2021)1984-04700104-1290reponame:Saúde e Sociedade (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/187270/173097http://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBeserra, LucimaraPignati, Wanderlei AntonioPignatti, Marta GisleneOliveira, Luã Kramer deBeserra, LucimaraPignati, Wanderlei AntonioPignatti, Marta GisleneOliveira, Luã Kramer deBeserra, LucimaraPignati, Wanderlei AntonioPignatti, Marta GisleneOliveira, Luã Kramer de2021-06-15T19:22:52Zoai:revistas.usp.br:article/187270Revistahttp://www.scielo.br/sausocPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpsaudesoc@usp.br||lena@usp.br1984-04700104-1290opendoar:2021-06-15T19:22:52Saúde e Sociedade (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Vulnerabilidade socioambiental e saúde em escolas no contexto do agronegócio Socio-environmental vulnerability and health in schools in the context of agribusiness |
title |
Vulnerabilidade socioambiental e saúde em escolas no contexto do agronegócio |
spellingShingle |
Vulnerabilidade socioambiental e saúde em escolas no contexto do agronegócio Beserra, Lucimara Vulnerabilidade Socioambiental Agronegócio Agrotóxicos Mapeamento Participativo Socio-Environmental Vulnerability Agribusiness Pesticides Participatory Mapping |
title_short |
Vulnerabilidade socioambiental e saúde em escolas no contexto do agronegócio |
title_full |
Vulnerabilidade socioambiental e saúde em escolas no contexto do agronegócio |
title_fullStr |
Vulnerabilidade socioambiental e saúde em escolas no contexto do agronegócio |
title_full_unstemmed |
Vulnerabilidade socioambiental e saúde em escolas no contexto do agronegócio |
title_sort |
Vulnerabilidade socioambiental e saúde em escolas no contexto do agronegócio |
author |
Beserra, Lucimara |
author_facet |
Beserra, Lucimara Pignati, Wanderlei Antonio Pignatti, Marta Gislene Oliveira, Luã Kramer de |
author_role |
author |
author2 |
Pignati, Wanderlei Antonio Pignatti, Marta Gislene Oliveira, Luã Kramer de |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Beserra, Lucimara Pignati, Wanderlei Antonio Pignatti, Marta Gislene Oliveira, Luã Kramer de Beserra, Lucimara Pignati, Wanderlei Antonio Pignatti, Marta Gislene Oliveira, Luã Kramer de Beserra, Lucimara Pignati, Wanderlei Antonio Pignatti, Marta Gislene Oliveira, Luã Kramer de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Vulnerabilidade Socioambiental Agronegócio Agrotóxicos Mapeamento Participativo Socio-Environmental Vulnerability Agribusiness Pesticides Participatory Mapping |
topic |
Vulnerabilidade Socioambiental Agronegócio Agrotóxicos Mapeamento Participativo Socio-Environmental Vulnerability Agribusiness Pesticides Participatory Mapping |
description |
Neste estudo buscou-se compreender como estudantes de escolas rurais e urbanas identificam elementos da vulnerabilidade socioambiental no espaço escolar, no contexto do agronegócio, nos municípios de Campo Novo do Parecis, Sapezal e Campos de Júlio, localizados no estado do Mato Grosso, Brasil. Realizou-se um mapeamento participativo por meio do desenho dos processos e elementos destrutivos e protetores da vida no espaço escolar. Os processos e elementos protetores mais citados foram a escola, as árvores e as atividades agrícolas próximas às escolas, pela produção de cereais e algodão e a geração de empregos. Entretanto, a pulverização de agrotóxicos nas áreas de plantio próximas às escolas foi o processo destrutivo elencado de forma predominante nos mapas. Esses elementos compõem as relações e os processos de vulnerabilização socioambiental dos estudantes e das populações envolvidas nessas escolas. As facetas contraditórias (protetoras e destrutivas) evidenciadas sobre a produção agrícola demonstram uma dinâmica política de disputa da narrativa sobre o impacto sócio-sanitário-ambiental positivo e negativo do agronegócio e do uso de agrotóxicos. A construção dos mapas mostrou ser uma ferramenta que pode contribuir para o reconhecimento das vulnerabilidades socioambientais e potencializar a participação popular no processo de vigilância em saúde e ambiente. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-06-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/187270 10.1590/S0104-12902021190620 |
url |
https://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/187270 |
identifier_str_mv |
10.1590/S0104-12902021190620 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/187270/173097 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública |
dc.source.none.fl_str_mv |
Saúde e Sociedade; v. 30 n. 2 (2021) Saúde e Sociedade; Vol. 30 No. 2 (2021) Saúde e Sociedade; Vol. 30 Núm. 2 (2021) 1984-0470 0104-1290 reponame:Saúde e Sociedade (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Saúde e Sociedade (Online) |
collection |
Saúde e Sociedade (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Saúde e Sociedade (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
saudesoc@usp.br||lena@usp.br |
_version_ |
1800237464462295040 |