A influência da estruturação da mensagem em comportamentos relacionados à saúde: um teste experimental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mayer, Verônica Feder
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Avila, Marcos Gonçalves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Saúde e Sociedade (Online)
DOI: 10.1590/S0104-12902010000300019
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/29681
Resumo: Este estudo realizou um teste experimental envolvendo o efeito framing. Segundo a Teoria dos Prospectos, o efeito framing é a possibilidade de influenciar a decisão de um indivíduo sem distorcer a informação ou suprimi-la por meio de mudanças sutis na estruturação do problema. Foi testada a hipótese de que um folheto enfatizando as consequências negativas de não se prevenir contra o estresse seria mais persuasivo do que um folheto que enfatizasse as consequências positivas de se prevenir. Estudos anteriores, que examinaram o efeito framing na estruturação de mensagens persuasivas, produziram resultados variados. Esta pesquisa explorou as explicações teóricas para os resultados obtidos em campanhas relacionadas à saúde. Estudantes brasileiros de programas de pós-graduação foram expostos a um folheto estruturado negativamente, a um folheto estruturado positivamente ou a um folheto simplesmente informativo sobre o estresse. Atitudes em relação às recomendações para prevenir-se contra estresse e as intenções de segui-las foram medidas. Os resultados obtidos indicam maior persuasão do framing negativo.
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