Educação pelo trabalho: possibilidades, limites e perspectivas da formação profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Marise
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Saúde e Sociedade (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/29575
Resumo: No presente trabalho inicialmente se discute a formação dos trabalhadores na perspectiva da educação pelo trabalho, com enfoque no campo da Saúde, apoiando-se no princípio da Integralidade. Aborda-se o principio da Integralidade em seu três sentidos: como atributo das práticas dos profissionais; como atributo das organizações dos serviços; e como respostas governamentais aos problemas de saúde. Dessa forma, a Integralidade recoloca o sentido do trabalho em Saúde na constituição da humanidade das pessoas frente às suas necessidades de Saúde. No decorrer, refere à necessidade de re-significar o sentido das competências como um constructo pedagógico e ideológico que está presente nas teorias da educação e do trabalho hoje. Finalmente aponta algumas perspectivas para a educação dos trabalhadores em saúde mediada pelo trabalho.
id USP-6_9488a7a6d3f6033d61e33e7243cbb0dd
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/29575
network_acronym_str USP-6
network_name_str Saúde e Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling Educação pelo trabalho: possibilidades, limites e perspectivas da formação profissional Work-based learning: possibilities, limits and perspectives of professional education Educação pelo trabalhoIntegralidadeEquipe multiprofissionalWork-based LearningIntegralityMultiprofessional Team No presente trabalho inicialmente se discute a formação dos trabalhadores na perspectiva da educação pelo trabalho, com enfoque no campo da Saúde, apoiando-se no princípio da Integralidade. Aborda-se o principio da Integralidade em seu três sentidos: como atributo das práticas dos profissionais; como atributo das organizações dos serviços; e como respostas governamentais aos problemas de saúde. Dessa forma, a Integralidade recoloca o sentido do trabalho em Saúde na constituição da humanidade das pessoas frente às suas necessidades de Saúde. No decorrer, refere à necessidade de re-significar o sentido das competências como um constructo pedagógico e ideológico que está presente nas teorias da educação e do trabalho hoje. Finalmente aponta algumas perspectivas para a educação dos trabalhadores em saúde mediada pelo trabalho. The present text initially discusses workers' education in the perspective of work-based learning, focusing on the field of Health, based on the principle of Integrality. The Integrality principle is approached in its three senses: as an attribute of the professionals' practices; as an attribute of services organization; and as governmental responses to health problems. Thus, Integrality places the sense of Health work in the constitution of people's humanity in light of their Health needs. The text discusses the need to view competences as a pedagogical and ideological construct that is present today in the theories of education and work. Finally, some perspectives to health workers' education mediated by work are approached. Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública2009-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/2957510.1590/S0104-12902009000600008Saúde e Sociedade; v. 18 n. supl.2 (2009); 55-59 Saúde e Sociedade; Vol. 18 No. supl.2 (2009); 55-59 Saúde e Sociedade; Vol. 18 Núm. supl.2 (2009); 55-59 1984-04700104-1290reponame:Saúde e Sociedade (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/29575/31442Ramos, Mariseinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-07-05T00:47:27Zoai:revistas.usp.br:article/29575Revistahttp://www.scielo.br/sausocPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpsaudesoc@usp.br||lena@usp.br1984-04700104-1290opendoar:2012-07-05T00:47:27Saúde e Sociedade (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação pelo trabalho: possibilidades, limites e perspectivas da formação profissional
Work-based learning: possibilities, limits and perspectives of professional education
title Educação pelo trabalho: possibilidades, limites e perspectivas da formação profissional
spellingShingle Educação pelo trabalho: possibilidades, limites e perspectivas da formação profissional
Ramos, Marise
Educação pelo trabalho
Integralidade
Equipe multiprofissional
Work-based Learning
Integrality
Multiprofessional Team
title_short Educação pelo trabalho: possibilidades, limites e perspectivas da formação profissional
title_full Educação pelo trabalho: possibilidades, limites e perspectivas da formação profissional
title_fullStr Educação pelo trabalho: possibilidades, limites e perspectivas da formação profissional
title_full_unstemmed Educação pelo trabalho: possibilidades, limites e perspectivas da formação profissional
title_sort Educação pelo trabalho: possibilidades, limites e perspectivas da formação profissional
author Ramos, Marise
author_facet Ramos, Marise
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos, Marise
dc.subject.por.fl_str_mv Educação pelo trabalho
Integralidade
Equipe multiprofissional
Work-based Learning
Integrality
Multiprofessional Team
topic Educação pelo trabalho
Integralidade
Equipe multiprofissional
Work-based Learning
Integrality
Multiprofessional Team
description No presente trabalho inicialmente se discute a formação dos trabalhadores na perspectiva da educação pelo trabalho, com enfoque no campo da Saúde, apoiando-se no princípio da Integralidade. Aborda-se o principio da Integralidade em seu três sentidos: como atributo das práticas dos profissionais; como atributo das organizações dos serviços; e como respostas governamentais aos problemas de saúde. Dessa forma, a Integralidade recoloca o sentido do trabalho em Saúde na constituição da humanidade das pessoas frente às suas necessidades de Saúde. No decorrer, refere à necessidade de re-significar o sentido das competências como um constructo pedagógico e ideológico que está presente nas teorias da educação e do trabalho hoje. Finalmente aponta algumas perspectivas para a educação dos trabalhadores em saúde mediada pelo trabalho.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/29575
10.1590/S0104-12902009000600008
url https://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/29575
identifier_str_mv 10.1590/S0104-12902009000600008
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/29575/31442
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública
dc.source.none.fl_str_mv Saúde e Sociedade; v. 18 n. supl.2 (2009); 55-59
Saúde e Sociedade; Vol. 18 No. supl.2 (2009); 55-59
Saúde e Sociedade; Vol. 18 Núm. supl.2 (2009); 55-59
1984-0470
0104-1290
reponame:Saúde e Sociedade (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Saúde e Sociedade (Online)
collection Saúde e Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Saúde e Sociedade (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv saudesoc@usp.br||lena@usp.br
_version_ 1800237455686762496