Formação de cuidadores comunitários de saúde na universidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Saúde e Sociedade (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/88590 |
Resumo: | Neste artigo, apresentamos uma atividade formativa anual que empreendemos ao longo de cinco anos. Trata-se da realização de workshops abertos a toda a comunidade que seja cuidadora de saúde (formal, não formal e informal). Tal realiza-se no âmbito de um projeto de investigação sobre “Sofrimento, Educação e Saúde” que pretende articular investigação compreensiva e fundamentadora com conhecimento e formação de cuidadores de saúde da comunidade. Começamos por dar conta da dificuldade em se trabalhar transdisciplinarmente nas universidades portuguesas, bem como do preconceito diante das comunidades nas quais elas se inserem. Depois apresentamos cada um dos workshops, respetivas temáticas gerais e como foram exploradas em cada um deles. Elaboramos uma apreciação global de cada um, sobretudo ao nível pedagógico tendo em conta, entre outros fatores, a avaliação dos formandos. Concluímos com uma apreciação global destas atividades formativas, apontando limitações e novas perspectivas para o futuro. |
id |
USP-6_9fa82b36ce642c85273b0537afd6af2e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/88590 |
network_acronym_str |
USP-6 |
network_name_str |
Saúde e Sociedade (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação de cuidadores comunitários de saúde na universidade University training of community health caregivers Neste artigo, apresentamos uma atividade formativa anual que empreendemos ao longo de cinco anos. Trata-se da realização de workshops abertos a toda a comunidade que seja cuidadora de saúde (formal, não formal e informal). Tal realiza-se no âmbito de um projeto de investigação sobre “Sofrimento, Educação e Saúde” que pretende articular investigação compreensiva e fundamentadora com conhecimento e formação de cuidadores de saúde da comunidade. Começamos por dar conta da dificuldade em se trabalhar transdisciplinarmente nas universidades portuguesas, bem como do preconceito diante das comunidades nas quais elas se inserem. Depois apresentamos cada um dos workshops, respetivas temáticas gerais e como foram exploradas em cada um deles. Elaboramos uma apreciação global de cada um, sobretudo ao nível pedagógico tendo em conta, entre outros fatores, a avaliação dos formandos. Concluímos com uma apreciação global destas atividades formativas, apontando limitações e novas perspectivas para o futuro. This article presents an annual training activity undertaken over five years, workshops open to all community members that are health caregivers (formal, non formal and informal). This takes place within a research project on ‘Suffering, Education and Health’ which aims to articulate comprehensive and substantiated research with knowledge and practical competences of community health caregivers. We start by discussing the difficulty of working transdisciplinary within Portuguese universities, as well as the prejudice against the communities in which they are located. Then we present each of the workshops, their respective general themes and how they were exploited in each of them. We developed an overall assessment of each one, especially when taking into account pedagogical level as well as, among other factors, the assessment of trainees. We conclude with an overall assessment of these training activities, pointing out limitations and new perspectives for the future. Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública2014-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/8859010.1590/S0104-12902014000300029Saúde e Sociedade; v. 23 n. 3 (2014); 1102-1114Saúde e Sociedade; Vol. 23 No. 3 (2014); 1102-1114Saúde e Sociedade; Vol. 23 Núm. 3 (2014); 1102-11141984-04700104-1290reponame:Saúde e Sociedade (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/88590/91479Copyright (c) 2014 Saúde e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Clara Costa Gomes, Ana 2014-12-05T19:58:49Zoai:revistas.usp.br:article/88590Revistahttp://www.scielo.br/sausocPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpsaudesoc@usp.br||lena@usp.br1984-04700104-1290opendoar:2014-12-05T19:58:49Saúde e Sociedade (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação de cuidadores comunitários de saúde na universidade University training of community health caregivers |
title |
Formação de cuidadores comunitários de saúde na universidade |
spellingShingle |
Formação de cuidadores comunitários de saúde na universidade Oliveira, Clara Costa |
title_short |
Formação de cuidadores comunitários de saúde na universidade |
title_full |
Formação de cuidadores comunitários de saúde na universidade |
title_fullStr |
Formação de cuidadores comunitários de saúde na universidade |
title_full_unstemmed |
Formação de cuidadores comunitários de saúde na universidade |
title_sort |
Formação de cuidadores comunitários de saúde na universidade |
author |
Oliveira, Clara Costa |
author_facet |
Oliveira, Clara Costa Gomes, Ana |
author_role |
author |
author2 |
Gomes, Ana |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Clara Costa Gomes, Ana |
description |
Neste artigo, apresentamos uma atividade formativa anual que empreendemos ao longo de cinco anos. Trata-se da realização de workshops abertos a toda a comunidade que seja cuidadora de saúde (formal, não formal e informal). Tal realiza-se no âmbito de um projeto de investigação sobre “Sofrimento, Educação e Saúde” que pretende articular investigação compreensiva e fundamentadora com conhecimento e formação de cuidadores de saúde da comunidade. Começamos por dar conta da dificuldade em se trabalhar transdisciplinarmente nas universidades portuguesas, bem como do preconceito diante das comunidades nas quais elas se inserem. Depois apresentamos cada um dos workshops, respetivas temáticas gerais e como foram exploradas em cada um deles. Elaboramos uma apreciação global de cada um, sobretudo ao nível pedagógico tendo em conta, entre outros fatores, a avaliação dos formandos. Concluímos com uma apreciação global destas atividades formativas, apontando limitações e novas perspectivas para o futuro. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-09-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/88590 10.1590/S0104-12902014000300029 |
url |
https://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/88590 |
identifier_str_mv |
10.1590/S0104-12902014000300029 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/88590/91479 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 Saúde e Sociedade info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 Saúde e Sociedade |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública |
dc.source.none.fl_str_mv |
Saúde e Sociedade; v. 23 n. 3 (2014); 1102-1114 Saúde e Sociedade; Vol. 23 No. 3 (2014); 1102-1114 Saúde e Sociedade; Vol. 23 Núm. 3 (2014); 1102-1114 1984-0470 0104-1290 reponame:Saúde e Sociedade (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Saúde e Sociedade (Online) |
collection |
Saúde e Sociedade (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Saúde e Sociedade (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
saudesoc@usp.br||lena@usp.br |
_version_ |
1800237459708051456 |