O encontro da política nacional da educação ambiental com a política nacional do idoso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Saúde e Sociedade (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/7501 |
Resumo: | Neste artigo discutimos a possível convergência entre a Política Nacional da Educação Ambiental (PNEA) e a Política Nacional do Idoso (PNI). Apresentamos um quadro comparativo de semelhanças e contradições na aplicação dessas políticas por parte da Administração Pública. A análise das políticas indica possibilidades de trabalhos comunitários e institucionais em que o idoso tenha papel de relevância na sociedade a partir de suas experiências passadas e presentes, para contribuir com a conscientização de outras gerações sobre questões ambientais. Neste sentido, a proposta é ter o idoso - partindo de sua experiência acumulada - como eixo de um trabalho ambiental, que possa oferecer às outras gerações um caminho para mudar os conceitos internalizados sobre o que é preservar o meio ambiente, constituindo-se em uma perspectiva interdisciplinar de caráter inclusivo. Trabalhar essas duas políticas públicas concomitantemente é tornar mais clara e rápida a execução de práticas primordiais para a melhora da qualidade de vida individual, da qualidade do ambiente onde vivem e da qualidade das relações interpessoais. |
id |
USP-6_b566c477b0d825433912d83289714754 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/7501 |
network_acronym_str |
USP-6 |
network_name_str |
Saúde e Sociedade (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O encontro da política nacional da educação ambiental com a política nacional do idoso A joining between two public policies on environmental education and on old aged people Public PoliciesOld AgedEnvironmental EducationEnvironmentPolíticas públicasIdosoEducação ambientalMeio ambienteIntergeracional Neste artigo discutimos a possível convergência entre a Política Nacional da Educação Ambiental (PNEA) e a Política Nacional do Idoso (PNI). Apresentamos um quadro comparativo de semelhanças e contradições na aplicação dessas políticas por parte da Administração Pública. A análise das políticas indica possibilidades de trabalhos comunitários e institucionais em que o idoso tenha papel de relevância na sociedade a partir de suas experiências passadas e presentes, para contribuir com a conscientização de outras gerações sobre questões ambientais. Neste sentido, a proposta é ter o idoso - partindo de sua experiência acumulada - como eixo de um trabalho ambiental, que possa oferecer às outras gerações um caminho para mudar os conceitos internalizados sobre o que é preservar o meio ambiente, constituindo-se em uma perspectiva interdisciplinar de caráter inclusivo. Trabalhar essas duas políticas públicas concomitantemente é tornar mais clara e rápida a execução de práticas primordiais para a melhora da qualidade de vida individual, da qualidade do ambiente onde vivem e da qualidade das relações interpessoais. In this paper we discuss the convergence of two public policies: the National Policy of Environmental Education and the National Policy for Old Adults. We show a comparative view of the similarities and the contradictions in the application of those policies by the public administration. Analysis of those policies indicates possibility of communitarian and institutional works where old aged ones could develop a relevant social role based on their past and present experiences, contributing to environmental sensitization of next generations. In this approach, we propose that old aged people - considering the summed experience - can act as advisor of an environmental education that offers to next generations a way to change personal concepts on environmental preservation, as a interdisciplinary inclusive work. To deal with those two public policies is a way to clarify and accelerate the implementation of key practices focused on improving personal life, environmental quality and interpersonal relations. Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública2006-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/750110.1590/S0104-12902006000300013Saúde e Sociedade; v. 15 n. 3 (2006); 162-169 Saúde e Sociedade; Vol. 15 No. 3 (2006); 162-169 Saúde e Sociedade; Vol. 15 Núm. 3 (2006); 162-169 1984-04700104-1290reponame:Saúde e Sociedade (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/7501/9014Machado, Rosangela Fátima de OliveiraGarcia Velasco, Fermin de La CaridadAmim, Valériainfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-05-04T01:09:55Zoai:revistas.usp.br:article/7501Revistahttp://www.scielo.br/sausocPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpsaudesoc@usp.br||lena@usp.br1984-04700104-1290opendoar:2012-05-04T01:09:55Saúde e Sociedade (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O encontro da política nacional da educação ambiental com a política nacional do idoso A joining between two public policies on environmental education and on old aged people |
title |
O encontro da política nacional da educação ambiental com a política nacional do idoso |
spellingShingle |
O encontro da política nacional da educação ambiental com a política nacional do idoso Machado, Rosangela Fátima de Oliveira Public Policies Old Aged Environmental Education Environment Políticas públicas Idoso Educação ambiental Meio ambiente Intergeracional |
title_short |
O encontro da política nacional da educação ambiental com a política nacional do idoso |
title_full |
O encontro da política nacional da educação ambiental com a política nacional do idoso |
title_fullStr |
O encontro da política nacional da educação ambiental com a política nacional do idoso |
title_full_unstemmed |
O encontro da política nacional da educação ambiental com a política nacional do idoso |
title_sort |
O encontro da política nacional da educação ambiental com a política nacional do idoso |
author |
Machado, Rosangela Fátima de Oliveira |
author_facet |
Machado, Rosangela Fátima de Oliveira Garcia Velasco, Fermin de La Caridad Amim, Valéria |
author_role |
author |
author2 |
Garcia Velasco, Fermin de La Caridad Amim, Valéria |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Machado, Rosangela Fátima de Oliveira Garcia Velasco, Fermin de La Caridad Amim, Valéria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Public Policies Old Aged Environmental Education Environment Políticas públicas Idoso Educação ambiental Meio ambiente Intergeracional |
topic |
Public Policies Old Aged Environmental Education Environment Políticas públicas Idoso Educação ambiental Meio ambiente Intergeracional |
description |
Neste artigo discutimos a possível convergência entre a Política Nacional da Educação Ambiental (PNEA) e a Política Nacional do Idoso (PNI). Apresentamos um quadro comparativo de semelhanças e contradições na aplicação dessas políticas por parte da Administração Pública. A análise das políticas indica possibilidades de trabalhos comunitários e institucionais em que o idoso tenha papel de relevância na sociedade a partir de suas experiências passadas e presentes, para contribuir com a conscientização de outras gerações sobre questões ambientais. Neste sentido, a proposta é ter o idoso - partindo de sua experiência acumulada - como eixo de um trabalho ambiental, que possa oferecer às outras gerações um caminho para mudar os conceitos internalizados sobre o que é preservar o meio ambiente, constituindo-se em uma perspectiva interdisciplinar de caráter inclusivo. Trabalhar essas duas políticas públicas concomitantemente é tornar mais clara e rápida a execução de práticas primordiais para a melhora da qualidade de vida individual, da qualidade do ambiente onde vivem e da qualidade das relações interpessoais. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/7501 10.1590/S0104-12902006000300013 |
url |
https://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/7501 |
identifier_str_mv |
10.1590/S0104-12902006000300013 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/7501/9014 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública |
dc.source.none.fl_str_mv |
Saúde e Sociedade; v. 15 n. 3 (2006); 162-169 Saúde e Sociedade; Vol. 15 No. 3 (2006); 162-169 Saúde e Sociedade; Vol. 15 Núm. 3 (2006); 162-169 1984-0470 0104-1290 reponame:Saúde e Sociedade (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Saúde e Sociedade (Online) |
collection |
Saúde e Sociedade (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Saúde e Sociedade (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
saudesoc@usp.br||lena@usp.br |
_version_ |
1800237453286572032 |