Contribuições da pós-graduação na área da saúde para a formação profissional: relato de experiência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Saúde e Sociedade (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/104319 |
Resumo: | Este artigo relata uma experiência de aprendizagem ocorrida durante uma disciplina de pós-graduação na Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, na qual os alunos puderam vivenciar a prática de uma estratégia metodológica de análise de discurso. Para tanto, um grupo de trabalho de alunos desenvolveu um projeto com o objetivo de identificar as expectativas de pós-graduandos acerca da contribuição do curso nas práticas profissionais. Realizou-se a coleta e análise dos discursos de 21 sujeitos. Foram apresentadas perguntas sobre o tema e as respostas foram coletadas com auxílio do software QLQT; elas foram analisadas manualmente segundo a estratégia metodológica do discurso do sujeito coletivo. Os resultados indicam que, de maneira geral, os sujeitos que cursam pós-graduação na área da saúde acreditam que ela influi positivamente em suas práticas profissionais. |
id |
USP-6_b6189b77add412447fd16b9e5443216d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/104319 |
network_acronym_str |
USP-6 |
network_name_str |
Saúde e Sociedade (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Contribuições da pós-graduação na área da saúde para a formação profissional: relato de experiência Contributions of a graduate program in the health field for professional education: experience report Este artigo relata uma experiência de aprendizagem ocorrida durante uma disciplina de pós-graduação na Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, na qual os alunos puderam vivenciar a prática de uma estratégia metodológica de análise de discurso. Para tanto, um grupo de trabalho de alunos desenvolveu um projeto com o objetivo de identificar as expectativas de pós-graduandos acerca da contribuição do curso nas práticas profissionais. Realizou-se a coleta e análise dos discursos de 21 sujeitos. Foram apresentadas perguntas sobre o tema e as respostas foram coletadas com auxílio do software QLQT; elas foram analisadas manualmente segundo a estratégia metodológica do discurso do sujeito coletivo. Os resultados indicam que, de maneira geral, os sujeitos que cursam pós-graduação na área da saúde acreditam que ela influi positivamente em suas práticas profissionais. This article reports a learning experience that took place during a graduate course discipline at the School of Public Health of the University of São Paulo, where students could make contact with the practice of a methodological discourse analysis strategy. To do this, a working group of students has developed a project aimed at identifying the expectations of graduate students with regard to the course contribution in professional practices. The collection and analysis of the discourse of 21 subjects were conducted. Two questions on the theme were proposed and the answers were collected by using the software QLQT; they were analyzed manually according to the methodological strategy of collective subject discourse. The results indicate that, generally, the subjects who attend a graduate course in the health field believe it influences positively on their professional practices. Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública2014-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/10431910.1590/S0104-12902014000400028Saúde e Sociedade; v. 23 n. 4 (2014); 1471-1481Saúde e Sociedade; Vol. 23 No. 4 (2014); 1471-1481Saúde e Sociedade; Vol. 23 Núm. 4 (2014); 1471-14811984-04700104-1290reponame:Saúde e Sociedade (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/104319/102967Copyright (c) 2015 Saúde e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Cristina Maria Maués da Chagas, Herleis Maria de Almeida Matsukura, Thelma Simões Vieira, Gislene Inoue Marqueze, Elaine C. López, Carolina Gutiérrez Ghelardi, Isis Raquel Lefèvre, Ana Lefèvre, Fernando 2015-09-21T13:41:17Zoai:revistas.usp.br:article/104319Revistahttp://www.scielo.br/sausocPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpsaudesoc@usp.br||lena@usp.br1984-04700104-1290opendoar:2015-09-21T13:41:17Saúde e Sociedade (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Contribuições da pós-graduação na área da saúde para a formação profissional: relato de experiência Contributions of a graduate program in the health field for professional education: experience report |
title |
Contribuições da pós-graduação na área da saúde para a formação profissional: relato de experiência |
spellingShingle |
Contribuições da pós-graduação na área da saúde para a formação profissional: relato de experiência Costa, Cristina Maria Maués da |
title_short |
Contribuições da pós-graduação na área da saúde para a formação profissional: relato de experiência |
title_full |
Contribuições da pós-graduação na área da saúde para a formação profissional: relato de experiência |
title_fullStr |
Contribuições da pós-graduação na área da saúde para a formação profissional: relato de experiência |
title_full_unstemmed |
Contribuições da pós-graduação na área da saúde para a formação profissional: relato de experiência |
title_sort |
Contribuições da pós-graduação na área da saúde para a formação profissional: relato de experiência |
author |
Costa, Cristina Maria Maués da |
author_facet |
Costa, Cristina Maria Maués da Chagas, Herleis Maria de Almeida Matsukura, Thelma Simões Vieira, Gislene Inoue Marqueze, Elaine C. López, Carolina Gutiérrez Ghelardi, Isis Raquel Lefèvre, Ana Lefèvre, Fernando |
author_role |
author |
author2 |
Chagas, Herleis Maria de Almeida Matsukura, Thelma Simões Vieira, Gislene Inoue Marqueze, Elaine C. López, Carolina Gutiérrez Ghelardi, Isis Raquel Lefèvre, Ana Lefèvre, Fernando |
author2_role |
author author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Cristina Maria Maués da Chagas, Herleis Maria de Almeida Matsukura, Thelma Simões Vieira, Gislene Inoue Marqueze, Elaine C. López, Carolina Gutiérrez Ghelardi, Isis Raquel Lefèvre, Ana Lefèvre, Fernando |
description |
Este artigo relata uma experiência de aprendizagem ocorrida durante uma disciplina de pós-graduação na Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, na qual os alunos puderam vivenciar a prática de uma estratégia metodológica de análise de discurso. Para tanto, um grupo de trabalho de alunos desenvolveu um projeto com o objetivo de identificar as expectativas de pós-graduandos acerca da contribuição do curso nas práticas profissionais. Realizou-se a coleta e análise dos discursos de 21 sujeitos. Foram apresentadas perguntas sobre o tema e as respostas foram coletadas com auxílio do software QLQT; elas foram analisadas manualmente segundo a estratégia metodológica do discurso do sujeito coletivo. Os resultados indicam que, de maneira geral, os sujeitos que cursam pós-graduação na área da saúde acreditam que ela influi positivamente em suas práticas profissionais. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/104319 10.1590/S0104-12902014000400028 |
url |
https://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/104319 |
identifier_str_mv |
10.1590/S0104-12902014000400028 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/104319/102967 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Saúde e Sociedade info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Saúde e Sociedade |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública |
dc.source.none.fl_str_mv |
Saúde e Sociedade; v. 23 n. 4 (2014); 1471-1481 Saúde e Sociedade; Vol. 23 No. 4 (2014); 1471-1481 Saúde e Sociedade; Vol. 23 Núm. 4 (2014); 1471-1481 1984-0470 0104-1290 reponame:Saúde e Sociedade (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Saúde e Sociedade (Online) |
collection |
Saúde e Sociedade (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Saúde e Sociedade (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
saudesoc@usp.br||lena@usp.br |
_version_ |
1800237460241776640 |