Contribuições da pós-graduação na área da saúde para a formação profissional: relato de experiência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Cristina Maria Maués da
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Chagas, Herleis Maria de Almeida, Matsukura, Thelma Simões, Vieira, Gislene Inoue, Marqueze, Elaine C., López, Carolina Gutiérrez, Ghelardi, Isis Raquel, Lefèvre, Ana, Lefèvre, Fernando
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Saúde e Sociedade (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/104319
Resumo: Este artigo relata uma experiência de aprendizagem ocorrida durante uma disciplina de pós-graduação na Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, na qual os alunos puderam vivenciar a prática de uma estratégia metodológica de análise de discurso. Para tanto, um grupo de trabalho de alunos desenvolveu um projeto com o objetivo de identificar as expectativas de pós-graduandos acerca da contribuição do curso nas práticas profissionais. Realizou-se a coleta e análise dos discursos de 21 sujeitos. Foram apresentadas perguntas sobre o tema e as respostas foram coletadas com auxílio do software QLQT; elas foram analisadas manualmente segundo a estratégia metodológica do discurso do sujeito coletivo. Os resultados indicam que, de maneira geral, os sujeitos que cursam pós-graduação na área da saúde acreditam que ela influi positivamente em suas práticas profissionais.
id USP-6_b6189b77add412447fd16b9e5443216d
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/104319
network_acronym_str USP-6
network_name_str Saúde e Sociedade (Online)
repository_id_str
spelling Contribuições da pós-graduação na área da saúde para a formação profissional: relato de experiência Contributions of a graduate program in the health field for professional education: experience report Este artigo relata uma experiência de aprendizagem ocorrida durante uma disciplina de pós-graduação na Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, na qual os alunos puderam vivenciar a prática de uma estratégia metodológica de análise de discurso. Para tanto, um grupo de trabalho de alunos desenvolveu um projeto com o objetivo de identificar as expectativas de pós-graduandos acerca da contribuição do curso nas práticas profissionais. Realizou-se a coleta e análise dos discursos de 21 sujeitos. Foram apresentadas perguntas sobre o tema e as respostas foram coletadas com auxílio do software QLQT; elas foram analisadas manualmente segundo a estratégia metodológica do discurso do sujeito coletivo. Os resultados indicam que, de maneira geral, os sujeitos que cursam pós-graduação na área da saúde acreditam que ela influi positivamente em suas práticas profissionais. This article reports a learning experience that took place during a graduate course discipline at the School of Public Health of the University of São Paulo, where students could make contact with the practice of a methodological discourse analysis strategy. To do this, a working group of students has developed a project aimed at identifying the expectations of graduate students with regard to the course contribution in professional practices. The collection and analysis of the discourse of 21 subjects were conducted. Two questions on the theme were proposed and the answers were collected by using the software QLQT; they were analyzed manually according to the methodological strategy of collective subject discourse. The results indicate that, generally, the subjects who attend a graduate course in the health field believe it influences positively on their professional practices. Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública2014-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/10431910.1590/S0104-12902014000400028Saúde e Sociedade; v. 23 n. 4 (2014); 1471-1481Saúde e Sociedade; Vol. 23 No. 4 (2014); 1471-1481Saúde e Sociedade; Vol. 23 Núm. 4 (2014); 1471-14811984-04700104-1290reponame:Saúde e Sociedade (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/104319/102967Copyright (c) 2015 Saúde e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Cristina Maria Maués da Chagas, Herleis Maria de Almeida Matsukura, Thelma Simões Vieira, Gislene Inoue Marqueze, Elaine C. López, Carolina Gutiérrez Ghelardi, Isis Raquel Lefèvre, Ana Lefèvre, Fernando 2015-09-21T13:41:17Zoai:revistas.usp.br:article/104319Revistahttp://www.scielo.br/sausocPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpsaudesoc@usp.br||lena@usp.br1984-04700104-1290opendoar:2015-09-21T13:41:17Saúde e Sociedade (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Contribuições da pós-graduação na área da saúde para a formação profissional: relato de experiência
Contributions of a graduate program in the health field for professional education: experience report
title Contribuições da pós-graduação na área da saúde para a formação profissional: relato de experiência
spellingShingle Contribuições da pós-graduação na área da saúde para a formação profissional: relato de experiência
Costa, Cristina Maria Maués da
title_short Contribuições da pós-graduação na área da saúde para a formação profissional: relato de experiência
title_full Contribuições da pós-graduação na área da saúde para a formação profissional: relato de experiência
title_fullStr Contribuições da pós-graduação na área da saúde para a formação profissional: relato de experiência
title_full_unstemmed Contribuições da pós-graduação na área da saúde para a formação profissional: relato de experiência
title_sort Contribuições da pós-graduação na área da saúde para a formação profissional: relato de experiência
author Costa, Cristina Maria Maués da
author_facet Costa, Cristina Maria Maués da
Chagas, Herleis Maria de Almeida
Matsukura, Thelma Simões
Vieira, Gislene Inoue
Marqueze, Elaine C.
López, Carolina Gutiérrez
Ghelardi, Isis Raquel
Lefèvre, Ana
Lefèvre, Fernando
author_role author
author2 Chagas, Herleis Maria de Almeida
Matsukura, Thelma Simões
Vieira, Gislene Inoue
Marqueze, Elaine C.
López, Carolina Gutiérrez
Ghelardi, Isis Raquel
Lefèvre, Ana
Lefèvre, Fernando
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Cristina Maria Maués da
Chagas, Herleis Maria de Almeida
Matsukura, Thelma Simões
Vieira, Gislene Inoue
Marqueze, Elaine C.
López, Carolina Gutiérrez
Ghelardi, Isis Raquel
Lefèvre, Ana
Lefèvre, Fernando
description Este artigo relata uma experiência de aprendizagem ocorrida durante uma disciplina de pós-graduação na Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, na qual os alunos puderam vivenciar a prática de uma estratégia metodológica de análise de discurso. Para tanto, um grupo de trabalho de alunos desenvolveu um projeto com o objetivo de identificar as expectativas de pós-graduandos acerca da contribuição do curso nas práticas profissionais. Realizou-se a coleta e análise dos discursos de 21 sujeitos. Foram apresentadas perguntas sobre o tema e as respostas foram coletadas com auxílio do software QLQT; elas foram analisadas manualmente segundo a estratégia metodológica do discurso do sujeito coletivo. Os resultados indicam que, de maneira geral, os sujeitos que cursam pós-graduação na área da saúde acreditam que ela influi positivamente em suas práticas profissionais.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/104319
10.1590/S0104-12902014000400028
url https://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/104319
identifier_str_mv 10.1590/S0104-12902014000400028
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/104319/102967
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Saúde e Sociedade
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Saúde e Sociedade
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública
dc.source.none.fl_str_mv Saúde e Sociedade; v. 23 n. 4 (2014); 1471-1481
Saúde e Sociedade; Vol. 23 No. 4 (2014); 1471-1481
Saúde e Sociedade; Vol. 23 Núm. 4 (2014); 1471-1481
1984-0470
0104-1290
reponame:Saúde e Sociedade (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Saúde e Sociedade (Online)
collection Saúde e Sociedade (Online)
repository.name.fl_str_mv Saúde e Sociedade (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv saudesoc@usp.br||lena@usp.br
_version_ 1800237460241776640