Weave another Basket of Knowledge? A remote collaborative research on the covid-19 pandemic
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Saúde e Sociedade (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/207025 |
Resumo: | A partir da experiência do projeto Respostas Indígenas à COVID-19 no Brasil: arranjos sociais e saúde global (PARI-c), na região do Alto Rio Negro (AM), buscamos refletir neste artigo sobre as possibilidades e implicações da produção colaborativa de conhecimento com pesquisadoras indígenas, levando em consideração a emergência sanitária, as imobilidades territoriais, as desigualdades sociais e as diferenças epistemológicas e de políticas ontológicas. A partir da ideia de Cestos de conhecimento, pensamos as formas e possibilidades dessa colaboração, à luz de discussões contemporâneas sobre processos de “descolonização” da saúde pública (global, planetária) e do conhecimento em saúde. A base empírica para este artigo é uma descrição da experiência metodológica, de produção de conhecimento, focada em duas faces: o campo e a escrita. Esse material nos permite tecer algumas considerações em torno da relevância e do sentido de formas de geração de “saberes híbridos”, para lidar com contextos de crises globais ou sindemias. Estas formas, como veremos, atravessam o realinhamento das alianças e têm na escrita de mulheres um lugar especial de atenção. |
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Weave another Basket of Knowledge? A remote collaborative research on the covid-19 pandemic Tecer outro Cesto de Conhecimentos? Pesquisa colaborativa e remota na pandemia de covid-19Saúde indígenaAmazôniaAntropologiaGêneroEtnografia onlineIndigenous peoples` healthAmazonAnthropologyGenderOnline ethnographyA partir da experiência do projeto Respostas Indígenas à COVID-19 no Brasil: arranjos sociais e saúde global (PARI-c), na região do Alto Rio Negro (AM), buscamos refletir neste artigo sobre as possibilidades e implicações da produção colaborativa de conhecimento com pesquisadoras indígenas, levando em consideração a emergência sanitária, as imobilidades territoriais, as desigualdades sociais e as diferenças epistemológicas e de políticas ontológicas. A partir da ideia de Cestos de conhecimento, pensamos as formas e possibilidades dessa colaboração, à luz de discussões contemporâneas sobre processos de “descolonização” da saúde pública (global, planetária) e do conhecimento em saúde. A base empírica para este artigo é uma descrição da experiência metodológica, de produção de conhecimento, focada em duas faces: o campo e a escrita. Esse material nos permite tecer algumas considerações em torno da relevância e do sentido de formas de geração de “saberes híbridos”, para lidar com contextos de crises globais ou sindemias. Estas formas, como veremos, atravessam o realinhamento das alianças e têm na escrita de mulheres um lugar especial de atenção.From the experience of the Project Indigenous Peoples responding to COVID-19 in Brazil: social arrangements in a Global Health emergency (PARI-c), in Upper Negro River (Amazonas state), this study aimed to reflect on the possibilities and implications of the collaborative production of knowledge com Indigenous female researchers, considering the sanitary emergency, territorial immobilities, social inequalities, epistemological differences, and ontological policies. From the notion of Baskets of knowledge, we thought of the forms and possibilities of this collaboration in light of contemporary debates on global public health “decolonization” processes and health knowledge. The empirical basis for this study consists of describing its knowledge production methodological experience, focused on two perspectives: the field and writing. This material enabled us to outline some considerations on the relevance and meaning of the ways of producing “hybrid knowledge” to deal with global crises or syndemics. These forms, as we shall see, cross the realignment of alliances and find a special focus point on women’s writing.Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública2023-01-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/20702510.1590/S0104-12902022220452ptSaúde e Sociedade; v. 31 n. 4 (2022); e220452ptSaúde e Sociedade; Vol. 31 No. 4 (2022); e220452ptSaúde e Sociedade; Vol. 31 Núm. 4 (2022); e220452pt1984-04700104-1290reponame:Saúde e Sociedade (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/207025/190476Copyright (c) 2022 Saúde e Sociedadehttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOlivar, José Miguel NietoCosta, ElizângelaMorais, Dulce MeireFontes, Francienia BitencourtMarques, BrunoOlivar, José Miguel NietoCosta, ElizângelaMorais, Dulce MeireFontes, Francienia BitencourtMarques, BrunoOlivar, José Miguel NietoCosta, ElizângelaMorais, Dulce MeireFontes, Francienia BitencourtMarques, Bruno2023-01-18T18:40:01Zoai:revistas.usp.br:article/207025Revistahttp://www.scielo.br/sausocPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpsaudesoc@usp.br||lena@usp.br1984-04700104-1290opendoar:2023-01-18T18:40:01Saúde e Sociedade (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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