Gestão participativa no SUS e a integração ensino, serviço e comunidade: a experiência da Liga de Saúde da Família, Fortaleza, CE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barreto, Ivana Cristina de Holanda Cunha
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Andrade, Luiz Odorico Monteiro de, Moreira, Ana Ester Maria Melo, Machado, Márcia Maria Tavares, Silva, Maria Rocineide Ferreira da, Oliveira, Lúcia Conde de, Moura, Walda Viana Brígido, Góis, Cezar Wagner de Lima, Cavalcanti, Caio Garcia Correia Sá, Ávila, Maria Marlene Marques, Araujo, Maria Fátima Maciel, Silva, Lucilane Maria Sales da, Peixoto, Maria Graça Barbosa, Arruda, Carlos André Moura, Silva, André Luís Façanha da, Lins, Herley Medeiros
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Saúde e Sociedade (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/48771
Resumo: Fruto da experiência de duas universidades públicas e uma privada, o Projeto de Extensão Liga Saúde da Família (LSF) constitui-se numa estratégia de gestão participativa no campo da formação de profissionais da área da saúde, com base nos conceitos de educação permanente em saúde, educação popular em saúde, equipe multiprofissional e interdisciplinar, atenção primária à saúde, promoção da saúde, estratégia saúde da família, metodologias participativas de pesquisa e atuação inserida no território vivo. Este relato apresenta a experiência da integração ensino-serviço-comunidade por meio do Projeto de Extensão Liga Saúde da Família, no contexto do Sistema Municipal de Saúde Escola (SMSE), em Fortaleza-Ceará, que dialoga com a gestão participativa no Sistema Único de Saúde (SUS). Esta proposta do LSF foi implantada no SMSE a partir de uma ação apoiada pelo sistema de saúde de Fortaleza que visa potencializar os espaços de co-gestão docente-assistencial, por meio da proposta do método da roda e da tenda invertida. O protagonismo dos integrantes e da comunidade na construção das atividades do projeto e a ampliação do olhar crítico sobre a realidade social e do trabalho em saúde estão entre os maiores avanços surgidos dessa experiência. Esse projeto permitiu a integração ensino - serviço - comunidade, atendendo a uma perspectiva de gestão participativa e dialógica.
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