A violência baseada em gênero na perspectiva das crianças: uma investigação temática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Saúde e Sociedade (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/220356 |
Resumo: | A violência baseada na infância pode ser discutida diante da desigualdade de gênero, identificada na demarcação social de brinquedos, brincadeiras e criatividade. Dessa forma, dialogar com as crianças acerca desse assunto estimula a consciência crítica e o protagonismo, proporcionando a ressignificação de padrões, comportamentos e estereótipos discriminatórios pautados pelo gênero. O objetivo deste artigo foi compreender as percepções de crianças entre 8 e 11 anos, de uma Organização Não Governamental (ONG), sobre a violência baseada em gênero (VBG) durante a infância. Realizou-se uma investigação temática, com 32 crianças, fundamentada na teoria dialógica de Paulo Freire. Para as crianças, a VBG é uma manifestação da violência caracterizada pelo desrespeito e pela multicausalidade. Identificaram, ainda, algumas estratégias e atores para o enfrentamento do problema. Ações como essas potencializam a postura crítica por meio da educação popular em saúde numa perspectiva participativa e dialógica. |
id |
USP-6_d3a4ee3137d7449181e3a8d0449936cf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/220356 |
network_acronym_str |
USP-6 |
network_name_str |
Saúde e Sociedade (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A violência baseada em gênero na perspectiva das crianças: uma investigação temáticaGender-based violence from the perspective of children: a thematic investigationViolência de gêneroCriançasEducaçãoEnfrentamentoGender-based violenceChildrenEducationCopingA violência baseada na infância pode ser discutida diante da desigualdade de gênero, identificada na demarcação social de brinquedos, brincadeiras e criatividade. Dessa forma, dialogar com as crianças acerca desse assunto estimula a consciência crítica e o protagonismo, proporcionando a ressignificação de padrões, comportamentos e estereótipos discriminatórios pautados pelo gênero. O objetivo deste artigo foi compreender as percepções de crianças entre 8 e 11 anos, de uma Organização Não Governamental (ONG), sobre a violência baseada em gênero (VBG) durante a infância. Realizou-se uma investigação temática, com 32 crianças, fundamentada na teoria dialógica de Paulo Freire. Para as crianças, a VBG é uma manifestação da violência caracterizada pelo desrespeito e pela multicausalidade. Identificaram, ainda, algumas estratégias e atores para o enfrentamento do problema. Ações como essas potencializam a postura crítica por meio da educação popular em saúde numa perspectiva participativa e dialógica.Gender-based violence in childhood can be discussed in the face of gender inequality, identified in the social demarcation in toys, games, and creativity. Therefore, dialoguing with children on this subject stimulates critical awareness and protagonism, providing the resignification of discriminatory patterns, behaviors, and stereotypes based on gender. The objective of this article was to understand the perceptions of children between 8 and 11 years of age, of a Non-Governmental Organization (NGO) about gender-based violence (GBV) during childhood. A thematic investigation was carried out with 32 children, anchored in Paulo Freire’s dialogical theory. For children, GBV is a manifestation of violence characterized by disrespect and multicausality. They also identified some strategies and actors for coping with the problem. Actions such as these enhance the critical posture by the articulation of popular health education in a participative and dialogical perspective.Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública2023-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/22035610.1590/S0104-12902023220365ptSaúde e Sociedade; v. 32 n. 3 (2023); e220365ptSaúde e Sociedade; Vol. 32 No. 3 (2023); e220365ptSaúde e Sociedade; Vol. 32 Núm. 3 (2023); e220365pt1984-04700104-1290reponame:Saúde e Sociedade (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/220356/201248Copyright (c) 2023 Saúde e Sociedadehttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCalheiros, Maria Natália SantosGontijo, Daniela TavaresLyra, JorgeVirgolino, Jessyca Gabrielle AlbuquerqueCalheiros, Maria Natália SantosGontijo, Daniela TavaresLyra, JorgeVirgolino, Jessyca Gabrielle AlbuquerqueCalheiros, Maria Natália SantosGontijo, Daniela TavaresLyra, JorgeVirgolino, Jessyca Gabrielle Albuquerque2023-12-15T17:05:23Zoai:revistas.usp.br:article/220356Revistahttp://www.scielo.br/sausocPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpsaudesoc@usp.br||lena@usp.br1984-04700104-1290opendoar:2023-12-15T17:05:23Saúde e Sociedade (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A violência baseada em gênero na perspectiva das crianças: uma investigação temática Gender-based violence from the perspective of children: a thematic investigation |
title |
A violência baseada em gênero na perspectiva das crianças: uma investigação temática |
spellingShingle |
A violência baseada em gênero na perspectiva das crianças: uma investigação temática Calheiros, Maria Natália Santos Violência de gênero Crianças Educação Enfrentamento Gender-based violence Children Education Coping |
title_short |
A violência baseada em gênero na perspectiva das crianças: uma investigação temática |
title_full |
A violência baseada em gênero na perspectiva das crianças: uma investigação temática |
title_fullStr |
A violência baseada em gênero na perspectiva das crianças: uma investigação temática |
title_full_unstemmed |
A violência baseada em gênero na perspectiva das crianças: uma investigação temática |
title_sort |
A violência baseada em gênero na perspectiva das crianças: uma investigação temática |
author |
Calheiros, Maria Natália Santos |
author_facet |
Calheiros, Maria Natália Santos Gontijo, Daniela Tavares Lyra, Jorge Virgolino, Jessyca Gabrielle Albuquerque |
author_role |
author |
author2 |
Gontijo, Daniela Tavares Lyra, Jorge Virgolino, Jessyca Gabrielle Albuquerque |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Calheiros, Maria Natália Santos Gontijo, Daniela Tavares Lyra, Jorge Virgolino, Jessyca Gabrielle Albuquerque Calheiros, Maria Natália Santos Gontijo, Daniela Tavares Lyra, Jorge Virgolino, Jessyca Gabrielle Albuquerque Calheiros, Maria Natália Santos Gontijo, Daniela Tavares Lyra, Jorge Virgolino, Jessyca Gabrielle Albuquerque |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Violência de gênero Crianças Educação Enfrentamento Gender-based violence Children Education Coping |
topic |
Violência de gênero Crianças Educação Enfrentamento Gender-based violence Children Education Coping |
description |
A violência baseada na infância pode ser discutida diante da desigualdade de gênero, identificada na demarcação social de brinquedos, brincadeiras e criatividade. Dessa forma, dialogar com as crianças acerca desse assunto estimula a consciência crítica e o protagonismo, proporcionando a ressignificação de padrões, comportamentos e estereótipos discriminatórios pautados pelo gênero. O objetivo deste artigo foi compreender as percepções de crianças entre 8 e 11 anos, de uma Organização Não Governamental (ONG), sobre a violência baseada em gênero (VBG) durante a infância. Realizou-se uma investigação temática, com 32 crianças, fundamentada na teoria dialógica de Paulo Freire. Para as crianças, a VBG é uma manifestação da violência caracterizada pelo desrespeito e pela multicausalidade. Identificaram, ainda, algumas estratégias e atores para o enfrentamento do problema. Ações como essas potencializam a postura crítica por meio da educação popular em saúde numa perspectiva participativa e dialógica. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/220356 10.1590/S0104-12902023220365pt |
url |
https://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/220356 |
identifier_str_mv |
10.1590/S0104-12902023220365pt |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/220356/201248 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Saúde e Sociedade http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Saúde e Sociedade http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública |
dc.source.none.fl_str_mv |
Saúde e Sociedade; v. 32 n. 3 (2023); e220365pt Saúde e Sociedade; Vol. 32 No. 3 (2023); e220365pt Saúde e Sociedade; Vol. 32 Núm. 3 (2023); e220365pt 1984-0470 0104-1290 reponame:Saúde e Sociedade (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Saúde e Sociedade (Online) |
collection |
Saúde e Sociedade (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Saúde e Sociedade (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
saudesoc@usp.br||lena@usp.br |
_version_ |
1800237467050180608 |