Contexto, desafios e perspectivas na formação de obstetrizes no Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Saúde e Sociedade (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/48726 |
Resumo: | O artigo descreve o processo de criação do Curso de Obstetrícia da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo. Ele apresenta o projeto político pedagógico e os referenciais teóricos que suportam a formação de obstetrizes, a resistência ou os movimentos que se opõem à formação e ao registro desses profissionais, os desafios que precisam ser superados e, finalmente, as perspectivas nas quais as obstetrizes podem contribuir não só para melhorar a qualidade dos cuidados em saúde, como também para diminuir as taxas de morbidade e mortalidade materna e perinatal e de cesarianas desnecessárias no país. |
id |
USP-6_db8006a485f084cb66512eddc0914d48 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/48726 |
network_acronym_str |
USP-6 |
network_name_str |
Saúde e Sociedade (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Contexto, desafios e perspectivas na formação de obstetrizes no BrasilMidwifery training in Brazil: context, challenges and perspectivesObstetrizEducação superiorPrática profissionalMidwifeEducationHigherProfessional PracticeO artigo descreve o processo de criação do Curso de Obstetrícia da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo. Ele apresenta o projeto político pedagógico e os referenciais teóricos que suportam a formação de obstetrizes, a resistência ou os movimentos que se opõem à formação e ao registro desses profissionais, os desafios que precisam ser superados e, finalmente, as perspectivas nas quais as obstetrizes podem contribuir não só para melhorar a qualidade dos cuidados em saúde, como também para diminuir as taxas de morbidade e mortalidade materna e perinatal e de cesarianas desnecessárias no país.This article describes the creation process of the first direct-entry Midwifery Course in Brazil, at the School of Arts, Sciences and Humanities of the University of São Paulo, Brazil. It presents the course's political-educational project and the theoretical references that support it; the movements or resistances that are opposed to the training and registration of midwives; the challenges that need to be overcome. Finally, the paper presents the foreseen perspectives of contribution of these professionals towards the improvement of healthcare quality, the decrease in maternal and perinatal morbidity and mortality rates, as well as of unnecessary cesarean sections in the country.Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública2012-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/4872610.1590/S0104-12902012000200022Saúde e Sociedade; v. 21 n. 2 (2012); 510-519Saúde e Sociedade; Vol. 21 No. 2 (2012); 510-519Saúde e Sociedade; Vol. 21 Núm. 2 (2012); 510-5191984-04700104-1290reponame:Saúde e Sociedade (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/48726/52799Narchi, Nádia ZanonSilva, Lúcia Cristina Florentino Pereira daGualda, Dulce Maria Rosainfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-12-20T17:41:07Zoai:revistas.usp.br:article/48726Revistahttp://www.scielo.br/sausocPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpsaudesoc@usp.br||lena@usp.br1984-04700104-1290opendoar:2012-12-20T17:41:07Saúde e Sociedade (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Contexto, desafios e perspectivas na formação de obstetrizes no Brasil Midwifery training in Brazil: context, challenges and perspectives |
title |
Contexto, desafios e perspectivas na formação de obstetrizes no Brasil |
spellingShingle |
Contexto, desafios e perspectivas na formação de obstetrizes no Brasil Narchi, Nádia Zanon Obstetriz Educação superior Prática profissional Midwife Education Higher Professional Practice |
title_short |
Contexto, desafios e perspectivas na formação de obstetrizes no Brasil |
title_full |
Contexto, desafios e perspectivas na formação de obstetrizes no Brasil |
title_fullStr |
Contexto, desafios e perspectivas na formação de obstetrizes no Brasil |
title_full_unstemmed |
Contexto, desafios e perspectivas na formação de obstetrizes no Brasil |
title_sort |
Contexto, desafios e perspectivas na formação de obstetrizes no Brasil |
author |
Narchi, Nádia Zanon |
author_facet |
Narchi, Nádia Zanon Silva, Lúcia Cristina Florentino Pereira da Gualda, Dulce Maria Rosa |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Lúcia Cristina Florentino Pereira da Gualda, Dulce Maria Rosa |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Narchi, Nádia Zanon Silva, Lúcia Cristina Florentino Pereira da Gualda, Dulce Maria Rosa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Obstetriz Educação superior Prática profissional Midwife Education Higher Professional Practice |
topic |
Obstetriz Educação superior Prática profissional Midwife Education Higher Professional Practice |
description |
O artigo descreve o processo de criação do Curso de Obstetrícia da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo. Ele apresenta o projeto político pedagógico e os referenciais teóricos que suportam a formação de obstetrizes, a resistência ou os movimentos que se opõem à formação e ao registro desses profissionais, os desafios que precisam ser superados e, finalmente, as perspectivas nas quais as obstetrizes podem contribuir não só para melhorar a qualidade dos cuidados em saúde, como também para diminuir as taxas de morbidade e mortalidade materna e perinatal e de cesarianas desnecessárias no país. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/48726 10.1590/S0104-12902012000200022 |
url |
https://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/48726 |
identifier_str_mv |
10.1590/S0104-12902012000200022 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/48726/52799 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública |
dc.source.none.fl_str_mv |
Saúde e Sociedade; v. 21 n. 2 (2012); 510-519 Saúde e Sociedade; Vol. 21 No. 2 (2012); 510-519 Saúde e Sociedade; Vol. 21 Núm. 2 (2012); 510-519 1984-0470 0104-1290 reponame:Saúde e Sociedade (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Saúde e Sociedade (Online) |
collection |
Saúde e Sociedade (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Saúde e Sociedade (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
saudesoc@usp.br||lena@usp.br |
_version_ |
1800237458045009920 |