Processo saúde-doença: concepções do movimento estudantil da área da saúde
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Saúde e Sociedade (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/29652 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho foi analisar as concepções de saúde-doença de lideranças estudantis da área da saúde. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas individuais com 15 estudantes engajados em executivas de curso da área da saúde e com dois membros da União Nacional dos Estudantes. A concepção de saúde-doença mais enfatizada entre as lideranças estudantis foi a multicausal, representada majoritariamente por fatores relacionados à esfera do consumo. Sobressaem também concepções centradas no indivíduo, na subjetividade e de caráter idealista. Poucos estudantes consideraram nas suas formulações, de maneira organizada, a categoria da reprodução social na determinação do processo saúde-doença. Pode-se concluir que, na área da saúde, os estudantes tendem a reproduzir os conceitos fundamentados na concepção funcionalista de saúde-doença, que toma como sujeito o indivíduo em "situação de risco" para o desenvolvimento de alguma patologia e propõe a responsabilização do indivíduo pela manutenção ou pelo aprimoramento das condições de saúde, e mesmo pelo enfrentamento da doença. A atuação como liderança no movimento estudantil parece não resultar na crítica aos fundamentos que majoritariamente amparam os currículos universitários na área da saúde. |
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Processo saúde-doença: concepções do movimento estudantil da área da saúde Health-sickness process: student leaders' conceptions in the health area PolíticaProcesso saúde-doençaSaúde coletivaEstudantes de ciências da saúdeParticipação cidadãPoliticsHealth-Sickness ProcessPublic HealthHealth Sciences StudentsCitizen's Participation O objetivo deste trabalho foi analisar as concepções de saúde-doença de lideranças estudantis da área da saúde. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas individuais com 15 estudantes engajados em executivas de curso da área da saúde e com dois membros da União Nacional dos Estudantes. A concepção de saúde-doença mais enfatizada entre as lideranças estudantis foi a multicausal, representada majoritariamente por fatores relacionados à esfera do consumo. Sobressaem também concepções centradas no indivíduo, na subjetividade e de caráter idealista. Poucos estudantes consideraram nas suas formulações, de maneira organizada, a categoria da reprodução social na determinação do processo saúde-doença. Pode-se concluir que, na área da saúde, os estudantes tendem a reproduzir os conceitos fundamentados na concepção funcionalista de saúde-doença, que toma como sujeito o indivíduo em "situação de risco" para o desenvolvimento de alguma patologia e propõe a responsabilização do indivíduo pela manutenção ou pelo aprimoramento das condições de saúde, e mesmo pelo enfrentamento da doença. A atuação como liderança no movimento estudantil parece não resultar na crítica aos fundamentos que majoritariamente amparam os currículos universitários na área da saúde. The goal of this paper was to analyze health-sickness conceptions of student leaders in the health area. Data were collected by means of individual interviews with 15 students who take part in regional committees for students' movements in the health area, and two members of the National Students Union. The most emphasized health-sickness conception among the student leaders was the multi-causal one, mostly represented by factors related to consumption. Also, perceptions centered on the individual, on subjectivity and idealistic conceptions stood out. Few students took into consideration, in an organized way, the category of social reproduction as determining the health-sickness process. We can conclude that in the health area, students tend to reproduce concepts based on the functionalist conception of health-sickness, which takes as subject the individual "in a state of risk" concerning the development of some pathology, and suggests that the individual is responsible for the maintenance of or improvement in his/her health conditions, or even for the fight against the disease. Acting as a student leader does not seem to result in criticism against the concepts that are mainly studied in university curriculums in the health area. Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública2010-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/2965210.1590/S0104-12902010000200011Saúde e Sociedade; v. 19 n. 2 (2010); 347-357 Saúde e Sociedade; Vol. 19 No. 2 (2010); 347-357 Saúde e Sociedade; Vol. 19 Núm. 2 (2010); 347-357 1984-04700104-1290reponame:Saúde e Sociedade (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/29652/31522Reis, Alessandra Martins dosSoares, Cássia BaldiniCampos, Célia Maria Sivalliinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-07-05T01:16:19Zoai:revistas.usp.br:article/29652Revistahttp://www.scielo.br/sausocPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpsaudesoc@usp.br||lena@usp.br1984-04700104-1290opendoar:2012-07-05T01:16:19Saúde e Sociedade (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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