Avaliação de processo educativo sobre consumo prejudicial de drogas com agentes comunitários de saúde
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Saúde e Sociedade (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/88574 |
Resumo: | O objetivo deste estudo foi avaliar as transformações relativas às concepções e propostas de práticas dos agentes comunitários de saúde (ACS), que participaram de processo educativo acerca das ações na atenção básica em saúde, voltadas a pessoas que consomem drogas de forma prejudicial. O processo educativo foi participativo e partiu de considerações teóricas da Saúde Coletiva, campo que concebe o consumo de drogas como fenômeno de natureza social e propõe políticas e práticas intersetoriais para lidar com essa questão. A coleta de dados adotou formulário pré-pós-teste com questões abertas, que foram respondidas por 16 ACS. Os dados foram analisados com vistas a verificar a homogeneidade/heterogeneidade dos achados em relação às categorias de análise teóricas que fundamentaram o processo educativo. Os resultados foram divididos em: concepções sobre consumidores de drogas e determinantes do uso; e políticas e práticas sociais para o cuidado em saúde envolvendo o uso de drogas. Por meio da avaliação, constatou-se que o processo educativo expôs a contradição entre os discursos moralistas predominantes e a realidade social do território onde esses ACS atuam. Conclui-se que houve transformação dos ACS em relação às suas concepções sobre o consumidor de drogas e sobre os problemas advindos do consumo de drogas. Os ACS identificaram suas limitações práticas e a responsabilidade do Estado relativa às políticas públicas voltadas ao consumo de drogas. A avaliação do processo educativo por meio de formulário pré-pós-teste mostrou-se útil para compor a análise da transformação do discurso dos participantes. |
id |
USP-6_e894d50309ddba7a7ebd9ee60fead5f7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/88574 |
network_acronym_str |
USP-6 |
network_name_str |
Saúde e Sociedade (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliação de processo educativo sobre consumo prejudicial de drogas com agentes comunitários de saúde O objetivo deste estudo foi avaliar as transformações relativas às concepções e propostas de práticas dos agentes comunitários de saúde (ACS), que participaram de processo educativo acerca das ações na atenção básica em saúde, voltadas a pessoas que consomem drogas de forma prejudicial. O processo educativo foi participativo e partiu de considerações teóricas da Saúde Coletiva, campo que concebe o consumo de drogas como fenômeno de natureza social e propõe políticas e práticas intersetoriais para lidar com essa questão. A coleta de dados adotou formulário pré-pós-teste com questões abertas, que foram respondidas por 16 ACS. Os dados foram analisados com vistas a verificar a homogeneidade/heterogeneidade dos achados em relação às categorias de análise teóricas que fundamentaram o processo educativo. Os resultados foram divididos em: concepções sobre consumidores de drogas e determinantes do uso; e políticas e práticas sociais para o cuidado em saúde envolvendo o uso de drogas. Por meio da avaliação, constatou-se que o processo educativo expôs a contradição entre os discursos moralistas predominantes e a realidade social do território onde esses ACS atuam. Conclui-se que houve transformação dos ACS em relação às suas concepções sobre o consumidor de drogas e sobre os problemas advindos do consumo de drogas. Os ACS identificaram suas limitações práticas e a responsabilidade do Estado relativa às políticas públicas voltadas ao consumo de drogas. A avaliação do processo educativo por meio de formulário pré-pós-teste mostrou-se útil para compor a análise da transformação do discurso dos participantes. Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública2014-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/8857410.1590/S0104-12902014000300013Saúde e Sociedade; v. 23 n. 3 (2014); 897-907Saúde e Sociedade; Vol. 23 No. 3 (2014); 897-907Saúde e Sociedade; Vol. 23 Núm. 3 (2014); 897-9071984-04700104-1290reponame:Saúde e Sociedade (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/88574/91461Copyright (c) 2014 Saúde e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccessCordeiro, Luciana Soares, Cassia Baldini Oliveira, Elda de Oliveira, Luiza Carraschi de Coelho, Heloisa da Veiga 2014-12-05T19:58:49Zoai:revistas.usp.br:article/88574Revistahttp://www.scielo.br/sausocPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpsaudesoc@usp.br||lena@usp.br1984-04700104-1290opendoar:2014-12-05T19:58:49Saúde e Sociedade (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação de processo educativo sobre consumo prejudicial de drogas com agentes comunitários de saúde |
title |
Avaliação de processo educativo sobre consumo prejudicial de drogas com agentes comunitários de saúde |
spellingShingle |
Avaliação de processo educativo sobre consumo prejudicial de drogas com agentes comunitários de saúde Cordeiro, Luciana |
title_short |
Avaliação de processo educativo sobre consumo prejudicial de drogas com agentes comunitários de saúde |
title_full |
Avaliação de processo educativo sobre consumo prejudicial de drogas com agentes comunitários de saúde |
title_fullStr |
Avaliação de processo educativo sobre consumo prejudicial de drogas com agentes comunitários de saúde |
title_full_unstemmed |
Avaliação de processo educativo sobre consumo prejudicial de drogas com agentes comunitários de saúde |
title_sort |
Avaliação de processo educativo sobre consumo prejudicial de drogas com agentes comunitários de saúde |
author |
Cordeiro, Luciana |
author_facet |
Cordeiro, Luciana Soares, Cassia Baldini Oliveira, Elda de Oliveira, Luiza Carraschi de Coelho, Heloisa da Veiga |
author_role |
author |
author2 |
Soares, Cassia Baldini Oliveira, Elda de Oliveira, Luiza Carraschi de Coelho, Heloisa da Veiga |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cordeiro, Luciana Soares, Cassia Baldini Oliveira, Elda de Oliveira, Luiza Carraschi de Coelho, Heloisa da Veiga |
description |
O objetivo deste estudo foi avaliar as transformações relativas às concepções e propostas de práticas dos agentes comunitários de saúde (ACS), que participaram de processo educativo acerca das ações na atenção básica em saúde, voltadas a pessoas que consomem drogas de forma prejudicial. O processo educativo foi participativo e partiu de considerações teóricas da Saúde Coletiva, campo que concebe o consumo de drogas como fenômeno de natureza social e propõe políticas e práticas intersetoriais para lidar com essa questão. A coleta de dados adotou formulário pré-pós-teste com questões abertas, que foram respondidas por 16 ACS. Os dados foram analisados com vistas a verificar a homogeneidade/heterogeneidade dos achados em relação às categorias de análise teóricas que fundamentaram o processo educativo. Os resultados foram divididos em: concepções sobre consumidores de drogas e determinantes do uso; e políticas e práticas sociais para o cuidado em saúde envolvendo o uso de drogas. Por meio da avaliação, constatou-se que o processo educativo expôs a contradição entre os discursos moralistas predominantes e a realidade social do território onde esses ACS atuam. Conclui-se que houve transformação dos ACS em relação às suas concepções sobre o consumidor de drogas e sobre os problemas advindos do consumo de drogas. Os ACS identificaram suas limitações práticas e a responsabilidade do Estado relativa às políticas públicas voltadas ao consumo de drogas. A avaliação do processo educativo por meio de formulário pré-pós-teste mostrou-se útil para compor a análise da transformação do discurso dos participantes. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-09-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/88574 10.1590/S0104-12902014000300013 |
url |
https://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/88574 |
identifier_str_mv |
10.1590/S0104-12902014000300013 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/88574/91461 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 Saúde e Sociedade info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 Saúde e Sociedade |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública |
dc.source.none.fl_str_mv |
Saúde e Sociedade; v. 23 n. 3 (2014); 897-907 Saúde e Sociedade; Vol. 23 No. 3 (2014); 897-907 Saúde e Sociedade; Vol. 23 Núm. 3 (2014); 897-907 1984-0470 0104-1290 reponame:Saúde e Sociedade (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Saúde e Sociedade (Online) |
collection |
Saúde e Sociedade (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Saúde e Sociedade (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
saudesoc@usp.br||lena@usp.br |
_version_ |
1800237459674497024 |