The wrong(‘s) place: discrimination against lesbians, gays, and bisexual women in medical education
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Saúde e Sociedade (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/203964 |
Resumo: | Este artigo objetiva analisar a experiência de estudantes de Medicina que se identificam como lésbicas, gays e bissexuais dentro da corporação profissional da saúde de maior prestígio social na sociedade brasileira contemporânea, a Medicina. As categorias encontradas apontam que o curso de graduação apresenta um currículo oculto que opera na lógica dos excessos, com um ideário médico conservador, masculinista e heteronormativo. Pessoas da comunidade LGBTI+ são invisibilizadas, tanto em termos curriculares como nas relações sociais, em um processo de vigilância excessiva e constante dos estudantes para a adequação a um modelo que privilegia o homem heterossexual, enquanto os demais são considerados abjetos. |
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The wrong(‘s) place: discrimination against lesbians, gays, and bisexual women in medical educationO lugar (do) errado: discriminações contra lésbicas, gays e mulheres bissexuais no ensino médicoMinorias sexuaisDiversidade sexualMedicinaEnsino superiorSexual minoritiesSexual diversityMedicineHigher educationEste artigo objetiva analisar a experiência de estudantes de Medicina que se identificam como lésbicas, gays e bissexuais dentro da corporação profissional da saúde de maior prestígio social na sociedade brasileira contemporânea, a Medicina. As categorias encontradas apontam que o curso de graduação apresenta um currículo oculto que opera na lógica dos excessos, com um ideário médico conservador, masculinista e heteronormativo. Pessoas da comunidade LGBTI+ são invisibilizadas, tanto em termos curriculares como nas relações sociais, em um processo de vigilância excessiva e constante dos estudantes para a adequação a um modelo que privilegia o homem heterossexual, enquanto os demais são considerados abjetos.This article aims to analyze the experience of medical students who identify themselves as lesbians, gays, and bisexuals inside the professional health corporation of highest social prestige in contemporary Brazilian society, the Medicine. The categories found show that the undergraduate course has a hidden curriculum that operates in the logic of excesses, with a conservative, masculinist, and heteronormative medical model. People of the LGBTI+ community are made invisible, both in terms of curriculum and in social relations, in a process of excessive and constant surveillance of students to adapt to a model that privileges heterosexual men, whereas the rest are considered abject.Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública2022-10-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/20396410.1590/S0104-12902022180349ptSaúde e Sociedade; v. 31 n. 3 (2022); e180349ptSaúde e Sociedade; Vol. 31 No. 3 (2022); e180349ptSaúde e Sociedade; Vol. 31 Núm. 3 (2022); e180349pt1984-04700104-1290reponame:Saúde e Sociedade (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/203964/187635https://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/203964/188884http://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMoretti-Pires, Rodrigo OtávioGrisotti, MarciaMoretti-Pires, Rodrigo OtávioGrisotti, MarciaMoretti-Pires, Rodrigo OtávioGrisotti, Marcia2022-12-05T13:10:08Zoai:revistas.usp.br:article/203964Revistahttp://www.scielo.br/sausocPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpsaudesoc@usp.br||lena@usp.br1984-04700104-1290opendoar:2022-12-05T13:10:08Saúde e Sociedade (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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